Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Oficina do Programa Orçamento na Escola 2025
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Oficina do Programa Orçamento na Escola 2025
Manaus

Oficina do Programa Orçamento na Escola 2025

10 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Com o tema “Gestão Financeira Escolar – Estratégias para o Sucesso”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realiza as oficinas do Programa Orçamento na escola (Proesc) 2025 nas sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da REDE municipal de educação. A meta é capacitar os gestores quanto à execução e prestação de contas de forma correta e transparente dos recursos do programa.  

As oficinas são promovidas pela coordenação do Proesc com a participação da Controladoria-Geral do Município (CGM), Gerência de Análise de prestação de contas (GAPC) e Comissão Permanente de Orientação e Monitoramento do Proesc (CPOM). A programação ocorre em tempo integral com orientações operacionais e estudos de casos para facilitar boas práticas de execução e prestação de contas. 

Em seu quinto ano de implantação, o programa, criado pela Semed, trabalha o fortalecimento da autonomia dos conselhos escolares e da descentralização de recursos para aquisições, serviços em equipamentos e infraestrutura das unidades de ensino da Semed. O programa atende 501 escolas municipais, beneficiando os 248.859 mil alunos da REDE.    

A coordenadora do Proesc, Jussara Marques, explica que o programa traz benefícios e autonomia para os gestores desenvolverem as prioridades e atividades nas referidas unidades de ensino.  

“Essa primeira parte é de orientação. Após esse momento, será realizado uma espécie de estudo de caso, onde será formado grupos com os gestores, e onde vamos analisar casos que aconteceram no decorrer do ano. Nesses estudos de casos, os gestores colocam a transparência, como o programa tem sido desenvolvido de acordo com as orientações. O Proesc a cada ano melhora os seus serviços para a comunidade de um modo geral”, completou Jussara.

Programação  

Nesta terça-feira, 25/3, a oficina foi realizada no auditório da DDZ Leste 1, bairro Armando Mendes, zona Leste. A divisão conta com 72 unidades de ensino e atende aproximadamente 21 mil alunos, desde as creches municipais até a educação de jovens e adultos (EJA).

O gerente administrativo Allan Andrade de Souza acompanhou de perto as atividades com os gestores e disse que as informações e orientações sobre o programa são essenciais para o avanço nas unidades de ensino.

“É muito importante para que a gente possa, junto com os nossos gestores, aprofundarmos quanto aos recursos municipais aplicados em nossas escolas para o produto final, que são os nossos alunos. Essa oficina vem passar para todos nós, de uma forma didática, os procedimentos que a gente tem que adotar para que os recursos sejam gastos de uma maneira eficaz e eficiente”, afirmou o gerente.

Participando pela segunda vez da oficina, o diretor André do Nascimento Rocha, da escola municipal professora Graciele Fernandes, bairro São José, zona Leste, destacou que são conhecimentos importantes para se trabalhar com alunos, que vão da educação infantil ao 1º ao 5º ano do ensino fundamental.  

“As informações que são repassadas, são boas para nos orientar de que forma a gente PODE utilizar esse dinheiro, ajudando a escola no aprimoramento, tanto de questões físicas, de estrutura, quanto de materiais. Esse trabalho é feito em conjunto, entre a equipe pedagógica, de professores e a comunidade. A gente faz reuniões com os professores e verificamos o que é necessário para utilizar dentro da escola”, salientou.  

A programação das oficinas do Proesc iniciou, no dia 12/3, com os gestores da REDE municipal de ensino, na DDZ Sul. As DDZs Oeste e Norte também já receberam o treinamento. Nesta quarta-feira, 26/3, será a vez da DDZ Leste 2, e na quinta-feira, 27/3, os diretores da DDZ Rural serão beneficiados.

— — —

Texto – Paulo Rogério Veiga/Semed  

Fotos – Divulgação/Semed (em anexo)

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjC6JNe

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Reforma administrativa da Prefeitura de Manaus é aprovada pela CMM para reforçar atendimento à população em áreas de grande interesse
Próximo artigo Setor industrial indica prioridades legislativas para o ano em sessão solene do Congresso

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus lança projeto de piquenique dominical no parque Cidade da Criança

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus libera piqueniques aos domingos com projeto Bora Merendar no Parque no Cidade da Criança

2 horas atrás

Pmm alerta para chuvas intensas nesta segunda-feira

3 horas atrás

Revitalização da Ponta Branca em Manaus devolve uso da praia à comunidade após limpeza e remoção de embarcações

17 horas atrás

Concursos Semmas e CGM mobilizam mais de 11 mil candidatos em provas aplicadas em Manaus no dia 25/1

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus avança na recuperação do sistema de drenagem da avenida Brasil no bairro Santo Antônio

19 horas atrás

Colônia de férias No Quintal do Parque reúne crianças e familiares em oficina criativa no Parque Cidade da Criança

1 dia atrás

Manaus muda endereços das unidades móveis da Saúde da Mulher e divulga cronograma de atendimento

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus retoma limpeza da drenagem profunda obstruída por lixo no Monte das Oliveiras

1 dia atrás

Sine Manaus oferece 348 vagas de emprego em Manaus com atendimento nesta segunda‑feira

1 dia atrás

Maria da Salete, residente da FDT por 32 anos, morre aos 88 anos em Manaus

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus inicia recuperação de rede de drenagem na avenida Brasil após chuvas intensas

2 dias atrás
Recuperação asfáltica na rua Águas Marinhas melhora tráfego na zona Leste de Manaus
Prefeitura de Manaus recupera drenagem profunda na avenida Curaçao após danos por chuvas e descarte irregular
Colônia de férias No Quintal do Parque reúne cerca de 40 crianças em Manaus com oficinas de Kung Fu e Yoga Kids
Chuvas em Manaus mobilizam Defesa Civil e geram 17 ocorrências atendidas até 23/1
Manaus conquista assento no Conselho Superior do CG-IBS e integra decisões da Reforma Tributária nacional
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?