Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Prefeitura mobiliza alunos em exposição sobre tuberculose
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Prefeitura mobiliza alunos em exposição sobre tuberculose
Manaus

Prefeitura mobiliza alunos em exposição sobre tuberculose

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Equipes de saúde e de educação da Prefeitura de Manaus mobilizaram alunos da escola municipal professora Marly Garganta, no bairro Monte das Oliveiras, zona Leste, para a realização de uma exposição sobre a tuberculose, na tarde desta quarta-feira, 15/5, na unidade de ensino. A atividade ocorreu como parte da Exposição sobre Tuberculose nas escolas (ExpoTB), iniciativa desenvolvida pelas secretarias municipais de saúde (Semsa) e de educação (Semed), em parceria com o Comitê Estadual de Controle da Tuberculose, sob coordenação da Fundação de Vigilância em saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

A exposição contou com a participação de estudantes dos 6º e 7º anos do ensino fundamental da unidade escolar, que apresentaram palestras, encenações e dinâmicas enfocando diferentes temáticas relativas à tuberculose. As pesquisas e apresentações da mostra ficaram a cargo dos próprios alunos, sob a orientação de profissionais de saúde do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, ao lado de gestores e educadores da Semed.

O chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, Alexandre Inomata, relata que as equipes de saúde inicialmente compartilharam materiais educativos e orientaram professores acerca da tuberculose. Os educadores repassaram os conhecimentos aos alunos, que se dividiram em grupos, compondo uma exposição como uma espécie de túnel do tempo, partindo da história da tuberculose e incluindo figuras históricas que morreram em decorrência da doença.

“Trabalhamos a educação por pares, com uns apresentando para os outros sobre suas temáticas. Isso contribui para conscientizar os alunos, e o interessante é que eles irão depois levar esse conhecimento também para casa, para compartilhar com suas famílias”, afirmou.

Inomata assinala que a atividade na escola do Monte das Oliveiras foi a primeira realizada neste ano pela ExpoTB, que traz como tema “A prevenção PODE começar na escola”. “Estamos indo até as escolas, promovendo exposições sobre o controle da tuberculose, que é uma temática muito importante no município”, pontuou.

A escola Prof.ª Marly Garganta participa pela segunda vez das atividades da ExpoTB. O gestor da unidade, Abel Santos, contou que a proposta da atividade foi um trabalho interdisciplinar, envolvendo disciplinas como história, geografia, matemática, Língua Portuguesa, além das ciências, unindo todos os componentes curriculares.

“Isso para que todas as crianças compreendam, além dos adultos, pois muitos não conhecem sobre a tuberculose, seus sintomas e sua incidência. É um trabalho muito rico e amplo, que não fica só no agora, é algo que esses alunos vão levar para a vida toda”, destacou.

Entre esses alunos esteve Lohanna Ramos, que apresentou com seu grupo uma encenação para explicar aos colegas sobre a transmissão da tuberculose. “Estou achando muito legal e superútil, pois estamos ensinando outras pessoas como devem se cuidar diante da doença. E a gente compartilha isso com os pais, falamos sobre os sintomas e para procurar o médico caso eles tenham qualquer um deles”, ensinou.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Artur Barbosa / Semsa

  

Tags:ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PLs de Roberto Cidade que tratam sobre voluntariado e estabelecem protocolo de proteção ao consumidor são aprovados na Aleam
Próximo artigo Secretaria de Educação divulga novo cronograma do PSS 2024 para professores da rede estadual

Mais notícias desta categoria

PMM intensifica serviços de recuperação viária no Cidade Nova

57 minutos atrás

Prefeitura de Manaus avança com manutenção asfáltica no Tarumã

57 minutos atrás

Prefeitura intensifica recuperação de drenagens no bairro Compensa

1 hora atrás

Prefeitura firma cooperação com instituto para atuação na RDS do Tupé

2 horas atrás

Prefeitura leva melhorias ao bairro Novo Israel, na zona Norte

2 horas atrás

Fiscalização garante cumprimento de restrição a veículos pesados

2 horas atrás

Manausprev orienta servidores municipais sobre as novas regras de aposentadoria

2 horas atrás

PMM realiza oficina para mulheres acolhidas na Ycamiabas

3 horas atrás

Sinalização viária na zona Oeste da capital

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus leva atividade lúdica de trânsito à escola do bairro Colônia Antônio Aleixo

3 horas atrás

Educação de Manaus cresce no Saeb 2025

4 horas atrás

Samu Manaus capacita profissionais em quatro municípios

4 horas atrás
Prefeitura de Manaus realiza intervenção em rede de drenagem
PMM intensifica reconstrução da passarela Torquato Tapajós
Prefeitura de Manaus avança com recuperação asfáltica e melhora mobilidade no bairro Colônia Japonesa
Prefeitura de Manaus participa do ‘Conexão CNM Qualifica’
Prefeitura de Manaus intensifica obras na avenida Brasil e reforça segurança viária no bairro Compensa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?