Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Praia da Ponta Negra permanece interditada pela Prefeitura de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Praia da Ponta Negra permanece interditada pela Prefeitura de Manaus
Manaus

Praia da Ponta Negra permanece interditada pela Prefeitura de Manaus

12 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), informa que segue monitorando o ritmo de subida das águas do rio Negro, para poder fazer a desinterdição da praia do complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste, após a estiagem recorde que ocorreu na capital e no Estado do Amazonas.

Por medida de segurança, o Implurb solicitou aos órgãos técnicos, como o Serviço Geológico Brasileiro (SGB), um laudo sobre as condições do leito do rio na faixa de segurança de uso pelos banhistas; e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CMB-AM) também foi instado a fazer vistoria nas margens do rio, na mesma faixa onde ficam as boias demarcando a área de banho.

Nesta terça-feira, 17/12, o rio Negro está medindo 16,06 metros. Em 2023, neste mesmo dia, o rio estava na cota de 16,41 metros, ou seja, 35 centímetros de diferença para a marca de hoje. No ano passado, a praia foi interditada e só foi liberada no dia 26/12, quando o rio alcançou 17,97 metros.

A prefeitura reforça que a interdição permanece para o banho, tendo a preocupação de manter a salvaguarda de banhistas que usam a praia como forma de lazer, havendo exceção para atletas e praticantes de esportes aquáticos, como canoagem e remo. Apenas atletas, por meio de suas federações, recebem autorização para o uso esportivo, e não recreativo, para saída a partir da praia.

A decisão de interditar a praia para o banho, em razão de segurança e de prevenção contra afogamentos, ocorre devido à proximidade entre o fim do aterro perene e o leito natural do rio, que PODE apresentar alterações no terreno, como buracos, desníveis, depressões e, até mesmo, o surgimento de banco de areias.

A Prefeitura de Manaus orienta que os banhistas não entrem no rio. As placas de interdição seguem no local, em diversos pontos da faixa de areia e nos acessos.

O prefeito David Almeida assinou o decreto 5.985/2024, de 17 de setembro, dispondo sobre a interdição. O laudo e levantamento solicitados pela prefeitura ao SGB vão auxiliar no processo de desinterdição.

Interdição

A interdição considera as normas de uso da praia perene, definidas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Prefeitura de Manaus junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), com órgãos municipais e estaduais signatários do compromisso, incluindo o Corpo de Bombeiros do Amazonas e a polícia Militar.

De acordo com a cláusula 1, parágrafo 3º, a “interdição automática do uso da praia ocorrerá sempre que os laudos e/ou relatórios a que se referem os parágrafos anteriores comprovarem que a praia encontra-se imprópria para o uso dos banhistas”.

— — —

Texto e foto – Divulgação/Implurb

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Mais de cinco comunidades no bairro Tarumã receberam pavimentação da Prefeitura de Manaus
Próximo artigo Prefeitura de Manaus interdita via para montagem de estrutura do Réveillon, na Ponta Negra

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus lança balsa natalina para atender 45 comunidades ribeirinhas nos rios Amazonas e Negro

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus inaugura Cruz Gloriosa na rotatória do Colônia Antônio Aleixo em cerimônia pública

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus revitaliza rua Gravataí no conjunto Oswaldo Frota, Cidade Nova, em 29/11

16 horas atrás

Acidente carreta cegonha interdita avenida Rodrigo Otávio e IMMU monta desvio pela rua Nova

1 dia atrás

Parque Gigantes da Floresta em Manaus fica fechado no sábado 29/11 por causa das chuvas

1 dia atrás

Vacinação contra a Influenza em Manaus mobiliza 19 unidades e registra 1.455 doses aplicadas no Dia D

1 dia atrás

Chuvas em Manaus: Prefeitura e Defesa Civil atendem cinco chamadas até as 16h15 na tarde de 29/11

1 dia atrás

Programa Manaus Cidadã reúne 4 mil pessoas e registra mais de 20 mil atendimentos em 29/11 na zona Norte

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus realiza revitalização de praças em 22 pontos da cidade neste sábado

1 dia atrás

Semulsp coordena limpeza da orla de Manaus em três frentes com parceiros e voluntários

1 dia atrás

Manaus está em estado de atenção por chuvas intensas com ventos e raios até as 20h deste sábado

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus implanta sistema de drenagem profunda na rua Santa Clara para escoamento das águas pluviais

2 dias atrás
Manaus alcança 5,5 milhões de metros quadrados licenciados com novos alvarás de construção até outubro de 2025
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza 11ª reunião ordinária em mirante de Manaus e elege nova presidência
Exposição Olhares do Parque das Tribos reúne 20 fotografias de jovens indígenas em Manaus até 28/12
Prefeitura de Manaus inicia Dezembro Vermelho com testes e oferta de PrEP no Mercado Adolpho Lisboa
Manaus Cidadã leva serviços de saúde e vacinação contra a raiva ao bairro Nova Cidade neste sábado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?