Transformação de ponto de descarte irregular em espaço com mudas ornamentais e pneus reaproveitados durante ação da Semana do Meio Ambiente.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), transformou uma lixeira irregular em um jardim ecológico na rua Matrinxã, no bairro Distrito Industrial. A ação ocorreu durante a “Semana do Meio Ambiente” e recuperou quase 200 metros de extensão que eram ocupados pelo descarte irregular de resíduos, em atividade realizada com parceria da empresa Jabil Manaus.
Recuperação e implementação do jardim
Após a limpeza da área, as equipes da secretaria implantaram o jardim ecológico com pneus reaproveitados e mudas de plantas ornamentais. A intervenção devolveu organização e qualidade ambiental ao trecho da rua Matrinxã e teve participação de colaboradores da Jabil Manaus e dos Garis da Alegria.
O secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis, ressaltou o alcance das ações realizadas pela prefeitura. Segundo ele, a atuação da Semulsp vai além da retirada de resíduos e inclui a recuperação de espaços degradados, a promoção da educação ambiental e o estímulo a práticas sustentáveis.
“Somente entre janeiro e maio deste ano, recolhemos cerca de cinco mil toneladas de resíduos descartados irregularmente e realizamos a limpeza de mais de 700 pontos de descarte clandestino, mas nosso compromisso não termina na remoção do lixo. Estamos recuperando essas áreas para que voltem a servir à população. Já transformamos cerca de 20 lixeiras irregulares em jardins ecológicos, ampliamos a coleta seletiva e fortalecemos as ações de educação ambiental. O que antes era um ponto de degradação, hoje se transforma em um ambiente mais bonito, organizado e sustentável, contribuindo para uma Manaus mais limpa, verde e com mais qualidade de vida”, afirmou Sabá Reis.
Dados de remoção e pontos de descarte
A iniciativa integra uma estratégia permanente da Semulsp para combater o descarte irregular e recuperar áreas degradadas em diferentes regiões da cidade. Somente neste ano, cerca de 20 lixeiras irregulares já foram eliminadas e transformadas em jardins ecológicos.
Entre janeiro e maio de 2026, aproximadamente cinco mil toneladas de resíduos foram retiradas de áreas utilizadas como lixeiras clandestinas em diferentes zonas da capital.
Ações de educação ambiental
Além da recuperação física do espaço, a programação incluiu atividades de educação ambiental para colaboradores da Jabil Manaus. As equipes da Semulsp Ambiental orientaram os participantes sobre descarte correto de resíduos, coleta seletiva e boas práticas ambientais. Os Garis da Alegria participaram com dinâmicas e atividades de conscientização.
Durante a Semana do Meio Ambiente, mais de mil pessoas foram alcançadas pelas ações educativas realizadas pela secretaria em empresas, instituições e comunidades.
Resultados na reciclagem e no recolhimento de pneus
As ações da Semulsp também tiveram resultados na área da reciclagem. Entre janeiro e maio deste ano, os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) receberam 293,050 toneladas de materiais recicláveis. No mesmo período, a coleta seletiva porta a porta recolheu outras 300,640 toneladas de resíduos com destinação ambientalmente adequada.
Juntas, as duas modalidades de coleta seletiva garantiram a destinação correta de quase 600 toneladas de materiais recicláveis nos cinco primeiros meses de 2026.
No combate ao descarte irregular de pneus, as equipes recolheram mais de cinco mil pneus descartados irregularmente em diferentes pontos da cidade entre os dias 1º e 9/6.
Compromisso e continuidade
O coordenador da Semulsp Ambiental, Luiz Paz, afirmou que a recuperação de áreas degradadas e a conscientização da população devem avançar em conjunto. “A recuperação dessas áreas vai muito além da limpeza. Estamos mostrando que é possível transformar espaços degradados em locais agradáveis e sustentáveis, ao mesmo tempo em que trabalhamos a conscientização ambiental da população”, disse Luiz Paz.
A Prefeitura de Manaus segue investindo em ações que unem limpeza urbana, sustentabilidade e educação ambiental para ampliar a cobertura das intervenções e a participação da comunidade.
Texto – Dora Tupinambá/Semulsp
Fotos – Daniel Marinho/Semulsp
Assuntos nesse artigo:
#jardimecologico, #descarteirregular, #semulsp, #prefeiturademanaus, #ruamatrinxa, #distritoindustrial, #jabilmanaus, #coletaseletiva, #pevs, #pneus, #residuos, #educacaoambiental, #garisdalegria, #sabareis, #luizpaz, #reciclacao, #semanadomeioambiente, #limpezaurbana, #manaus, #doratupinamba
Publicado em: 09/06/2026 às 17:44

