Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Oficina do Programa Orçamento na Escola 2025
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Oficina do Programa Orçamento na Escola 2025
Manaus

Oficina do Programa Orçamento na Escola 2025

10 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Com o tema “Gestão Financeira Escolar – Estratégias para o Sucesso”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realiza as oficinas do Programa Orçamento na escola (Proesc) 2025 nas sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da REDE municipal de educação. A meta é capacitar os gestores quanto à execução e prestação de contas de forma correta e transparente dos recursos do programa.  

As oficinas são promovidas pela coordenação do Proesc com a participação da Controladoria-Geral do Município (CGM), Gerência de Análise de prestação de contas (GAPC) e Comissão Permanente de Orientação e Monitoramento do Proesc (CPOM). A programação ocorre em tempo integral com orientações operacionais e estudos de casos para facilitar boas práticas de execução e prestação de contas. 

Em seu quinto ano de implantação, o programa, criado pela Semed, trabalha o fortalecimento da autonomia dos conselhos escolares e da descentralização de recursos para aquisições, serviços em equipamentos e infraestrutura das unidades de ensino da Semed. O programa atende 501 escolas municipais, beneficiando os 248.859 mil alunos da REDE.    

A coordenadora do Proesc, Jussara Marques, explica que o programa traz benefícios e autonomia para os gestores desenvolverem as prioridades e atividades nas referidas unidades de ensino.  

“Essa primeira parte é de orientação. Após esse momento, será realizado uma espécie de estudo de caso, onde será formado grupos com os gestores, e onde vamos analisar casos que aconteceram no decorrer do ano. Nesses estudos de casos, os gestores colocam a transparência, como o programa tem sido desenvolvido de acordo com as orientações. O Proesc a cada ano melhora os seus serviços para a comunidade de um modo geral”, completou Jussara.

Programação  

Nesta terça-feira, 25/3, a oficina foi realizada no auditório da DDZ Leste 1, bairro Armando Mendes, zona Leste. A divisão conta com 72 unidades de ensino e atende aproximadamente 21 mil alunos, desde as creches municipais até a educação de jovens e adultos (EJA).

O gerente administrativo Allan Andrade de Souza acompanhou de perto as atividades com os gestores e disse que as informações e orientações sobre o programa são essenciais para o avanço nas unidades de ensino.

“É muito importante para que a gente possa, junto com os nossos gestores, aprofundarmos quanto aos recursos municipais aplicados em nossas escolas para o produto final, que são os nossos alunos. Essa oficina vem passar para todos nós, de uma forma didática, os procedimentos que a gente tem que adotar para que os recursos sejam gastos de uma maneira eficaz e eficiente”, afirmou o gerente.

Participando pela segunda vez da oficina, o diretor André do Nascimento Rocha, da escola municipal professora Graciele Fernandes, bairro São José, zona Leste, destacou que são conhecimentos importantes para se trabalhar com alunos, que vão da educação infantil ao 1º ao 5º ano do ensino fundamental.  

“As informações que são repassadas, são boas para nos orientar de que forma a gente PODE utilizar esse dinheiro, ajudando a escola no aprimoramento, tanto de questões físicas, de estrutura, quanto de materiais. Esse trabalho é feito em conjunto, entre a equipe pedagógica, de professores e a comunidade. A gente faz reuniões com os professores e verificamos o que é necessário para utilizar dentro da escola”, salientou.  

A programação das oficinas do Proesc iniciou, no dia 12/3, com os gestores da REDE municipal de ensino, na DDZ Sul. As DDZs Oeste e Norte também já receberam o treinamento. Nesta quarta-feira, 26/3, será a vez da DDZ Leste 2, e na quinta-feira, 27/3, os diretores da DDZ Rural serão beneficiados.

— — —

Texto – Paulo Rogério Veiga/Semed  

Fotos – Divulgação/Semed (em anexo)

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjC6JNe

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Reforma administrativa da Prefeitura de Manaus é aprovada pela CMM para reforçar atendimento à população em áreas de grande interesse
Próximo artigo Setor industrial indica prioridades legislativas para o ano em sessão solene do Congresso

Mais notícias desta categoria

Oficina de Monitoramento do Plano Plurianual mobiliza secretarias e capacita agentes para o PPA 2026–2029 em Manaus

39 minutos atrás

Aumento de alvarás de construção em Manaus registra 5% e quase 1 milhão de metros quadrados licenciados em 2025

1 hora atrás

Prefeitura de Manaus realiza visitas técnicas a garagens para programa de transporte inclusivo com capacitações

1 hora atrás

Prefeitura de Manaus embarga obra da Cigás na avenida José Henrique Bentes Rodrigues por descumprimento do projeto

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus reinaugura creche Tude Moutinho da Costa e amplia vagas na educação infantil

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica operação Transporte Legal e autua 4 veículos na avenida Cosme Ferreira

5 horas atrás

Manaus inicia ação educativa do IMMU sobre fiscalização eletrônica com 34 novos pontos antes de 1º de fevereiro

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus altera sentido viário da rua Nova no bairro Alvorada a partir de 20/1

6 horas atrás

Manaus registra aumento de denúncias de obras irregulares e obstruções de calçadas em 2025

7 horas atrás

Assistência social em Manaus amplia acolhimento e reinserção de pessoas em situação de rua com ações integradas diárias

11 horas atrás

Arena Mágica de Patinação encerra programação após 75 dias na Ponta Negra com arrecadação de 10 toneladas de leite

21 horas atrás

Manaus realiza recuperação asfáltica em Educandos e amplia obras nas zonas Sul e Centro-Sul

23 horas atrás
Unidade odontológica móvel amplia atendimento de saúde bucal para idosos da Fundação Dr. Thomas em Manaus
Prefeitura de Manaus realiza operação Orla Manaus Segura na zona Sul e atende 30 pessoas com serviços sociais
Prefeitura de Manaus abre o ano letivo 2026 na zona ribeirinha com investimentos em infraestrutura e tecnologia
Prefeitura de Manaus prorroga prazo do sorteio nas galerias populares até 6 de fevereiro
Procon Manaus recomenda regras a escolas privadas sobre matrículas, mensalidades e materiais para 2026
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?