Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Ouvidoria do TCE-AM realiza Roda de Cidadania sobre segurança e saúde mental na educação
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Ouvidoria do TCE-AM realiza Roda de Cidadania sobre segurança e saúde mental na educação
Judiciário

Ouvidoria do TCE-AM realiza Roda de Cidadania sobre segurança e saúde mental na educação

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 30 de agosto de 2023
5 Min Lidos
Compartilhar

Concluindo a primeira etapa do Programa de Formação de Agentes de Controle Social (Profac), a Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) promoveu, na manhã desta quarta-feira (30), a roda de cidadania “Diálogos da Educação: Cidadania, Segurança e Saúde Mental”. O evento reuniu representantes da sociedade civil, do poder público e da comunidade escolar para debater temas importantes para o desenvolvimento educacional.

O objetivo do debate foi a busca por soluções que otimizem a segurança nas escolas, promovam a cidadania e o respeito entre alunos e fortaleçam as ações relacionadas à saúde mental dos estudantes.

“Mais do que um espaço de ensino, a escola é o local onde crianças e adolescentes também desenvolvem sua identidade e sua visão de mundo. Por isso é importante que o ambiente seja de fato favorável ao bem estar e ao aprendizado”, afirmou o Ouvidor do TCE, conselheiro Josué Cláudio.

O debate foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Ouvidoria do TCE e contou com a participação de mais de 100 pessoas. A Ouvidoria do TCE promove o evento de forma regular, com o objetivo de discutir temas importantes para a sociedade e buscar soluções para os problemas que afetam a população.

O evento contou com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar do Amazonas, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Estadual de Educação (CEE) e de organizações da sociedade civil.

Os participantes discutiram temas como o papel da escola na prevenção da violência, a importância da educação para a cidadania, as ações de apoio à saúde mental dos estudantes e as políticas públicas de segurança escolar. Também foi abordada a importância da formação dos profissionais, o funcionamento dos laboratórios de informática e a efetivação da lei que prevê a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas, entre outros.

Representantes do setor de segurança pública debateram a efetividade de ações de estímulo à cidadania e fuga da violência e das drogas, entre eles o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à VIolência (Proerd), que acontece por meio de parceria entre a Polícia Militar do Amazonas com as escolas públicas e particulares amazonenses.

Durante o debate, os representantes das secretarias de educação destacaram também a importância da formação dos profissionais da educação para lidar com questões relacionadas à saúde mental dos alunos. Também foi enfatizado que a responsabilidade pelo diagnóstico e tratamento cabe a especialistas, como psicólogos, pedagogos e fonoaudiólogos, que compõem equipes multiprofissionais nas escolas. A formação dos docentes é voltada para a sensibilização e encaminhamento adequado dos casos.

O debate sobre a saúde mental nas escolas evidenciou a importância de políticas públicas e ações interdisciplinares para garantir o bem-estar dos alunos. A formação dos profissionais, o funcionamento dos laboratórios de informática e a efetivação da lei que prevê a presença de psicólogos e assistentes sociais são desafios a serem enfrentados. A sensibilização, a informação e a quebra de estigmas são fundamentais para promover um ambiente escolar saudável e acolhedor.

Rodas de Cidadania

O “Rodas de Cidadania” é uma iniciativa da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado, que complementa o Programa de Formação de Agentes de Controle Social (PROFAC), coordenado pela Escola de Contas Públicas desta Corte de Contas, visando à discussão relacionada ao tema, de modo que os participantes, em sua maioria, membros de organizações da sociedade civil, possam fazer eventuais questionamentos, expor demandas e propor soluções que otimizem o acompanhamento da gestão pública e a fiscalização popular dos recursos públicos

Tags:Estado do AmazonasFiscalizaçãoJustiçaPolíciaPolícia MilitarSegurança PúblicaTCE - Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. TCEViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Manaus

Semana do Controle Social inicia reunindo usuários, gestores e trabalhadores do SUS, da zona Oeste

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
Manaus

Alunos da rede municipal recebem ‘Relógio da Paz’ de projeto em parceria com Ministério Público

Por Redação Informe Digital
18 de novembro de 2024
Manaus

Visa Manaus alerta farmácias sobre atualização do cadastro no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados

Por Redação Informe Digital
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

Por
18 de novembro de 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus e TJAM iniciam tratativas para agilizar processos envolvendo pessoas idosas

Por Redação Informe Digital
18 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?