Professores participam da iniciativa, que também deve abranger pais de alunos em etapa futura do projeto.
Na Comarca de Careiro Castanho/AM, após reunião com gestores das escolas, com a secretária municipal de Educação, Mara Alves de Lima, e com a coordenadora regional de Educação, Pedrina Maria Brito dos Anjoslocal, o juiz de Direito Rivaldo Norões esteve na terça-feira (14/06) na Escola Municipal João Lobo para falar diretamente com a gestora, Marcela Hortencio de Lima, e com professores da unidade.
A motivação do magistrado, que também é professor, ocorre pela identificação de problemas como a questão das drogas e da grande quantidade de atos infracionais cometidos por menores de idade no Município.
Desse encontro, do qual participaram cerca de 50 professores, o juiz destaca a oportunidade de tomar conhecimento dos principais problemas enfrentados na escola em relação às questões, com relatos dos profissionais sobre o que já passaram, dúvidas sobre como agir, consequências penais e prevenção. O magistrado relatou ainda a receptividade e o interesse dos docentes em fazer com que as coisas aconteçam para melhorar a situação vivenciada na escola e na vida dos jovens.
A partir da próxima semana, outras escolas devem ser visitadas para reunião inicial com os professores de cada unidade. Depois, o projeto seguirá com um ciclo de palestras com os jovens para conversar sobre questões como drogas e relações familiares.
E, em outro momento, os encontros devem ser feitos com os pais, nas mesmas escolas, para abordar a relação com filhos e também tratar sobre violência doméstica, tendo em vista a realização de mais uma edição da campanha “Justiça pela Paz em Casa”, no mês de agosto deste ano.
“Vai ser muito produtivo esse projeto, pensando em um trabalho de conscientização dos jovens do Município, visando a melhorar as relações familiares e o combate às drogas. Importante demais essa parceria do Poder Judiciário local com as Secretarias de Educação Municipal e Estadual e com os gestores das escolas. Temos o objetivo de aprimorar o ambiente escolar, evitando problemas futuros para a comunidade e também evitando o envolvimento desses jovens com a criminalidade”, destaca o magistrado Rivaldo Norões.
Patrícia Ruon Stachon
Foto: acervo da comarca
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]