Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: No Amazonas, campanha de vacinação contra a raiva dos herbívoros segue até novembro em seis municípios
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > No Amazonas, campanha de vacinação contra a raiva dos herbívoros segue até novembro em seis municípios
Governo do Amazonas

No Amazonas, campanha de vacinação contra a raiva dos herbívoros segue até novembro em seis municípios

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Ao longo da campanha, devem ser imunizados todos os bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos existentes nas propriedades

FOTO: Divulgação/Adaf

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) alerta os criadores dos municípios de Autazes, Careiro, Santo Antônio do Içá, Tefé, Urucará e Urucurituba, onde a vacinação contra a raiva dos herbívoros é obrigatória, que a campanha de vacinação seguirá até o dia 30 de novembro. Ao longo da campanha, devem ser imunizados todos os bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos existentes nas propriedades.

Realizada a vacinação, os criadores deverão fazer a notificação do procedimento junto à Adaf até o dia 15 de dezembro. Nesta etapa, basta apresentar a nota fiscal de aquisição da vacina e informar a data da vacinação, bem como o número de animais vacinados, por espécie. A vacinação compulsória, nestas cidades, acontece no intervalo de 1º de janeiro a 31 de maio, mas neste ano, devido à baixa disponibilidade de vacinas contra a doença nestes municípios, foi estendida até novembro.

Os produtores que não vacinarem seus rebanhos durante a etapa obrigatória de vacinação terão seus animais submetidos à vacinação assistida por servidor da Adaf, sem prejuízo de outras sanções cabíveis indicadas na legislação. Além disso, a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) somente será realizada após comprovação da vacinação contra raiva.

Responsável por preservar o patrimônio animal e vegetal do Amazonas, a Adaf é o órgão estadual que executa o Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros e outras Encefalopatias, do Ministério da agricultura e pecuária (Mapa). As ações do PNCRH têm como objetivo baixar a prevalência da doença na população de animais de produção do Brasil e fomentar a não convivência com a doença.

FOTOS: Divulgação/Adaf

A Adaf, por meio de sua Gerência de Defesa Animal (GDA) promove também iniciativas de educação sanitária; cadastramento e monitoramento de abrigo de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue); vigilância em áreas ou propriedade de risco; atendimento aos focos da doença; capturas de morcegos; e a vacinação dos rebanhos.

Captura de morcegos

De 21 a 25 de agosto, servidores da Adaf estiveram no município de Careiro percorrendo propriedades para a captura de morcegos hematófagos. No total, foram visitadas quatro propriedades e 31 morcegos foram capturados, atendendo uma notificação recebida pela autarquia.

O controle de morcegos hematófagos em propriedades rurais onde há incidência de ataques é realizado de forma periódica, com aplicação de pasta vampiricida, que é a melhor estratégia para o controle do vetor da raiva dos herbívoros. Durante a ação no Careiro, o médico veterinário da Adaf, Leonardo Assis, e servidores do escritório local também fizeram um trabalho de educação sanitária junto aos produtos das propriedades visitadas.

“Um ponto positivo verificado é que, durante a ação, não identificamos sintomatologia neurológica nos animais atacados naquela região. Um dos fatores da não sintomatologia PODE ser o fato de todos os animais estarem vacinados contra a raiva”, destacou o médico veterinário.

Os servidores da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) Careiro também foram treinados para a captura de morcegos.

A doença

A raiva é uma zoonose (doença que PODE ser transmitida de animais para humanos) causada por um vírus, quase sempre letal, que afeta o sistema nervoso central e evolui rapidamente. Todos os mamíferos (domésticos, silvestres ou de produção) podem ser infectados e passar a doença, sendo o morcego hematófago um dos principais transmissores no ciclo rural.

FOTO: Divulgação/Adaf

Caso a população identifique a existência de abrigo de morcegos e mordidas em animais de produção, a Adaf deverá ser notificada imediatamente. A comunicação PODE ser feita pessoalmente em um dos escritórios locais da Adaf, pelo telefone (92) 99380-9174 ou pelo e-mail Ouvidoria@adaf.am.gov.br.

O post No Amazonas, campanha de vacinação contra a raiva dos herbívoros segue até novembro em seis municípios apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasAutazesCareiroEstado do AmazonasSanto Antônio do IçáTeféUrucaráUrucurituba
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior
Próximo artigo

Mais notícias desta categoria

Embarcação premiada do Ipem-AM integra ações do Inmetro na COP-30

31 minutos atrás

Ministério da Justiça aponta eficácia na aplicação dos recursos enviados à SSP-AM

1 hora atrás

Ministério da Justiça e a eficácia na segurança pública

1 hora atrás

Diário Oficial do Amazonas celebra 132 anos de transparência e inovação

2 horas atrás

Diário Oficial do Amazonas celebra 132 anos de transparência e inovação

2 horas atrás

PC-AM divulga imagem de homem procurado por roubo em unidade de saúde na zona leste

2 horas atrás

PC-AM divulga imagem de homem procurado por roubo em unidade de saúde na zona leste

2 horas atrás

Em dez meses, Polícia Militar do Amazonas registra aumento de 71,9% na captura de foragidos da Justiça

2 horas atrás

FCecon dá início ao 8º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia

17 horas atrás

Cigás promove o 11° simulado de emergência para aprimorar protocolos de segurança do gás natural

19 horas atrás

Governador Wilson Lima apresenta novos serviços do Detran-AM e realiza entrega a motofretistas

19 horas atrás

Fepiam projeta novas etapas para valorizar o artesanato indígena, após R$ 130 mil em negócios no Alto Solimões

19 horas atrás
Sine Amazonas divulga 239 vagas de emprego para esta quinta-feira
Com processo inédito de lavagem em estrutura móvel, empresa de pescado levará ao consumidor peixe fresco com qualidade e rastreabilidade garantidas
Com apoio do Governo do Amazonas, Itacoatiara recebe simpósio sobre inovação na área da computação
Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+ terá 9ª edição realizada na sexta-feira
Campanha Nota Fiscal Amazonense chega ao 100º sorteio e divulga lista de ganhadores
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?