A galeria Espírito Santo, localizada no centro da cidade, zona Sul, ganhou, nesta quarta-feira, 30/7, um ponto fixo de atendimento do Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus). O novo espaço, entregue pelo vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), Renato Junior, ao lado da presidente do órgão, Onilda Abreu, foi comemorado não só como avanço na descentralização do serviço, mas também como um gesto de cuidado com quem mais precisa entender e exercer seus direitos.
Na ocasião, representando o prefeito David Almeida, Renato Júnior disse que a escolha da galeria como sede da nova unidade não foi por acaso. “Foi feito um estudo para definir o local e a decisão foi técnica e sensível, porque aqui passa gente de todo canto, principalmente quem mais precisa”, afirmou.
O vice-prefeito ainda exaltou a atuação da equipe do Procon Manaus. “Aqui não tem vaidade e nem espaço para erro. O que existe é um aquário com vários peixes nadando, cada um no seu papel. E todos remando para proteger o consumidor”, comparou.
Renato também destacou a força feminina à frente do órgão. “A Onilda é técnica, firme e acolhedora. E o Procon é isso, um espaço onde quem não sabe nem como explicar o que está sentindo encontra alguém que entende, acolhe e resolve”, assegurou.
O espaço, que funciona das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, é o segundo ponto físico do Procon Manaus na capital, que já possui uma sede no shopping Phelippe Daou. Desde dezembro de 2023, os dois pontos somam mais de 5 mil atendimentos. Mas, como lembrou a presidente do órgão, Onilda Abreu, o desafio vai muito além dos números.
“Nosso objetivo é descentralizar o atendimento, mas também mudar a cultura. Muita gente ainda não sabe que tem direito, ou não sabe como buscar ajuda. E o Procon está aqui para acolher, orientar, resolver”, ressalta a presidente.
A nova unidade pretende facilitar o acesso e reduzir o tempo de espera para a população, especialmente a que circula pelo Centro. E o impacto é duplo, além de atender consumidores, também movimenta a economia local. “Cada novo serviço instalado aqui dentro fortalece as vendas dos permissionários e atrai mais público para a galeria”, avalia o diretor administrativo das Galerias Populares da Secretaria Municipal do trabalho, empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Marquinho Maia.
A estrutura reforça ainda projetos como o “Procon Manaus nos Bairros”, ação itinerante que leva atendimento às comunidades e, neste ano, já passou pelo Japiim, zona Sul. Nos anos anteriores, o projeto esteve em bairros como Cidade Nova, zona Norte; Flores, zona Centro-Sul; Centro, zona Sul; Tarumã, zona Oeste; e Viver Melhor 2, zona Norte, sempre com foco em ampliar o acesso à informação e aos canais de resolução de conflitos. Já o “Negocia Manaus”, feirão realizado em março, resultou em mais de 600 acordos formalizados e mostrou o potencial de parcerias estratégicas para devolver dignidade financeira aos consumidores.
Conforme a Onilda, os dados oficiais mostram que 78% das famílias brasileiras estão endividadas. “Não queremos apenas resolver conflitos. Queremos educar, ensinar desde cedo o consumo consciente, o planejamento financeiro. Por isso, levamos o Procon Manaus às escolas e desenvolvemos ações que vão muito além da fiscalização. São projetos de cidadania”, explica.
Para ser atendido, o consumidor deve levar RG ou CNH, CPF, comprovante de residência e documentos relativos à queixa. “E deve levar, principalmente, a disposição para não aceitar mais o papel de vítima. Você não está sozinho. E agora, está ainda mais perto da ajuda”, finalizou a presidente do Procon Manaus.

— — —
Texto – Alessandra Taveira/Vice-Prefeito
Fotos – Carlos Oliveira/Vice-Prefeito e Clóvis Miranda/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCoRo8