Com a nova reestruturação visual, a plataforma busca destacar alguns dos serviços mais procurados para facilitar o acesso de membros do TJAM e público em geral.
O site do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) passou a funcionar com um novo layout. A mudança, ocorrida na semana passada, surgiu da necessidade de modernização da plataforma para facilitar o acesso às informações e a alguns serviços do Poder Judiciário oferecidos por meio desse canal, tornando o site mais adequado aos novos recursos disponíveis na internet, contribuindo para melhorar os índices de acessibilidade e a disponibilidade do Portal nos mais variados dispositivos de acesso, como celulares e tablets.
O novo visual buscou dar maior visibilidade a serviços como a Consulta Processual; o Peticionamento Eletrônico nos sistemas utilizados pelo Tribunal; a Ouvidoria, as edições do Diário de Justiça Eletrônico (DJe); e as Pautas de Julgamento das Câmaras Isoladas, das Câmaras Reunidas, do Tribunal Pleno e Conselho da Magistratura, cujos ícones deixaram o acesso dos usuários mais intuitivo.
Vídeos e transmissões ao vivo de sessões de julgamento e de eventos do Tribunal também ganharam destaque na página.
Outro ponto importante para salientar é que, logo no topo da página, é possível notar o “Balcão Virtual’’, espaço no qual a pessoa é direcionada para uma lista com o contato de todas as Varas, Setores e Departamentos do TJAM, por meio dos seus respectivos links de acesso.
A área destinada à publicação de notícias produzidas pela Assesseoria de Comunicação Social do Tribunal, também passou por reformulação. As notícias mais recentes são sempre priorizadas no destaque de sliders. Foram adotadas novas fontes para melhorar a leitura dos textos jornalísticos.
A nova ferramenta foi elaborada pela equipe de Divisão de Desenvolvimento de Sistemas e Inovações Tecnológicas do Tribunal (DVDSIT), que faz parte da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC), composta por 8 pessoas entre servidores e estagiários. De acordo com Luis Lima, analista de design do TJAM – responsável pela concepção visual e criação do protótipo antes da fase de desenvolvimento – há uma integração maior com as redes sociais, disponibilizando materiais de divulgação que vêm de outras mídias, como cards do Instagram e vídeos dos canais do YouTube.
‘’A ideia é trazer essa dinâmica de contato com o público e transmissões ao vivo para dentro do Portal, e assim melhorar o acesso a essas informações. Houve, também, um aumento na acessibilidade, com uma nova barra de navegação rápida, que traz alguns atalhos para leitores de tela.’’, salientou Luis.
Ainda de acordo com Luis, o novo layout é mais fluido e integrado com outras plataformas, justamente, para melhor adaptação de todos os usuários. “No que tange a dispor, para o maior número de usuários em diversas plataformas, aqueles serviços e informações mais buscados, de uma maneira mais dinâmica e de fácil leitura. Ainda assim, mantendo um visual limpo e que favorece a leitura das informações.’’ , afirmou o servidor.
Segundo Adriel Sarkis, desenvolvedor Front-end do portal – termo utilizado para tudo que envolve a parte visível de um site ou aplicação -, mais de 30% dos usuários só acessam a página via celular, e esse número tende a crescer.
‘’É um desafio muito grande tornar todos os serviços do Portal acessíveis nessas plataformas. A equipe do Portal tem como foco trabalhar diariamente com melhorias nesse sentido. O novo portal traz um layout mobile completamente novo, com ícones maiores, e navegação por abas, inclusive com uma área dedicada somente a notícias.’’, comentou o desenvolvedor.
A penúltima troca de layout foi feita em 2016, com o intuito de tornar o visual mais limpo e o acesso mais rápido. Para o desembargador e presidente do TJAM, as alterações visuais periódicas são fundamentais para o desenvolvimento do Poder Judiciário como um todo.
‘’Hoje, o celular e outros dispositivos eletrônicos são extensões de nós mesmos e a pandemia potencializou esse efeito. Por isso, é de suma importância que um dos órgãos que representa o Poder Judiciário atenda às necessidades da globalização tecnológica que está cada vez mais atualizada. Para isso, é necessário além de uma layout atrativo, que a plataforma seja célere e eficaz.’’, disse o presidente.
Com mais de 300 mil acessos por mês, o portal do TJAM é uma rica fonte de informações e de acesso aos serviços da instituição, por isso, segundo o diretor da DVDSIT, José Maria Drumond, a plataforma merece cautela e esmero pois a troca de layout abrupta poderia causar entrave nos trâmites do TJAM e dificuldade de acesso para os usuários.
‘’De certa forma, é uma quebra de paradigma. Nos últimos anos, sempre fizemos trocas de layout por um completamente novo, o que poderia trazer prejuízos aos usuários mais frequentes, que representam quase 70% do nosso público. A ideia agora, acompanhando as tendências das plataformas digitais e os modelos internacionais de acessibilidade, é trabalharmos com melhoria contínua, fazendo pequenos ajustes com maior frequência, sempre analisando o comportamento do usuário para ter ideias de quais atualizações serão mais benéficas para a navegação no Portal.’’, destacou Drumond.
#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra uma pessoa utilizando um computador, conectado à página principal do site do TJAM, com seu novo layout. O monitor e o teclado da máquina estão sobre uma mesa de madeira clara e vê-se somente as mãos e parte do ombro da pessoa que utiliza o equipamento.
Amanda Bulcão
Foto: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]