IMMU implantou e revitalizou faixas, linhas e placas em pontos estratégicos das zonas Sul, Norte e área central de Manaus.
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), realizou uma série de intervenções de sinalização viária em pontos estratégicos da capital, com implantação e revitalização de faixas de pedestres, linhas de retenção e segurança e instalação de placas de sinalização vertical. As ações visaram reforçar a segurança no trânsito e a organização da circulação de veículos e pedestres, de acordo com o IMMU.
“Cada faixa, cada legenda no asfalto e cada placa instalada têm um papel fundamental para orientar o condutor e proteger o pedestre. A sinalização não é apenas um elemento visual, ela é uma regra clara que salva vidas. Quando o motorista respeita a sinalização, ele contribui diretamente para um trânsito mais humano, seguro e organizado”, destacou Uarodi Guedes, diretor de Engenharia do IMMU.
Área central
Na área central, os trabalhos aconteceram na avenida Floriano Peixoto, com a implantação de faixa de pedestres e linhas de segurança. Na avenida Marquês de Santa Cruz, esquina com a rua Miranda Leão, foram aplicadas legendas de “Pare” no asfalto e instalada sinalização vertical de “Dê a preferência”.
Zona Sul
Na zona Sul, as intervenções concentraram-se na rua Coronel Ferreira de Araújo, no cruzamento semaforizado com a avenida Codajás, ao lado da escola estadual Tiradentes, no bairro Petrópolis, com implantação de faixas de pedestres e setas direcionais. No cruzamento semaforizado da rua Coronel Ferreira de Araújo com a rua Benjamin Constant foram executadas setas direcionais, faixas de pedestres e linhas de segurança, ampliando a proteção de pedestres e a previsibilidade das manobras.
Zona Norte
Na zona Norte, no conjunto Viver Melhor, a prefeitura atuou na avenida Comendador José Cruz e no ramal Acará, com implantação de faixas de pedestres, linhas de retenção, marcas de canalização e legendas “Pare” e “Dê a preferência”. Também no Viver Melhor, as ações ocorreram na rua Ágata Azul, no cruzamento com a avenida da Conquista, na rua Ágata Azul com a avenida Comendador José Cruz, na própria avenida Comendador José Cruz e em frente ao Centro Integrado Municipal de educação (Cime) Dra. Viviane Estrela Marques Rodella, com implantação de faixas de pedestres.
O IMMU reforça que a eficácia dessas intervenções depende também da postura consciente dos condutores. Respeitar a sinalização viária, reduzir a velocidade em áreas urbanas e dar prioridade ao pedestre são atitudes essenciais para reduzir sinistros, preservar vidas e garantir uma mobilidade mais segura para todos os usuários das vias de Manaus.
Texto – Marcelo Lima / IMMU
Fotos – Divulgação / IMMU
Assuntos nesse artigo:
#Manaus, #IMMU, #sinalizacaoviaria, #faixasdepedestres, #linhasderetencao, #placas, #zonasul, #zonanorte, #areacentral, #avenidaflorianopeixoto, #avenidamarquesdesantacruz, #ruamirandaleao, #coronelferreiradearaujo, #avenidacodajas, #petropolis, #benjaminconstant, #conjuntovivermelhor, #avenidacomendadorjosecruz, #cime, #mobilidadeurbana
