Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Acordo de cooperação estabelece a instalação de “Câmara de Resolução Extrajudicial de Litígios de Saúde” no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Acordo de cooperação estabelece a instalação de “Câmara de Resolução Extrajudicial de Litígios de Saúde” no Amazonas
Judiciário

Acordo de cooperação estabelece a instalação de “Câmara de Resolução Extrajudicial de Litígios de Saúde” no Amazonas

2 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos
Justica 2 300x200 2 150x150 1

A instalação da “Câmara” buscará favorecer a resolução – na fase pré-processual – de demandas apresentadas pelas pessoas assistidas pela Defensoria Pública (do Estado ou da União) e que demandem a prestação de serviços diversos: desde o agendamento de consultas ao tratamento e terapias oferecidos pelo SUS.


O Tribunal de Justiça do Amazonas e entidades parceiras assinaram, nesta sexta-feira (15/09) um Termo de Cooperação estabelecendo a instalação da “Câmara de Resolução Extrajudicial de Litígios de Saúde” que passará a funcionar em Manaus para favorecer a resolução, em fase pré- processual, de demandas referentes a questões de saúde.

Celebrado em reunião realizada na Sede do Tribunal de Justiça do Amazonas, o Termo de Cooperação (nº 049/2023) foi assinado pela presidente do Poder Judiciário Estadual, desembargadora Nélia Caminha Jorge; pela coordenadora do Comitê Estadual da Saúde do Amazonas e presidente do Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário do Amazonas (Natjus/AM), juíza Etelvina Lobo Braga e pelos representantes titulares da Defensoria Pública da União (DPU) em Manaus; da Defensoria Pública Estadual; da Procuradoria-Geral do Estado e da Procuradoria-Geral do Município.

A solenidade de assinatura contou com a presença do Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e presidente do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), Richard Pae Kim.

A instalação da primeira “Câmara de Resolução Extrajudicial de Litígios de Saúde” no Amazonas visa favorecer a resolução de demandas relacionadas a questões de saúde, oferecendo atendimento a pessoas assistidas pela Defensoria Pública do Estado e/ou Defensoria Pública da União e que demandem a prestação de serviços de saúde padronizados, tais como: medicamentos (cobertos pelo Sistema Único de Saúde/SUS); o agendamento de consultas e exames previstos em Tabela SUS; a inclusão em programa de terapia renal substitutiva; a alimentação especial; a disponibilização de equipamentos, aparelhos, insumos e outros produtos em saúde oferecidos pelo SUS; e outros tratamentos e terapias que são oferecidos pelo SUS e regularmente ofertados pela rede pública de saúde Estadual e Municipal.

Funcionamento

Conforme especifica a cláusula segunda do Acordo de Cooperação Técnica (que trata sobre o procedimento e funcionamento), o atendimento ao público pela câmara de resolução extrajudicial de litígios de saúde será realizado na sede da defensoria pública do estado com especialização em demandas de saúde localizada na Rua 24 de maio, nº 321, centro de Manaus, das 8h às 14h.

De acordo com a Cláusula Terceira (das atribuições dos signatários), caberá ao Tribunal de Justiça do Amazonas supervisionar e coordenar a atividade de mediação da Câmara através do Comitê Estadual de Saúde.

Pela providência em instalar, no Amazonas, “Câmara de Resolução Extrajudicial de Litígios de Saúde”, o Conselheiro do CNJ, Richard Pae Kim parabenizou o Tribunal de Justiça do Amazonas e órgãos parceiros pela iniciativa e afirmou que a instituição da mesma, viabilizará a efetividade e rapidez no atendimento ao cidadão. “É com grande honra que vemos esse sonho realizado. A instituição desta Câmara viabiliza a ampliação do diálogo e maior rapidez e efetividade no atendimento ao cidadão. Parabenizo o Amazonas pelo lançamento da Câmara de Resolução Extrajudicial de Conflitos de Saúde e tenho certeza que vamos passar da ‘esperança’ para a ‘realização’”, disse o conselheiro.

Na oportunidade, a coordenadora do Comitê Estadual da Saúde e presidente do Natjus/AM, juíza Etelvina Lobo Braga comentou que a criação da Câmara de Conciliação é um sonho antigo do Poder Judiciário e contribuirá para a resolução célere de demandas, ainda na fase pré-processual. “A Câmara funcionará no sentido de possibilitar acordos de conciliação, sendo instalada, agora, com base em um modelo do Rio de Janeiro. Funcionando no espaço da Defensoria Pública Estadual, o atendimento será iniciado, inicialmente, com a perspectiva de solucionar demandas relacionadas ao pedido de procedimentos (de saúde) e de medicações, que configuram-se, hoje, como as principais demandas”, apontou a magistrada.

Natjus

A magistrada Etelvina Braga citou, na reunião, a Recomendação nº 02 do Tribunal de Justiça do Amazonas, assinada pela presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge e que será publicada nos próximos dias no Diário da Justiça Eletrônico (DJE/TJAM) e que recomenda aos magistrados do Estado do Amazonas a consulta prévia ao Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário (Natjus/AM) para orientar a concessão de provimentos judiciais nas ações, sobre o tema, que tramitam no Judiciário Estadual.

Projeto Avançar

Durante a cerimônia também foi realizado o lançamento do “Projeto Avançar: Justiça e Saúde”, que visa à realização de atividades englobando o funcionamento do Sistema Único de Saúde. “Esse projeto foi iniciado na Secretaria Municipal de Saúde e, por meio dele, serão ministradas palestras, oficinas e treinamentos destinados a profissionais da área de Saúde, servidores e técnicos, transmitindo conhecimento sobre a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) e temas correlatos”, explicou a juíza Etelvina Lobo Braga.

 

#PraTodosVerem: Na imagem principal da matéria, a presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, e o presidente do Fonajus, conselheiro do CNJ Richard Pae Kim, seguram o Termo de Cooperação celebrado entre o Poder Judiciário do Amazonas e entidades parceiras estabelecendo a  instalação da “Câmara de Resolução Extrajudicial de Litígios de Saúde”. Ao redor deles estão a coordenadora do Comitê Estadual da Saúde do Amazonas e presidente do Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário do Amazonas (Natjus/AM), juíza de Direito Etelvina Lobo Braga (1a à esquerda) e a secretária Judiciária de Judicialização de Saúde, servidora Luandy Lemos de Paula Maia (1a à direita).

 

Paulo André Nunes
Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660

 

Tags:Estado do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior observtorio Pesquisa do OVGAM integra relatório na III Marcha das Mulheres Indígenas, em Brasília
Próximo artigo Fachada sede do Governo Foto Bruno Zanardo Secom 300x200 1 Detran Amazonas leva serviços a centro de convivência na zona norte de Manaus

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 lrmbWq

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás
54135341679 ce8ece9ba8 c htUMIC

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 ODkPAF

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 ePJnba

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

8 meses atrás
Deusa da JustiC3A7a.2 J2LoHy

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 Ja73k7

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

8 meses atrás
Prazos supensC3A3o VOrc7S

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

8 meses atrás
usucapiC3A3o2 H7rDRp

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

8 meses atrás
54141948519 51f2085710 c 979H2E

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

8 meses atrás
01 Fachada TJAM euIhgd

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 6ZkANT

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

8 meses atrás
54139956828 eb59eaace5 c ZIVvt5

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

8 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?