Paulo Alexandre Barbosa: política externa interfere na realidade nacional
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados elegeu nesta quarta-feira (15), para presidente, o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), com 24 votos.
“A política externa dialoga com várias áreas e interfere na política interna, como vimos na pandemia de Covid-19 e agora com a guerra entre Rússia e Ucrânia, que afeta todos e impacta no fornecimento de defensivos agrícolas”, disse Alexandre Barbosa, ressaltando ainda o papel constitucional das Forças Armadas.
Ele agradeceu o apoio dos partidos que compõem a Federação PSDB-Cidadania e lembrou que a Comissão de Relações Exteriores da Câmara deverá ter neste ano atuação destacada na fiscalização da política nacional do setor de inteligência.
A escolha dos vice-presidentes ficou para outra reunião, ainda não marcada.
Perfil
Advogado, Alexandre Barbosa inicia o primeiro mandato na Câmara. Antes foi prefeito de Santos (SP) entre 2013 e 2020, secretário estadual e deputado estadual por dois mandatos.
O que faz a comissão
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional trata de temas de política externa, como relações diplomáticas, econômicas, culturais e científicas, tratados e acordos internacionais, entre outros, e da política de defesa nacional, incluindo atividades de informação e contrainformação e assuntos das Forças Armadas.
Reportagem – Ralph Machado
Edição – Marcelo Oliveira