Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: PLs de Roberto Cidade que tratam sobre voluntariado e estabelecem protocolo de proteção ao consumidor são aprovados na Aleam
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > PLs de Roberto Cidade que tratam sobre voluntariado e estabelecem protocolo de proteção ao consumidor são aprovados na Aleam
ALEAMGestão Estadual

PLs de Roberto Cidade que tratam sobre voluntariado e estabelecem protocolo de proteção ao consumidor são aprovados na Aleam

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (UB) comandou nesta quarta-feira, 15/5, uma extensa pauta de votação, com oito mensagens governamentais, sete Projetos de Resolução Legislativa (PRLs) e 38 Projetos de Lei (PLs). Entre os projetos aprovados pelos parlamentares estão os PLs nº 76/2023 e nº 900/2023, de autoria do deputado presidente, que estabelecem o selo “Empresa Amiga do Voluntariado” e o protocolo de proteção ao consumidor nos casos de pagamento de produto ou serviço em duplicidade, respectivamente. Os projetos seguem para sanção governamental.

“O voluntariado, em suas mais variadas formas, é uma das características mais nobres do ser humano. Estamos vendo isso, mais do que nunca agora, com essa tragédia no Rio Grande do Sul. Se não fossem os voluntários, a população estaria numa situação ainda mais crítica. Não sabemos a hora que vamos precisar de ajuda voluntária, mas é importante que estejamos preparados. Nosso intuito é que possamos reunir um número cada vez maior de empresas nessa mobilização pelo voluntariado”, declarou o parlamentar ao falar sobre o PL nº 76/2023.

De acordo com o PL nº 76/2023, o selo “Empresa Amiga do Voluntariado” tem por finalidades: promover o voluntariado de forma articulada entre o Estado, organizações da sociedade civil e o setor privado; conscientizar o empresariado de sua importância, como forma de participação cidadã e engajamento social em ações transformadoras da sociedade; incentivar a maior participação do setor privado nas ações para a construção de uma sociedade mais justa; e, ainda, estimular ações que permitam que parcelas economicamente privilegiadas da sociedade conheçam de forma mais profunda a desigualdade social.

Conforme o PL, o selo de incentivo será conferido às pessoas jurídicas, de direito público e privado, com fins lucrativos ou não, que se destaquem pela promoção de atividades relacionadas ao voluntariado ou que o incentivem.

Proteção ao consumidor

Já o PL nº 900/2023, 900/2023, institui um protocolo de proteção ao consumidor nos casos de pagamento de produto ou serviço em duplicidade.

“Nosso projeto visa garantir que os direitos dos consumidores sejam protegidos de forma efetiva. Isso é fundamental para assegurar a confiança do consumidor no mercado e promover relações comerciais justas. O recebimento dos valores pagos em dobro é um direito do consumidor. A retenção dos valores pagos em excesso é indevida e PODE configurar uma prática comercial abusiva. O protocolo proposto no projeto de lei aumenta a transparência e a segurança nas transações comerciais”, explicou.

De acordo com a proposta, os credores deverão criar mecanismos de bloqueio para recebimento de faturas já quitadas e deverão entrar em contato com o consumidor, imediatamente, após identificar a duplicidade de pagamentos.

O consumidor que identificar o pagamento em duplicidade poderá solicitar a devolução do valor pago ou o crédito em uma próxima fatura ou serviço.

Quando o consumidor optar pela restituição do valor, este deverá ser realizado em até 15 dias corridos, caso opte pelo crédito em fatura, este deverá ser gerado automaticamente na fatura subsequente.  Só será permitida a conversão em crédito na fatura, com autorização expressa do consumidor.

A proposta também veda a negativação do consumidor que possuir créditos oriundos do pagamento em duplicidade e a suspensão do serviço. Em caso de descumprimento da lei, a aplicação de multa deverá ser revertida ao fundo estadual de Defesa do Consumidor (Fundecon).

 

  

Tags:ALEAM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PGE-AM obtém liminar impedindo corte de energia na Arena da Amazônia
Próximo artigo Prefeitura mobiliza alunos em exposição sobre tuberculose

Mais notícias desta categoria

Carretas da Saúde: Atendimento na Zona Leste

5 horas atrás

Atividades em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência

8 horas atrás

Patrimônio histórico: Manaus e sua beleza arquitetônica

9 horas atrás

SEPcD leva crianças com deficiência para manhã lúdica

11 horas atrás

Cosama entrega copos envasados no Festival de Manacapuru

3 dias atrás

Mês do Patrimônio Histórico: Celebrações em Manaus

3 dias atrás

Governo Presente: Mais de 5 mil atendimentos realizados

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus: Gestão de Dados e Segurança

3 dias atrás

Casa de Passagem – Acolhimento para Idosos no Amazonas

4 dias atrás

Atendimento integrado: desenvolvimento de crianças autistas

4 dias atrás

Detran-AM: Segurança no Trânsito com Ações Interativas

4 dias atrás

ADS promove qualificação em Parintins para trabalhadores rurais

4 dias atrás
Orquestra de Câmara do Amazonas: Badalamenti/Lynch
Prefeito David Almeida reafirma compromisso com Forças Armadas
Paratleta conquista medalha de prata no halterofilismo
Cidade de Deus transforma-se com o Plano de Verão
Governador Wilson Lima transforma HPS Platão Araújo
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?