sexta-feira, 11 de setembro de 2026
Política Municipal

Manaus envia 330 toneladas para concluir obras de escolas ribeirinhas e ampliar atendimento na zona rural

55522971939_bd862233b2_c

Prefeitura de Manaus encaminhou 330 toneladas de materiais para concluir as obras de duas escolas na margem esquerda do rio Amazonas.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), enviou, nesta sexta-feira, 11/9, um novo lote com 330 toneladas de materiais de construção para a conclusão das obras das escolas municipais Luiz Alberto Castelo, na comunidade Caramuri, e São Jorge, na comunidade do Lago Arumã, ambas na margem esquerda do rio Amazonas. O carregamento seguiu por transporte fluvial e exigiu deslocamento de 15 a 18 horas até o desembarque nas comunidades.

Envio e logística

O carregamento inclui tijolos, telhas termo acústicas, forro, seixo, areia, massa e tintas. O material servirá para estruturar a cobertura e executar a fase de acabamento das unidades, alcançando cerca de 80% de execução das obras, segundo a Semed. O subsecretário de Infraestrutura e Logística, Geison Maicon, foi o responsável por coordenar o transporte do material.

O embarque das estruturas foi acompanhado pelo secretário de Educação, Arone Bentes, e pelos subsecretários Luciano Mota (Administração e Finanças) e Denízia do Monte (Gestão Escolar). A operação exigiu planejamento e trabalho em turnos, inclusive durante o período noturno, conforme a gestão municipal.

Estrutura e atendimento

As novas construções de alvenaria substituirão prédios de madeira e vão oferecer quatro salas de aula climatizadas, biblioteca, sala de recursos, sala de professores, banheiros adequados e conectividade à internet. O investimento integra a iniciativa de transformar as últimas nove escolas de madeira ou mistas na zona ribeirinha em escolas de alvenaria.

O aporte também ampliou o atendimento na zona rural de 8,5 mil estudantes em 2021 para mais de 12 mil atualmente, conforme dados da Secretaria Municipal de Educação.

“Esse é o esforço da administração municipal para que a gente elimine as escolas de madeira e proporcione prédios de alvenaria com maior conforto para as nossas crianças. O material enviado garante a cobertura e o acabamento das escolas Luiz Alberto e São Jorge, permitindo oferecer uma educação de qualidade para alunos da educação infantil e do ensino fundamental na própria comunidade”, destacou o secretário Arone Bentes.

“Com o aporte tecnológico e a chegada da internet, essas escolas se tornam centros de integração para toda a comunidade. É um trabalho desafiador de logística, realizado inclusive durante o período noturno, para garantir que as obras não parem”, acrescentou Bentes.

Soma de remessas

A nova remessa soma-se às outras duas realizadas neste ano, em março e maio, que juntas equivalem a 980 toneladas de materiais de construção enviadas para a zona ribeirinha. No total, a gestão chega ao número de 1.310 toneladas de itens destinados à conclusão dessas escolas de alvenaria.

Texto – Geraldo Farias/Semcom

Fotos – Valdo Leão/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjD4L8c

Assuntos nesse artigo:
#manaus, #semed, #escolasribeirinhas, #escolasdealvenaria, #zonaribeirinha, #luizalbertocastelo, #saojorge, #caramuri, #lagoaruma, #materiaisdeconstrucao, #infraestrutura, #educacao, #aronebentes, #logistica, #transportefluvial, #internet, #familiasribeirinhas, #salasdeaula, #biblioteca, #ensinofundamental