Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura de Manaus capacita profissionais de enfermagem para manejo de lesões diabéticas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura de Manaus capacita profissionais de enfermagem para manejo de lesões diabéticas
Manaus

Prefeitura de Manaus capacita profissionais de enfermagem para manejo de lesões diabéticas

4 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus está promovendo, ao longo deste mês, um curso de capacitação sobre manejo de lesões relacionadas ao diabetes, voltado a enfermeiros e técnicos de enfermagem da Secretaria Municipal de saúde (Semsa). Profissionais de unidades do Distrito de saúde (Disa) Sul participaram da formação nesta quarta-feira, 10/9, no auditório do centro universitário Martha Falcão Wyden, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

A programação abrangeu conteúdos teóricos e práticos enfocando processos fisiológicos, causas, formas de classificação e de abordagem das lesões relacionadas ao diabetes, além de dados epidemiológicos do agravo. O curso teve a participação de 30 profissionais de unidades de referência do atendimento a lesões diabéticas do Disa Sul da Semsa.

A chefe do Núcleo de Atenção à saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes da Semsa, Phamela Costa, que é também uma das facilitadoras do curso, relata que os danos a vasos sanguíneos e nervos decorrentes dos altos níveis de glicose no sangue propiciam a formação de lesões, principalmente nos pés, mas podendo ocorrer também em outras partes do corpo.

“Com essas capacitações, buscamos qualificar as equipes da Atenção Primária para o cuidado dessas lesões, que demoram mais a cicatrizar, atualizando os profissionais quanto à prevenção, rastreamento e acompanhamento dos usuários com diabetes”, relata a gestora.

Phamela assinala que a REDE municipal de saúde tem 37 unidades de referência para lesões relacionadas ao diabetes, distribuídas em todas as zonas distritais de saúde da capital. “Os usuários com diabetes que apresentem uma lesão podem ir a qualquer unidade da Semsa, sendo encaminhado para uma unidade de referência caso seja necessário, dependendo do grau da lesão”, explica.

Foco na prevenção

Outro facilitador do curso, o enfermeiro estomaterapeuta da unidade de saúde da Família (USF) Franco de Sá, Ítalo Cruz, apresentou um panorama sobre a fisiopatologia das lesões relacionadas ao diabetes, focando desde as origens e causas até o tratamento da doença. Ele aponta que o curso busca reforçar a atuação dos profissionais no sentido da prevenção do agravo entre os usuários da REDE de saúde.

“O usuário com diabetes, independentemente da idade, tem chance de desenvolver uma lesão. Nosso objetivo é fazer com que o profissional tenha, desde a consulta de enfermagem, um olhar diferenciado para esse usuário, mais atento à prevenção dessas lesões”, aponta.

Ítalo relata que a falta de sensibilidade nos pés, decorrente dos danos aos nervos periféricos causados pela hiperglicemia crônica, somada à falta de avaliação e cuidado adequado dos pés, contribuem para ocasionar as lesões. O tratamento envolve acompanhamento com médico, nutricionista e profissionais de enfermagem. “Dependendo do tipo da lesão, o tratamento PODE se estender de três a seis meses”.

A técnica de enfermagem Tatiana Brito, da USF Megumo Kado, situada no bairro Educandos, ressaltou a importância da capacitação para o aprimoramento e atualização dos profissionais. “É uma oportunidade para sabermos se o que estamos fazendo está dando certo e o que precisamos mudar, além de conhecermos novidades relacionadas às lesões decorrentes do diabetes”, aponta.

Tatiana observa que o atendimento na REDE de saúde contribui não só para a prevenção como para dar esperança aos usuários com lesões. “Ainda há uma noção de que a lesão diabética vai durar a vida toda ou mesmo levar a uma amputação, mas hoje em dia já não é assim. E os pacientes, quando veem uma melhora significativa, ficam ainda mais motivados para seguir o tratamento”, diz.

Agravo

De acordo com dados da Semsa Manaus, no ano passado, a REDE municipal de saúde realizou mais de 168 mil atendimentos a usuários com diabetes. A condição crônica é caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose (açúcar) no sangue, em razão da falta ou da má absorção da insulina. Os fatores de risco associados à doença incluem hábitos alimentares inadequados, sobrepeso, obesidade, sedentarismo e hereditariedade, entre outros.

Entre as complicações mais frequentes entre pessoas com diabetes mellitus estão as lesões relacionadas à doença, caracterizadas por úlceras ou feridas, principalmente nos membros inferiores. As lesões podem ser agravadas pela condição crônica, tornando o tratamento mais difícil ou até levando à perda do membro, com sérios impactos físicos, psicológicos e sociais para o usuário.

— — — 
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus garante mais segurança viária com obras de manutenção asfáltica no Tarumã
Próximo artigo Prefeitura de Manaus participa de evento nacional sobre desafios e tendências na área de avaliação educacional

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus intensifica recuperação viária em vias da Nossa Senhora das Graças

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção asfáltica no Centro Histórico em 14/1 para melhorar vias

9 horas atrás

Manutenção asfáltica é intensificada no bairro São Francisco e beneficia vias da zona Sul de Manaus

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus amplia recuperação asfáltica na rua Doutor Paulo Marinho em Petrópolis com 300 toneladas para a zona Sul

9 horas atrás

Manaus inicia manutenção da drenagem superficial na avenida Urucará para evitar acúmulo de água e preservar a via

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica obras do complexo viário Passarão para reorganizar tráfego e reduzir congestionamentos

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus avança na reforma da praça e do campo de Petrópolis com obras de infraestrutura e lazer

10 horas atrás

Transferências na rede municipal de Manaus somam 14.334 solicitações até meio-dia de 14/1 segundo Prodam

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus avança na revitalização da praia da Ponta Branca com Semulsp e Marinha do Brasil

12 horas atrás

Manaus atinge 100% de climatização das salas de aula da rede municipal e amplia infraestrutura escolar na cidade

12 horas atrás

Inscrições para creches em Manaus chegam a 9.791 candidaturas com 11 mil vagas oferecidas pela Semed

13 horas atrás

Ouvidoria da Ageman registra 725 demandas em 2025 e atinge cerca de 93% de resolutividade em Manaus

13 horas atrás
Sine Manaus oferece 194 vagas de emprego em diversas áreas com atendimento presencial nesta quinta 15/1
Prefeitura de Manaus realiza blitz e detalha fiscalização eletrônica em Manaus com 34 novos radares
Manaus orienta pais a buscar atualização vacinal de crianças e adolescentes antes da volta às aulas
Prefeitura de Manaus abre matrículas do Cemeapi para adultos de 35 a 95 anos entre 16 e 20/1
Manaus registra aumento na emissão de certidão de informação técnica pelo Implurb em 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?