Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Pesquisa do OVGAM integra relatório na III Marcha das Mulheres Indígenas, em Brasília
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Pesquisa do OVGAM integra relatório na III Marcha das Mulheres Indígenas, em Brasília
AmazonasEducação

Pesquisa do OVGAM integra relatório na III Marcha das Mulheres Indígenas, em Brasília

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

O Programa de Extensão Universitária Observatório da violência de Gênero no Amazonas, do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal Amazonas (OVGAM/INC/UFAM) participou do lançamento do relatório “Tecendo a vida sob braços fortes – Caracterização da violência contra mulheres na cidade de São Gabriel da Cachoeira/AM”,  no dia 13 de setembro, em Brasília/DF.   
Acesse link com relatório completo: https://l1nq.com/iPk6j
De acordo com a coordenadora do Programa, professora Flávia Melo, o relatório nasceu de um esforço coletivo para responder às constantes queixas de mulheres indígenas ao Departamento de Mulheres Indígenas da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), a respeito de violências que afligem mulheres indígenas em São Gabriel da Cachoeira/AM. 
A docente que também é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) contou que a caracterização da violência contra mulheres indígenas foi  reportada à polícia daquele município do alto Rio Negro e que os Boletins de Ocorrências (BO) integram parte de uma pesquisa-ação de longa duração realizada desde 2012 pelo Observatório da violência de Gênero no Amazonas da UFAM (OVGAM).
Atualmente, o Programa integra importantes redes de pesquisa como a equipe do projeto de pesquisa “(In)segurança na fronteira: sobre como os moradores de Tabatinga falam do perigo e da violência na Tríplice Fronteira Amazônica – Brasil, Colômbia e Peru” (CNPq), coordenado pelo Dr. Luiz Fábio Silva Paiva, do Laboratório de Estudos da violência da Universidade Federal do Ceará. Sobre o OVGAM
Criado em 2012 como Observatório da violência contra Mulheres no Alto Solimões/AM, o Programa de Extensão Universitária Observatório da violência de Gênero no Amazonas (Resolução nº. 021/2013 CEI/PROEXTIUFAM) atua em três unidades acadêmicas da Universidade Federal do Amazonas: Instituto de Natureza e Cultura/Benjamin Constant, Instituto de ciências Sociais, educação e Zootecnia/Parintins e Instituto de ciências Exatas/Manaus. O Programa desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão na área dos Estudos de Gênero e violência em interface com outros campos de conhecimento como Direito, Políticas Públicas, serviço social, saúde Pública, Estatística e Arquivologia. Dedica-se também à análise de percepções locais das violências e ao diagnóstico da violência contra mulheres no Amazonas por meio dos registros policiais das agências de segurança pública.
Mais informações sobre o Observatório por meio do link:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
 

Tags:Benjamin ConstantEducaçãoEstado do AmazonasManausParintinsPolíciaSão Gabriel da CachoeiraSegurança PúblicaTabatingaUniversidadeUniversidade Federal do Amazonas - UFAMViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Câmara Cidadã e Eco-Cooperativa realizam coleta seletiva de resíduos gerados durante os dois dias de ação
Próximo artigo Acordo de cooperação estabelece a instalação de “Câmara de Resolução Extrajudicial de Litígios de Saúde” no Amazonas

Mais notícias desta categoria

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

9 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

9 meses atrás

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

9 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

9 meses atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

9 meses atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

9 meses atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

9 meses atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

9 meses atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

9 meses atrás
MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas
Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência
Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão
MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus
Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?