Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Maio Amarelo: SES-AM registra queda em atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito em Manaus, mas números seguem altos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Maio Amarelo: SES-AM registra queda em atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito em Manaus, mas números seguem altos
Governo do Estado

Maio Amarelo: SES-AM registra queda em atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito em Manaus, mas números seguem altos

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos


Há 39 minutos
Por Agência Amazonas

O mês de maio é dedicado à segurança no trânsito e prevenção contra acidentes

FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMA Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) registrou queda de 32% no número de atendimentos de pacientes vítimas de acidentes de trânsito, nos primeiros quatro meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021, nos três Hospitais e Prontos-Socorros (HPSs) adultos de Manaus. Neste mês, dedicado à prevenção e segurança no trânsito durante a campanha Maio Amarelo, a pasta busca conscientizar a população.

O número de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito caiu de 4.395 no ano passado, entre janeiro a abril, para 3.001 neste ano, de janeiro a 27 de abril. A queda deve-se, principalmente, à redução dos acidentes envolvendo motocicletas, que foi de 43,4%, saindo de 3.062 para 1.733 entradas nos HPSs João Lúcio, 28 de Agosto e Platão Araújo.

Porém, houve aumento de 44% das vítimas de acidentes de carro, saltando de 431 para 621 atendimentos. Os atropelamentos também apresentaram queda de 35,4% e ainda 16,9% dos acidentes foram com causa não especificada.

Apesar do resultado parecer favorável, os números seguem altos e são preocupantes, porque geram aumento da taxa de ocupação dos leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na capital. Em 2021, mesmo com a alta dos casos de Covid-19, as internações causadas pelos acidentes de trânsito seguiam em ritmo de igualdade de ocupação dos leitos.

O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, chama atenção da população para manter a prudência no trânsito para evitar riscos a sua vida e a de outras pessoas.

“Os hospitais e prontos-socorros sempre estarão à disposição da população, mas todos precisam entender que, quanto mais imprudência no trânsito, maior é a sobrecarga nas unidades de saúde em decorrência dos acidentes. Acompanhamos, diariamente, os indicadores; e contamos com a continuidade da redução nas taxas para conseguirmos atender e prestar a assistência em outras demandas”, ressaltou o secretário.

Assistência – A secretária executiva adjunta de Urgência e Emergência da SES-AM, Glenda Freitas, afirma que os números aparentam ser positivos, mas os casos de acidentes de trânsito seguem mantendo as taxas de permanência de ocupação de leitos elevadas nos hospitais, mesmo com a pasta adotando medidas para rotatividade dos leitos, como o projeto gira-leito.

“A secretaria possui o plano gira-leito, que visa reduzir a espera por procedimentos ortopédicos, mas continuamos sentindo um impacto, pois esses pacientes que são vítimas de acidentes de trânsito, apesar da redução dos atendimentos, precisam passar por até três cirurgias para recuperação, o que impacta na taxa de permanência e mantém a taxa de ocupação elevada dos leitos ortopédicos”, explicou Glenda.

FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMLevantamento – Em 2020, foram realizados 13.954 atendimentos por acidentes de trânsito nos três HPSs de Manaus, foram 8.966 acidentes de moto, 1.401 de carro, 2.659 por outros acidentes de trânsito não especificados e 928 atropelamentos por carro.

Em 2021, estas unidades registraram 14.809 atendimentos de pessoas vítimas de acidentes de trânsito, sendo 9.775 por acidente de moto, 1.885 de carro, 2.208 outros acidentes de trânsito não especificados e 941 atropelamentos.

Tags:AcidentesGovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoManausWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Dia do Trabalhador: Serviço público do Governo do Amazonas tem alcançado conquistas históricas desde 2019
Próximo artigo Sine Amazonas divulga 90 vagas de emprego em diversas áreas para esta segunda-feira (02/05)

Mais notícias desta categoria

Amazonas na Feira Internacional de Turismo de Madri

2 anos atrás

Três homens foram detidos por furto durante o fim de semana em Manaus

3 anos atrás

Em Manaus, PM prende dois homens e apreende dois adolescentes com entorpecentes

3 anos atrás

Policiais da Força Tática prendem dois homens e apreende adolescente na zona norte de Manaus

3 anos atrás

Rocam prende dois homens com armas e drogas em Manaus e na Região Metropolitana

3 anos atrás

Mais de 65 quilos de drogas são apreendidos durante operação Hórus em Tabatinga

3 anos atrás

Estudo avalia o desempenho produtivo da cafeicultura no Amazonas

3 anos atrás

Atendimento 190 recebe reforço de novos profissionais

3 anos atrás

Resíduos de sementes do guaraná podem servir como alternativa na produção do etanol

3 anos atrás

Batalhão Ambiental intensifica operação Pantera nas rodovias e na orla de Manaus

3 anos atrás

Boletim: Amazonas atualiza cenário da Covid-19 neste domingo (24/07)

3 anos atrás

JEA’s 2022: Estudante da rede estadual conquista medalha de ouro na modalidade de Natação Infantil

3 anos atrás

Agentes da SSP-AM apreendem sete quilos de drogas no Porto de Manaus

Paciente ganha festa de aniversário em novo projeto de humanização do Hemoam

UEA realiza Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia de 27 a 29 de julho

Procon-AM alerta que instalação de ‘medidores aéreos’ de energia está proibida no Amazonas

JEAs 2022: gêmeos de Boa Vista do Ramos vencem concorrentes e se classificam para vôlei de praia em jogos nacionais

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?