Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeito David Almeida anuncia construção do primeiro Hospital-Dia da cidade
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeito David Almeida anuncia construção do primeiro Hospital-Dia da cidade
Manaus

Prefeito David Almeida anuncia construção do primeiro Hospital-Dia da cidade

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

O prefeito de Manaus, David Almeida, apresentou, na manhã desta terça-feira, 3/12, o projeto do primeiro Hospital-Dia da capital amazonense. No anúncio, realizado na sede da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), na zona Centro-Sul, o chefe do Executivo municipal informou, ao lado da secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, que a estimativa de entrega da unidade é de um ano, após a conclusão de todo o processo licitatório.

O NOVO hospital, que será construído no parque Mosaico, na zona Oeste da capital, vai contar com área entre 3.800 metros quadrados e 4.100 metros quadrados, totalizando investimento de até R$ 15 milhões, provenientes por meio de licitação em parceria pública e privada.

Destinado a procedimentos de média complexidade, o Hospital-Dia vai oferecer serviços clínicos, cirúrgicos, terapêuticos e de diagnóstico, com internações limitadas a até 12 horas. O prefeito destacou a relevância do projeto para a ampliação e a melhoria dos serviços de saúde da cidade.

“Esse hospital é um sonho da nossa gestão. Durante a campanha, uma das nossas principais bandeiras foi a construção do Hospital-Dia. Hoje, temos recursos assegurados, o projeto em mãos e estamos avançando no planejamento, que prevê cinco salas de cirurgias e duas salas de procedimentos”, destacou David Almeida.

Avanço histórico

Com a nova estrutura, a Secretaria Municipal de saúde (Semsa) dará um passo significativo na expansão da oferta de serviços para os usuários do Sistema Único de saúde (SUS). O hospital promete maior agilidade no atendimento de cirurgias eletivas e exames de diagnóstico e terapêuticos, além de contribuir para a redução das filas do sistema municipal de regulação.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, reforçou o impacto positivo do Hospital-Dia para o sistema de saúde de Manaus. “Esse projeto vai sair do papel e se tornar uma realidade. Com ele, daremos uma importante contribuição para a nossa população, reduzindo as filas do Sisreg (Sistema de Regulação) e aliviando a carga do sistema de saúde estadual”, afirmou a secretária.

Serviços e estrutura

O Hospital-Dia será equipado para a realização de procedimentos minimamente invasivos, como exames endoscópicos e cirurgias nas áreas de oftalmologia, ginecologia, mastologia, dermatologia e cirurgia geral. Entre os serviços previstos estão colonoscopia, endoscopia digestiva alta, cirurgias de hérnia, vesícula e catarata, laqueadura tubária e biópsias de mama e pele.

A unidade terá uma estrutura moderna, que inclui recepção com capacidade para 30 pessoas, ambulatório com 12 consultórios, centro cirúrgico com cinco salas de médio porte e duas de pequeno porte, enfermarias masculina e feminina, com aproximadamente 80 leitos, além de ambientes administrativos e de apoio, como cozinha, lavanderia e Central de Material e Esterilização.

Modelo inovador

O Hospital-Dia segue o modelo previsto pelo SUS, que visa oferecer assistência intermediária entre a internação e o atendimento hospitalar convencional. Essa modalidade permite que pacientes realizem procedimentos e retornem para casa no mesmo dia, garantindo maior rotatividade nos serviços e um atendimento mais eficiente.

Desde 2021, a gestão municipal tem investido na construção e melhoria de unidades de saúde. O Hospital-Dia se soma a esses esforços, consolidando o compromisso da Prefeitura de Manaus em oferecer uma saúde pública mais acessível e de qualidade para a população.

— — —

Texto – Dário Avelino/Semcom e Andréa Arruda/Semsa

Fotos– João Viana/Semcom e Dhyeizo Lemos/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBTMqa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Manaus oferta 575 vagas de emprego nesta quarta-feira, 4/12
Próximo artigo Teste para HIV: Prefeituras de Manaus em ação

Mais notícias desta categoria

Chuvas em Manaus geram 22 chamados e Defesa Civil atende ocorrências em 23/1 com ação rápida

3 horas atrás

Recuperação asfáltica avança nas ruas Carauari, Miracema e Araguacema em Manaus e reforça infraestrutura local

5 horas atrás

Recuperação asfáltica na rua Águas Marinhas melhora tráfego na zona Leste de Manaus

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera drenagem profunda na avenida Curaçao após danos por chuvas e descarte irregular

6 horas atrás

Colônia de férias No Quintal do Parque reúne cerca de 40 crianças em Manaus com oficinas de Kung Fu e Yoga Kids

7 horas atrás

Chuvas em Manaus mobilizam Defesa Civil e geram 17 ocorrências atendidas até 23/1

7 horas atrás

Manaus conquista assento no Conselho Superior do CG-IBS e integra decisões da Reforma Tributária nacional

8 horas atrás

Queda de árvore na avenida Darcy Vargas causa desvio e mobilização de equipes da Prefeitura em Manaus na tarde de 23/1

8 horas atrás

Chuvas em Manaus: Prefeitura registra nove chamadas atendidas pela Defesa Civil até 23/1 e mantém monitoramento

9 horas atrás

IPTU 2026 em Manaus já pode ser consultado e pago pelo Manaus Atende com descontos e prazos definidos

9 horas atrás

Procon Manaus realiza capacitação sobre LGPD para servidores e estagiários no shopping Phelippe Daou em 22/1 com foco em dados pessoais

10 horas atrás

Manaus entra na lista de destinos tendência e debate estratégias para consolidar o turismo em Manaus como destino global permanente

10 horas atrás
Prefeitura de Manaus inicia serviço de contenção de erosão na rua Ladário com drenagem profunda e desvio de rede
Falecimento de David Benedito, filho do prefeito de Manaus, confirmado em 23/1 e causa luto na Prefeitura
Oficina de música em colônia de férias da Prefeitura de Manaus reúne crianças de 3 a 5 anos no parque Cidade da Criança
Prefeitura de Manaus implanta semáforo em frente à escola para aumentar a segurança viária na zona Norte
Recuperação asfáltica mobiliza Seminf e avança em ruas do Coroado, zona Leste de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?