O mês de maio também é marcado com uma cor especial, o laranja, simbolizando o enfrentamento e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. E para isso, a Prefeitura de Boa Vista capacitou nos dias 25 e 26 gestores, vice-gestores, coordenadores pedagógicos e servidores com a proposta de identificar e dialogar crianças que podem estar passando por situações de violência. Uma iniciativa da Gerência de Apoio Pedagógico e Psicossocial – GAPPS, da Secretaria Municipal de Educação.
A capacitação segue o tema da campanha Maio Laranja, “Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, com objetivo de mostrar à sociedade que cuidar da população infanto-juvenil também é garantir uma vida sem violência. Psicólogos da rede municipal e coordenadores do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) auxiliaram nessa iniciativa.
“Precisamos sensibilizar a equipe gestora das escolas para acolher essas revelações espontâneas de violência e fazer todo o procedimento de acionar de imediato o conselho tutelar, a proteção por lei a essas crianças e principalmente oferecer nossa rede apoio psicológico. Juntos podemos mudar a realidade dessas pessoas ainda vulneráveis”, disse a psicóloga Natasha Lippel, uma das palestrantes.
A Lei 13.431/2017, que visa promover a proteção integral das crianças e adolescentes, a estimular ações e estratégias de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes também foi abordada durante o evento. A coordenadora pedagógica Ione Andrade tem 10 anos trabalhando com crianças e adolescentes e sabe que o diálogo é fundamental com esse público.
“Com muitos anos dedicados na área da educação, o que eu sempre tive comigo foi saber me comunicar com esse público. É fundamental para se ter uma abertura e descobrir se tem algo de errado. Ações como essa só nos auxiliam a ser melhores gestores para nossas crianças e evitar o pior”, disse a coordenadora.
Atualmente, a prefeitura atende a rede municipal de ensino com 123 escolas e todas contam com o auxílio de uma equipe pedagógica, agora ainda mais capacitada. “Nossa atuação dentro da escola é fundamental. Somos nós que recebemos as crianças, que estamos com elas por horas e principalmente levando conhecimento. Papel fundamental para o desenvolvimento saudável e a rede municipal está capacitada”, afirma a gerente de apoio pedagógico, Jaqueline Nunes.
“A SMEC conta atualmente com 123 escolas, e a secretaria conta com uma Gerência de Apoio Pedagógico e Psicossocial, onde há uma equipe multidisciplinar de psicólogos, assistentes sociais e psicopedagogos, que atuam em diversas demandas psicossociais nestas unidades. No entanto, alguns sinais comportamentais, emocionais ou cognitivos acabam ficando evidentes, o que destaca a importância de o educador, que atua diretamente na escola, estar atento a quaisquer mudanças no comportamento da criança; na qual mudanças repentinas indicam que há algo de errado, que pode ser violência sexual ou outra situação”. Afirma a Gerente de Apoio Pedagógico e Psicossocial da SMEC, Jaqueline Nunes.
______________________
LINK DAS FOTOS (Créditos):
Andrezza Mariot – https://flic.kr/s/aHBqjzRArx