Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Precariedades das instalações prisionais no município de Lábrea são relatadas à Corregedoria de Justiça
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > TJAM > Precariedades das instalações prisionais no município de Lábrea são relatadas à Corregedoria de Justiça
TJAM

Precariedades das instalações prisionais no município de Lábrea são relatadas à Corregedoria de Justiça

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A improvisação do ambiente de uma delegacia para suprir a ausência de um presídio; a ausência de celas exclusivas para mulheres e presos, há mais de dois anos, privados do direito a banho de sol foram algumas das precariedades relatadas pela juíza titular da Comarca.


 

Estruturas insalubres; ausência de celas exclusivas para mulheres; lonas no teto – improvisadas – para conter as águas das chuvas; os presos sem espaço apropriado para a banho de sol há pelo menos dois anos; instalações com vazamentos e rachaduras, além de infiltrações e falta de pessoal especializado para atuar como carcereiros são alguns dos problemas notificados no único estabelecimento prisional do município de Lábrea (distante 701 quilômetros de Manaus) e apresentados pelo Juízo da comarca à Corregedoria-Geral de justiça do Amazonas.

Essas e outras deficiências, segundo a juíza titular da comarca, Andressa Piazzi, somam-se a outros problemas, tais como a improvisação do ambiente de uma delegacia para suprir a ausência de um presídio.

Notificados durante as constantes inspeções realizadas pela magistrada, a falta de uma atenção maior do Poder Executivo para com o sistema prisional em Lábrea compromete a integridade dos presos, em sua maioria provisórios, apontou a juíza Andressa Piazzi, comentando que a falta de estrutura também PODE favorecer a fuga e até a eclosão de rebelião por parte dos presos.

Em razão da constância e da quantidade de problemas estruturais e de pessoal detectados nas inspeções perante o único estabelecimento que serve como unidade prisional em Lábrea, a juíza titular da comarca solicitou audiência com a corregedora-geral de justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, para que o órgão de correição, dentro das limitações de sua competência, possa auxiliar o Juízo da comarca, em seu ofício de julgar com eficiência e prezar pelo bom cumprimento da execução Penal.

“A situação observada na delegacia de Lábrea, que em nosso sentir, apresenta-se como degradante para os detentos, compelem o Poder Judiciário a buscar providências, pois compete ao mesmo Poder Judiciário a fiscalização e a adoção de medidas necessárias para a garantia da integridade e da dignidade dos presos. Registre-se que o Supremo Tribunal Federal já reconheceu a legitimidade de o Poder Judiciário intervir nos casos de violação massiva de direitos fundamentais, com o uso da lei para obrigar o Poder Executivo a cumprir os preceitos para a tutela da pessoa humana”, enfatizou a juíza Andressa Piazzi.

Além dos problemas já mencionados, a magistrada também relatou à Corregedoria-Geral de justiça do Amazonas outras deficiências no ambiente prisional, tais como: a ausência de manutenção e conservação predial; extensas rachaduras no piso contíguo às celas e – nestas áreas contíguas às celas – a existência de esgoto a céu aberto, o que, segundo a juíza, coloca em risco a integridade física e a saúde não somente dos presos, mas dos funcionários da unidade.

Diante da ausência de manutenção por parte do Estado, a magistrada citou que, com o apoio de empresários locais e com valores disponibilizados pelo Judiciário, provenientes de transações penais, foi possível a parcial construção de um muro e a instalação de cerca elétrica e concertina no ambiente prisional, obra esta que, segundo a juíza, encontra-se inacabada diante da insuficiência de verbas.

Ao ouvir o relato apresentado pela juíza Andressa Piazzi, a corregedora-geral de justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha, enfatizou o princípio da separação e da independência entre os Poderes, contudo, prontificou-se a colaborar para uma solução célere da situação apresentada, solicitando a atuação do Poder Executivo.

Em razão da inspeção do Conselho Nacional de justiça (CNJ) a estabelecimentos prisionais do Amazonas neste semana, a corregedora também prontificou-se a apresentar os problemas relatados pela magistrada à comitiva nacional.

 

#PraCegoVer – a foto que ilustra a matéria mostra a juíza titular de Lábrea, Andressa Piazzi (à direita), em reunião com a corregedora-geral de justiça, desembargadora Nélia Caminha e com o juiz-corregedor auxiliar, Igor Campagnolli.

 

 

Afonso Júnior (CGJ/AM)
Fotos: Acervo (Comarca de Lábrea)

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail:   [email protected]

 

 

Tags:FiscalizaçãoLábreaManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus divulga lista dos 200 selecionados em oficinas profissionalizantes
Próximo artigo Diretor-presidente da Arsepam diz que reforçará fiscalização do transporte rodoviário intermunicipal em Iranduba

Mais notícias desta categoria

Portal do Tribunal de Justiça do Amazonas ganha novo layout

3 anos atrás

NOTA OFICIAL DO TJAM – GOLPE DO ALVARÁ OU DE PRECATÓRIOS

3 anos atrás

Sala de Togas Desembargador Raimundo Vidal Pessôa é reinaugurada na Sede do Tribunal de Justiça do Amazonas

3 anos atrás

Mais de 250 servidores são imunizados em nova ação de vacinação no TJAM

3 anos atrás

Prêmio Nayde Vasconcelos entra em fase de avaliação dos 60 artigos submetidos

3 anos atrás

TJAM integrará Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário

3 anos atrás

Núcleo de Advocacia Voluntária do TJAM contabiliza mais de 480 pessoas assistidas no primeiro semestre de 2022

3 anos atrás

Representante do TJAM participa nesta sexta-feira (22) do 2.º Encontro Natjus

3 anos atrás

Comarca de Santa Isabel do Rio Negro divulga portaria sobre acesso de crianças e adolescentes a estabelecimentos como casas de diversão noturnas

3 anos atrás

Mais de 800 alunos de escolas municipais receberam orientações sobre o ECA em ação promovida pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJAM e instituições parceiras

3 anos atrás

TJAM estrutura do programa Justiça Restaurativa no âmbito do Judiciário Estadual

3 anos atrás

Eastjam promove curso para tirar dúvidas sobre as Metas Nacionais do Poder Judiciário para este ano

3 anos atrás
Escola do Servidor do TJAM promove primeiro curso com tradução para Libras
Desembargadores rejeitam queixa-crime contra ex-secretário de Administração Penitenciária
Pleno do TJAM aprova prorrogação de validade do concurso público de servidores realizado em 2019
Manaus sediará pela primeira vez o encontro nacional do Copeje, no mês de novembro
TJAM recebe comitiva da Caixa de Assistência dos Advogados em visita institucional
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?