Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Parque Encontro das Águas Rosa Almeida registra mais de 81% de execução e avança em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Parque Encontro das Águas Rosa Almeida registra mais de 81% de execução e avança em Manaus
Manaus

Parque Encontro das Águas Rosa Almeida registra mais de 81% de execução e avança em Manaus

3 semanas atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Parque Encontro das Águas Rosa Almeida avança em obras de engenharia e arquitetura com execução de mais de 81%.

O parque Encontro das Águas Rosa Almeida, empreendimento da Prefeitura de Manaus executado pelo Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), está com mais de 81% de execução e avança junto ao cenário do encontro dos rios Negro e Solimões. Segundo o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, a técnica de jet grout para estabilização do solo foi praticamente finalizada, restando a execução de cinco estacas que serão concluídas nesta semana. A laje do restaurante foi concretada na última sexta-feira, 27/3.

Avanço da obra e próximos passos

A construção segue o cronograma, conforme informou Carlos Valente. Nesta semana será iniciado o primeiro anel da estrutura da cúpula da oca Niemeyer. A previsão é que toda a estrutura em concreto seja concluída em cerca de dois meses, após o que os trabalhos avançarão para acabamento e instalação dos equipamentos.

Valente destacou também o resgate do projeto original, que ficou sem execução por anos. “O prefeito David Almeida teve papel fundamental ao retomar essa obra, que estava parada desde 2008. Com a retirada das torres da Embratel que ocupavam a área, foi possível transformar o espaço em um parque completo, com estrutura para receber a população e turistas”, afirmou.

Estrutura, técnica e indicadores

A obra reúne técnicas de engenharia consideradas complexas, como o jet grout aplicado na contenção do talude. De acordo com o levantamento do Implurb, a contenção já alcança 95%, os quiosques estão 97% concluídos e a área administrativa chega a 90%. O parque terá mais de 120 mil metros quadrados de área total e incluirá restaurante, quiosques, espaços multiuso, trilhas, áreas verdes, academia ao ar livre, playpet e acessibilidade plena.

Contexto urbano e turístico

O projeto integra uma série de intervenções que reposicionam Manaus como destino turístico e ampliam o acesso da população a espaços públicos. Entre os equipamentos destacados pelas equipes do Implurb estão o parque Gigantes da Floresta, o mirante Lúcia Almeida, o largo de São Vicente, o casarão Thiago de Mello, o píer turístico Manaus 355 e a Casa de praia Zezinho Corrêa.

O vice-presidente do Implurb, Antonio Peixoto, comentou o potencial do empreendimento. “Esse será o maior parque turístico de Manaus, um polo de incentivo à cultura e ao turismo. Aqui, além da arquitetura, temos essa vista única do Encontro das Águas, que por si só já é um espetáculo”, afirmou.

A proposta do parque é integrar turismo, meio ambiente e convivência, aproveitando a vista direta para o fenômeno do encontro dos rios Negro e Solimões. O projeto original de Niemeyer foi atualizado pelo Implurb para garantir maior acessibilidade e integração com a paisagem.

Créditos: Texto Claudia do Valle/Implurb. Fotos Clóvis Miranda/Semcom e Dhyeizo Lemos/Semcom-Prefeito. Imagens disponíveis em https://flic.kr/s/aHBqjCPm7e e https://flic.kr/s/aHBqjCPdxu

Assuntos nesse artigo:

#parqueencontrodasaguas, #rosaalmeida, #Implurb, #davidalmeida, #carlosvalente, #antoniopeixoto, #ocaniemeyer, #jetgrout, #encontrodasaguas, #Manaus, #turismo, #arquitetura, #engenharia, #quiosques, #areaadministrativa, #miranteluciaalmeida, #parques, #cartaopostal, #areatotal, #acessibilidade

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Programa Governo Presente realiza 1.218 atendimentos e entrega 317 óculos a moradores de Manaus
Próximo artigo Homem é preso por violência doméstica em Eirunepé após ferir companheira na perna

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus lança edital ‘Ruas da Copa’ para apoiar exibição dos jogos da Copa do Mundo 2026

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus leva melhorias estruturantes e reforça drenagem em ruas do Vila da Prata

17 horas atrás

Equipe de plantão da prefeitura reconstrói galeria subterrânea no Parque 10

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção de drenagem no bairro Flores e reforça prevenção a alagamentos durante feriado prolongado

18 horas atrás

Guarda Municipal de Manaus integrou o 19º Torneio de Tiro da Polícia Militar

21 horas atrás

NOTA DE PESAR – Manuel Santos Pacheco Rosas

2 dias atrás

Locais das Unidades Móveis de Saúde da Mulher

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus avança com substituição de 50 metros da rede de drenagem em área comercial do bairro Betânia

3 dias atrás

Quatro ocorrências durante as chuvas deste sábado, 18/4

3 dias atrás

Abertura da 6ª edição dos Jiss no futsal masculino e feminino

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus intensifica serviços de manutenção asfáltica e trabalha em nova rua do bairro Aleixo

3 dias atrás

Recuperação asfáltica no bairro Colônia Santo Antônio

3 dias atrás
Prefeitura de Manaus avança com manutenção asfáltica no Tarumã
Prefeitura intensifica recuperação de drenagens no bairro Compensa
Prefeitura firma cooperação com instituto para atuação na RDS do Tupé
Prefeitura leva melhorias ao bairro Novo Israel, na zona Norte
Fiscalização garante cumprimento de restrição a veículos pesados
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?