Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Magistrados do TJAM prestigiam abertura do Ano Letivo da Escola de Contas Públicas, no TCE/AM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Magistrados do TJAM prestigiam abertura do Ano Letivo da Escola de Contas Públicas, no TCE/AM
Judiciário

Magistrados do TJAM prestigiam abertura do Ano Letivo da Escola de Contas Públicas, no TCE/AM

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos
Contas

Contas

Além da presidente da Corte, desembargadora Nélia Caminha Jorge, participaram do evento o diretor da Esmam, desembargador Flávio Pascarelli,  bem como juízes e juízas do TJAM.


Contas2

Contas3A presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Nélia Caminha Jorge, participou na manhã desta sexta-feira (03/03) da abertura do Ano Letivo 2023 da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Amazonas (ECP/TCE/AM). O evento foi realizado no auditório da Corte de Contas, no bairro Adrianópolis.

A presidente compôs a mesa de autoridades do evento, que também teve na composição o diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), desembargador Flávio Pascarelli; os ministros do Tribunal Superior Eleitoral, André Ramos Tavares e Carlos Bastide Horbach; do presidente da Corte de Contas amazonense, conselheiro Érico Desterro, que conduziu a solenidade; e do coordenador da ECP/TCE/AM, conselheiro Mário de Mello, entre outras autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário amazonense.

A abertura do Ano Letivo foi marcada pelo seminário “Direito Eleitoral”, com palestras apresentadas pelos ministros Carlos Bastide Horbach e André Ramos Tavares, que abordaram o tema “Inelegibilidades e o papel dos Tribunais de Contas”, seguido de um debate sobre a Lei da Ficha Limpa e o Direito à Boa Governança, conduzido pela assessora-chefe da Procuradoria Regional Eleitoral, Milena de Paiva Milon, e pelo procurador regional da República, André de Carvalho Ramos. O evento ainda teve um debate sobre o Controle de Contas e Eleições com a participação do diretor da Escola de Direito da Alfa Educação (Unialfa/Fadisp), Thiago Matsushita, do coordenador da Pós-Lato da Unialfa/Fadisp, Júlio César de Oliveira Velloso e do coordenador dos cursos da Unialfa/Fadisp, Lauro Ishikawa.

A presidente Nélia Caminha ressaltou a importância da ECP/TCE/AM na capacitação e na formação dos servidores e demais profissionais com atuação no segmento de contas públicas. “E achei perfeita a colocação do conselheiro Mário de Mello, de que ‘quanto mais escolas, menos presídios’”, comentou a desembargadora.

Segundo o conselheiro Mário de Mello, abrir o Ano Letivo com um seminário sobre Direito Eleitoral traz à tona um tema bastante atual para a sociedade. “É uma alegria muito grande trazer esse tema extremamente contemporâneo e que tem tudo a ver com o Tribunal de Contas. Ficamos lisonjeados com nomes assim de alta referência do Tribunal Superior Eleitoral dando início ao nosso Ano Letivo da Escola de Contas. Temos uma gama muito grande de cursos e todos eles voltados basicamente para o gestor, jurisdicionado e sociedade. Nossa expectativa é muito positiva e já iniciamos o ano com o pé direito com esse grande seminário e o primeiro módulo do nosso MBA”.

De acordo com o ministro do TSE, André Ramos Tavares, o tema tratado por ele e pelo também ministro Carlos Bastide Horbach, sobre “Inelegibilidades e o papel dos Tribunais de Contas”, está atrelado à temática da democracia. “Hoje falamos aqui no Tribunal de Contas do Amazonas sobre uma intersecção que existe para a própria democracia que é o julgamento das contas pelo Tribunal de Contas a servir como um início de uma possível inelegibilidade . O tema, o entroncamento entre Tribunal de Contas e a Justiça Eleitoral se dá por um dos caminhos que é exatamente o tema das inelegibilidades, hoje compreendida como um instrumento de tutela da democracia”, explica Tavares.

O presidente do TCE/AM, conselheiro Érico Desterro, ressaltou a importância da prestação de contas por parte dos gestores e a reflexão que deve ser feita acerca do seminário sobre Direito Eleitoral. “Antes de qualquer outra obrigação o gestor público, que tem muitas obrigações, tem na maior delas a prestação de contas de seus atos. Estar sempre preparado para prestar contas e de como gere os recursos públicos que são entregues pela população, pela sociedade. Ressalto a importância deste seminário e acredito que é um momento importante para reflexão a nós do Tribunal de Contas do Amazonas e aos gestores que aqui estão representados.

#PraTodosVerem: Imagem principal da matéria traz a composição da mesa de autoridades durante a abertura do Ano Letivo da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Amazonas (ECP/TCE/AM); a foto traz a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge (a sétima autoridade da esquerda para a direita) em pé a exemplo das demais pessoas. 

Paulo André Nunes

Foto: Marcus Phillipe

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Eleiçõesmanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PL de combate a violencia contra criancas e adolescentes FOTO 1 PL de combate à violência contra crianças e adolescentes, do vereador Dr. Daniel Vasconcelos, é deliberado na CMM
Próximo artigo JC02 Fepacri realiza primeiro devocional do ano na Câmara Municipal de Manaus

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 lrmbWq

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás
54135341679 ce8ece9ba8 c htUMIC

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 ODkPAF

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 ePJnba

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

8 meses atrás
Deusa da JustiC3A7a.2 J2LoHy

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 Ja73k7

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

8 meses atrás
Prazos supensC3A3o VOrc7S

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

8 meses atrás
usucapiC3A3o2 H7rDRp

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

8 meses atrás
54141948519 51f2085710 c 979H2E

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

8 meses atrás
01 Fachada TJAM euIhgd

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 6ZkANT

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

8 meses atrás
54139956828 eb59eaace5 c ZIVvt5

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

8 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?