Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Nupemec conclui nesta sexta-feira a etapa teórica do 2.º “Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores” de 2024  
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Nupemec conclui nesta sexta-feira a etapa teórica do 2.º “Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores” de 2024  
Gestão EstadualJudiciárioTribunal de Justiça

Nupemec conclui nesta sexta-feira a etapa teórica do 2.º “Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores” de 2024  

11 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Formação, na modalidade presencial, tem carga horária de 100 horas, incluindo a etapa prática e a teórica.

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Amazonas (Nupemec/TJAM) conclui nesta sexta-feira (21/06), a etapa teórica do “2.º Curso de Formação de Mediadores Judiciais de 2024”. Com carga horária de 100 horas – sendo 40 horas para a etapa teórica e 60 horas no módulo prático – o curso tem a participação de servidores e estagiários do Tribunal e segue o sistema pedagógico proposto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conforme explica o coordenador do Nupemec/TJAM, juiz Gildo Alves de Carvalho Filho, que é titular da 8.ª Vara de Família da Comarca de Manaus.

Realizada de forma presencial no auditório do Fórum Cível Des.ª Euza Maria Naice de Vasconcellos, a formação conta com a colaboração de instrutores em Mediação Judicial, como o próprio juiz Gildo Alves de Carvalho Filho; e os instrutores Raimundo Ilmar Lima Gadelha Júnior, Caelison Lima de Andrade. André Basílio Coelho Viana e Juliana Crespo Lins Medeiros Os participantes contam com o apoio de material didático digital e, ao final, receberão o certificado emitido por meio da plataforma ConciliaJud, do CNJ.

A formação teve início no último dia 7 de agosto e nesta sexta-feira, será concluída a etapa teórica. De setembro/2024 a fevereiro/2025 serão realizadas as etapas práticas do curso, com carga horária 60 horas). O Nupemec disponibilizou 32 vagas, que foram preenchidas por servidores e estagiários do Cejusc Cível, Cejusc Famílias, Varas de Família da capital e Vara de Órfãos e Sucessões.

O juiz Gildo Alves de Carvalho Filho afirmou que o grande objetivo da formação é apresentar aos participantes uma ferramenta, uma linguagem diferente: “para que possamos oferecer aos usuários do sistema de Justiça uma alternativa mais suave e mais efetiva, a fim de pôr fim à demanda de forma definitiva, fugindo do enfoque tradicional e oferecendo aos interessados a possibilidade da autocomposição, uma alternativa que atenda ao interesse de todos e que não gere o retrabalho, não gere a execução de acordos, não gere novos processos”, disse o magistrado.

Os cursos são realizados desde 2019 com o objetivo de formar pelo menos 30 mediadores e conciliadores por curso. No caso específico da formação que encerra a parte teórica nesta semana, metade da turma vai sair como mediadores e a outra metade, conciliadores. Desde 2010, o CNJ tem pedido que a atuação como mediador seja realizada a partir de um curso, sendo vedada a realização de uma audiência sem antes ter o treinamento. A meta é formar para cada Vara do Tribunal, um ou dois mediadores em cada um desses setores, o que auxiliará o Tribunal no cumprimento da Meta de conciliação. Como a cada dois anos os estagiários do Tribunal de Justiça do Amazonas são renovados há a necessidade de realização de novos cursos.

Princípios e regras

Conforme o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conciliadores e mediadores judiciais devem seguir os princípios éticos e as regras de conduta constantes do Código de Ética de Conciliadores e Mediadores Judiciais, instituído no Anexo III da Resolução n.º 125/2010/CNJ, bem como os contidos nos artigos 166 e 170 a 173, do Código de Processo Civil, e nos artigos 2.º, 5.º, 6.º e 7.º da “Lei de Mediação” (Lei n.º 13.140/2015).

Os princípios previstos nessas normas, são: informalidade; oralidade; confidencialidade; busca do consenso; boa-fé; imparcialidade; independência; isonomia entre as partes; autonomia da vontade; decisão informada; empoderamento; validação; respeito à ordem pública e às leis vigentes e competência. Dentre as regras de conduta destaca-se a necessidade de preenchimento de termo de compromisso antes do início do exercício das atividades de mediador judicial ou de conciliador e a assiduidade nas sessões.

O conciliador ou mediador é um terceiro imparcial que, com o emprego de técnicas autocompositivas, atuará na facilitação do diálogo entre as partes, estimulando o desenvolvimento de soluções. Firmará termo de adesão e compromisso para atuar nos Cejuscs, em Varas ou unidades judiciárias indicadas pelo Nupemec e atuará pelo prazo de 01 ano, permitida uma prorrogação por igual período, observados os critérios de conveniência e oportunidade para o TJAM, respeitando o termo de compromisso previamente assinado.

 

 #PraTodosVerem: Imagem principal da matéria traz o registro fotográfico dos participantes do “2.º Curso de Formação de Mediadores Judiciais de 2024”. Em primeiro plano, ao centro, de blazer azul escuro aparece o o coordenador do Nupemec/TJAM, juiz Gildo Alves de Carvalho Filho, que é titular da 8.ª Vara de Família da Comarca de Manaus – o magistrado posa para foto ladeado por servidores e estagiários que participam da atividade. 

 

Texto: Carlos de Souza

Fotos: Marcus Phillipe

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 993160660

 

 

Tags:AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Ejud disponibiliza curso de 2.º Grau do Projudi 4.0
Próximo artigo Cultura de Paz – Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAM reforça ações de prevenção ao bullying nas escolas

Mais notícias desta categoria

Conselho Participativo – Inscrições Abertas no Amazonas

19 horas atrás

Procon-AM notifica cinema – Entrada de alimentos externos

1 dia atrás

Incineração de Drogas: O Governo do Amazonas Age

1 dia atrás

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

8 meses atrás

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

8 meses atrás

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

8 meses atrás

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

8 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás

Graduandos em Pedagogia da Fametro visitam a Câmara Municipal de Manaus

8 meses atrás

Feira da Panair terá atividades suspensas entre os dias 18 e 20/11

Atendimento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na zona Leste

Prefeitura de Manaus realiza encontro sobre práticas pedagógicas inovadoras na educação infantil

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

Concurso público da Câmara: gabarito da prova objetiva será divulgado amanhã (19/11)

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?