Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus e Iphan-AM iniciam reuniões dentro de cooperação para gestão do centro histórico
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Prefeitura de Manaus > Prefeitura de Manaus e Iphan-AM iniciam reuniões dentro de cooperação para gestão do centro histórico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus e Iphan-AM iniciam reuniões dentro de cooperação para gestão do centro histórico

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

 

A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas realizaram, nesta quinta-feira, 2/6, a primeira reunião oficial já dentro dos trabalhos do acordo de cooperação técnica entre os órgãos, assinado no último dia 19 de maio.

acordoiphan02iu
 

 

O termo foi assinado pelo diretor-presidente da autarquia, engenheiro Carlos Valente, e a superintendente do Iphan, Karla Bitar, na sede do Implurb, na Compensa, zona Oeste. Em pauta na primeira reunião entre diretores e técnicos foram discutidos detalhes do termo, como um calendário fixo e regular para encontros e construção das atividades em cooperação.

 

“Começamos a alinhar o calendário de reuniões e atividades regulares durante a vigência do acordo, que tem duração de 2 anos. Um dos pontos já em pauta foi a inserção de uma nova camada de informação no que se refere aos imóveis de interesse de patrimônio, dentro da base de dados georreferenciados da Prefeitura de Manaus”, explicou o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

 

Estão entre as metas dos órgãos o manual de placas do centro histórico; trabalhos de mapeamento referentes à nova diretriz do Iphan para o território; cromatismo de fachadas; e oficinas entre técnicos para ampliação da gestão compartilhada, desenvolvendo rotinas e processos para reduzir burocracia e facilitar aprovação de projetos.

 

Fiscalização, orientação a requerentes e alinhamento de legislações urbanas relacionadas ao centro histórico quanto a gabarito, afastamentos, tipologias e parâmetros são outras ações que fazem parte do acordo.

 

Já para a superintendente do Iphan, Karla Bitar, a primeira reunião serviu para elencar os potenciais e as necessidades da atuação conjunta, para entender como serão alinhados os procedimentos de cooperação. “Num primeiro momento elencamos as necessidades e potenciais para montar um calendário e começar trabalhos, que resultem em práticas melhores de gestão com efeito direto ao cidadão”, disse.

 

Alinhar o que se quer preservar no centro histórico é ponto de partida e diretriz principal entre os institutos. “Nosso objetivo final é diminuir muito os trâmites e a burocratização, o melhor dos mundos. E que o cidadão tenha um parecer conclusivo de ambos os órgãos, seguindo as diretrizes federais e municipais”.

 

Acordo

 

O acordo tem como objeto a gestão compartilhada do conjunto tombado do Centro Histórico de Manaus, visando sua preservação, promoção e valorização como Patrimônio Cultural Brasileiro a partir de implementação de atividades conjuntas, apoio mútuo, políticas convergentes e de interesse comum ao desenvolvimento do território. A execução global do objeto do acordo será de 24 meses, tendo início dia 19 de maio.

 

“O acordo firma ainda mais a parceria e os nossos laços, Iphan-Implurb, o que é extremamente interessante e providencial para o patrimônio e a sociedade amazonenses. A cooperação prevê uma atuação conjunta mais intensa em políticas públicas integradas e convergentes para preservação do centro histórico, que possam propor conjuntamente programas, ações, planos e outros, visando a conservação e valorização do território”, disse Karla Bitar.

 

Para o cidadão que precisa licenciar obras, reformas ou fazer negócios com imóveis na área central de interferência do tombamento, a ideia é melhorar também a tramitação de processos.

 

Implurb e Iphan desenvolvem ações em conjunto desde o início da gestão do prefeito David Almeida. A área de tombamento do Centro Histórico de Manaus é protegida nacionalmente desde 2012.

 

— — —

 

Fotos – Divulgação / Implurb

Texto – Claudia do Valle / Implurb

The post Prefeitura de Manaus e Iphan-AM iniciam reuniões dentro de cooperação para gestão do centro histórico appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:David AlmeidaFiscalizaçãoManausPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ‘Protagonista do Meu Saber’ incentiva alunos de escolas municipais de Manaus a produzirem conteúdo de aprendizagem
Próximo artigo DIVULGACAO SSP AM 10 300x169 1 Estrutura do CICC passa por reforma para comemorar oito anos de serviços prestados à população amazonense

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 07 25 at 16.03.01 1

Prefeito David Almeida inspeciona avanço das obras de construção do Terminal de Integração 7

1 ano atrás
WhatsApp Image 2024 07 25 at 14.59.42 2

Prefeito vistoria obras em fase final de unidades de saúde na zona Norte

1 ano atrás
WhatsApp Image 2024 07 25 at 14.59.41 1

Demolições administrativas têm alta de 750% para corrigir obstruções em vias públicas de Manaus

1 ano atrás
img20230816183043209 768x473 1

Ruas e calçadas próximas ao parque Gigantes da Floresta serão recuperadas pela prefeitura

1 ano atrás
img20230816185058850 768x473 1

Conferência Municipal discute fortalecimento das políticas de saúde na área de trabalho e educação

1 ano atrás
img20230815205438678 768x473 2

“Asfalta Manaus”, da prefeitura, recapeia nova rua na comunidade Parque São Pedro

1 ano atrás

Ecobarreiras: medida simples e eficiente de combate à poluição dos igarapés de Manaus

1 ano atrás

Prefeitura de Manaus instala totens nebulizadores de água para aliviar o calor em pontos de prática desportiva

1 ano atrás

Membros do CARF-M são empossados

1 ano atrás
img20230815165156104 768x473 1

Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no SUS são temas de Conferência Municipal

1 ano atrás
img20230815151710702 768x473 1

Mais de 50 mil sacas para contenção de erosão no bairro Planalto

1 ano atrás
margaridas 768x576 1

Prefeitura de Manaus inicia 1º LIRAa de 2024

1 ano atrás

Prefeitura lança a 3ª edição do “Manaus Adventure 2024” neste domingo

Prefeitura de Manaus investe na agricultura familiar com primeira Casa de Farinha na comunidade Hollywood – Prefeitura Municipal de Manaus

Sine Manaus oferta 283 vagas de emprego nesta segunda-feira

Estrela do Norte/Manaus Futsal goleia o Sapezal-MT por 6 a 1 e volta a vencer no Brasileiro de Futsal

Prato do Povo Viver Melhor passará por obras de adequação

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?