Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Manaus anuncia seminário nacional para cobrar justiça tributária e equidade no financiamento municipal
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Manaus anuncia seminário nacional para cobrar justiça tributária e equidade no financiamento municipal
Manaus

Manaus anuncia seminário nacional para cobrar justiça tributária e equidade no financiamento municipal

3 semanas atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Prefeito David Almeida anuncia em live que Manaus será sede de seminário nacional sobre justiça tributária e equidade no financiamento municipal.

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, nesta terça-feira, 2/12, durante uma live transmitida direto de Brasília (DF), que a capital amazonense sediará um seminário nacional sobre justiça tributária e equidade no financiamento municipal. O evento reunirá prefeitos, vereadores, governadores, senadores, deputados federais e especialistas de todo o Norte e Nordeste, conforme o anúncio feito durante reunião da Frente Nacional de Prefeitos.

Anúncio e objetivo

O anúncio foi feito após apresentação do painel do Indicadores de Financiamento e Equidade Municipal (Ifem) na Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Segundo a prefeitura, o seminário visa consolidar Manaus no debate sobre o pacto federativo e articular uma frente ampla para cobrar do Governo Federal correções nas distorções tributárias que afetam a Amazônia.

David Almeida afirmou que “Manaus não aceita mais ser tratado como município de segunda classe. É hora de corrigir 60 anos de injustiças”. Ele esteve acompanhado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Marcos Rotta; pelo secretário municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis; pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador David Reis; e pelo chefe do Escritório de Representação de Manaus em Brasília, Alexis Kotsifas.

Dados do Ifem

De acordo com o Ifem, o cenário aponta desigualdade profunda que atinge a região Norte há mais de 60 anos. O painel mostrou que 92% dos municípios brasileiros recebem proporcionalmente mais recursos que Manaus; no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Manaus é pior financiada que 98% das cidades; no Sistema Único de saúde (SUS), a capital amazonense está atrás de 99% dos municípios; na educação, 95% das cidades recebem mais que Manaus; e na compensação financeira por recursos naturais, Manaus fica atrás de 98% dos municípios brasileiros.

Mapa de calor e desigualdade regional

O Ifem apresentou um mapa de calor que evidencia as desigualdades: Sul, Sudeste e Centro-Oeste aparecem em verde, indicando melhor financiamento; Norte e Nordeste surgem quase inteiros em vermelho, representando subfinanciamento crônico. Segundo o prefeito, esse quadro explica por que regiões inteiras enfrentam mais dificuldades em educação, saúde e infraestrutura.

“Não é incompetência. É subfinanciamento. É desigualdade. É isso que estamos enfrentando de frente”, declarou David Almeida, ao defender a UNIÃO entre Norte e Nordeste para reverter a situação.

Articulação e participantes previstos

Com o seminário marcado para Manaus, o prefeito pretende articular uma força suprapartidária envolvendo prefeitos dos 61 municípios do Amazonas; prefeitos de todo o Norte e Nordeste; senadores do Amazonas; a bancada de deputados federais; assembleias legislativas; e especialistas em federalismo fiscal e financiamento público. O anúncio ressaltou a participação de agentes políticos e técnicos para construir propostas e cobrar medidas no âmbito federal.

“Não queremos privilégio. Queremos igualdade. Queremos o mesmo tratamento tributário dado a municípios do Sul e Sudeste”, afirmou Almeida, ao classificar a pauta como de interesse nacional.

Zona Franca e o futuro econômico

O prefeito também destacou que a Zona Franca de Manaus está garantida constitucionalmente até 2075, mas disse que o futuro econômico do estado exige outro pilar: a equidade tributária. “O terceiro ciclo econômico do Amazonas está aqui: na equidade tributária. Sem isso, não há modelo de desenvolvimento capaz de sustentar nosso estado pelas próximas décadas”, declarou.

Ao encerrar a transmissão, David Almeida afirmou: “Estou voltando para Manaus esperançoso, determinado e consciente da responsabilidade histórica que assumimos hoje. Vamos liderar essa pauta nacional. Vamos unir o Norte e o Nordeste. Vamos corrigir o que foi distorcido por seis décadas. E vamos garantir, finalmente, igualdade para o povo da Amazônia.”

Texto – Emanuelle Baires / Semcom-Prefeito

Fotos – Divulgação / FNP

Publicado em –

Assuntos nesse artigo:

#Manaus, #davidalmeida, #justicatributaria, #equidade, #financiamentomunicipal, #ifem, #frentenacionaldeprefeitos, #norte, #nordeste, #pactofederativo, #fpm, #sus, #educacao, #zonafrancademanaus, #compensacaofinanceira, #amazonia, #seminario, #prefeitos, #brasilia, #desigualdade

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PC-AM divulga imagem de motorista de aplicativo procurado por estupro de adolescente de 13 anos
Próximo artigo Manaus amplia oferta de práticas integrativas e complementares em 80 unidades da Semsa para reforçar atenção básica

Mais notícias desta categoria

Atenção primária de Manaus registra 2,2 milhões de receitas atendidas e amplia fornecimento de medicamentos em 2025

13 horas atrás

Chuvas em Manaus deixam infiltração, desabamento e rompimentos de bueiros até 24/12, diz prefeitura

2 dias atrás

Prefeito David Almeida participa de café natalino no Centro Pop e reafirma ações de acolhimento em Manaus

2 dias atrás

Natal da Fundação Dr. Thomas reúne 153 idosos em evento de confraternização em Manaus

2 dias atrás

Fiscalização de alimentos em Manaus na operação Natal com Saúde descarta 688 quilos impróprios

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda na rua Negreiro Ferreira para melhorar escoamento e mobilidade

2 dias atrás

Rede municipal de saúde de Manaus registra mais de 3,1 milhões de atendimentos em 2025 e amplia a atenção primária

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção da drenagem profunda na rua Rio Içá no Vieiralves

3 dias atrás

Manaus testa projeto-piloto de organização de cabos aéreos para reduzir poluição visual e riscos

3 dias atrás

Semulsp retira 3.495 toneladas e consolida limpeza hídrica permanente na orla do rio Negro em 2025

3 dias atrás

Proben+ abre credenciamento para empresas oferecerem descontos a servidores da Educação de Manaus por 12 meses

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus mantém serviços essenciais de saúde e assistência durante o feriado de Natal

3 dias atrás
Prefeitura de Manaus inicia rematrícula automática na rede municipal para o ano letivo de 2026
Vacinação contra o HPV em Manaus é prorrogada até o primeiro semestre de 2026 e continuará disponível nas salas do SUS
Implurb registra aumento nas análises da CTPCU e fortalece planejamento urbano de Manaus entre janeiro e novembro de 2025
Manaus inicia projeto de restauração ecológica produtiva para recuperar 70 hectares e apoiar comunidades tradicionais
Guarda Municipal de Manaus amplia efetivo com 127 novos formados e lança operação de fim de ano
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?