Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Magistrados do TJAM e da CGJ/AM participam de reunião com o Comitê Gestor do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP)
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Magistrados do TJAM e da CGJ/AM participam de reunião com o Comitê Gestor do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP)
Judiciário

Magistrados do TJAM e da CGJ/AM participam de reunião com o Comitê Gestor do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP)

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Na reunião, o Comitê Gestor do BNMP pactuou com o Poder Judiciário do Amazonas e de outros estados, as providências necessárias à qualificação da base de dados do BNMP.


Na última quinta-feira (20/10), três magistrados do Poder Judiciário Estadual participaram, em Brasília-DF, na sede do Conselho Nacional de justiça (CNJ), de reunião com o Comitê Gestor do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP).

Da reunião, participaram pelo o Tribunal de justiça do Amazonas: o juiz-corregedor auxiliar Antônio Itamar Gonzaga, que representou a Corregedoria-Geral de justiça do Amazonas na oportunidade; o juiz Jean Carlos Pimentel, representando o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF/TJAM) e o juiz Glen Hudson Paulain, representando a Coordenação do Grupo de trabalho de saneamento do BNMP no âmbito da justiça Estadual.

No encontro, o Comitê Gestor do BNMP pactuou com o Poder Judiciário do Amazonas – representado pelos seus magistrados – as providências necessárias à qualificação da base de dados do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões.

Implementado pelo CNJ, o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP) é um sistema eletrônico que auxilia as autoridades judiciárias da justiça criminal na gestão de documentos atinentes às ordens de prisão/internação e soltura expedidas em todo o território nacional, materializando um Cadastro Nacional de Presos.

O sistema promove o controle na porta de entrada e de saída das pessoas privadas de liberdade por intermédio do cadastramento dos indivíduos e registro de documentos processuais (além dos mandados de prisão, alvarás de soltura, mandados de internação, guias de recolhimento e de internação) o que permite identificar todas as pessoas procuradas ou custodiadas, nas diversas categorias de prisão, civil ou penal, estejam elas em situação de prisão provisória, definitiva, ou em cumprimento de medida de segurança na modalidade internação.

O sistema BNMP já está em funcionamento em todo o território nacional e está previsto para o final do mês de janeiro de 2023 a implementação nacional  da nova versão do sistema, o BNMP 3.0.

Durante a reunião da última quinta-feira (20/11) os magistrados representantes dos Tribunais foram instruídos acerca de medidas necessárias ao saneamento de eventuais inconsistências identificadas na atualização rotineira do sistema BNMP; sobre a necessidade de saneamento da base de dados do referido sistema e foram instruídos, também, a propagar boas práticas para os demais Tribunais.

Tendo participado da reunião, o  juiz-corregedor auxiliar (da Corregedoria-Geral de justiça do Amazonas), Antônio Itamar Gonzaga informou que o Poder Judiciário do Amazonas editou e publicará, nos próximos dias, uma portaria Conjunta para, a partir das orientações difundidas na reunião, regulamentar  a utilização do BNMP, com as diretrizes necessárias para o seu melhor desenvolvimento.

O juiz Antônio Itamar Gonzaga salientou que a reunião foi importante para que os Tribunais recebam orientações e informações atualizadas para a melhor execução possível do sistema. “Na reunião foram tratadas questões relevantes, dentre as quais a necessidade da realização da correta alimentação do BNMP e foram apresentadas várias implicações que a alimentação incorreta do sistema PODE vir a acarretar. Nesse sentido, colhemos informações sobre estas e outras providências para que o Judiciário do Amazonas desenvolva com qualidade as suas atribuições”, afirmou o magistrado.

Além do magistrado Antônio Itamar Gonzaga, que representou a Corregedoria-Geral de justiça do Amazonas na reunião, o encontro teve como representantes da magistratura do Amazonas, o juiz Jean Carlos Pimentel, representando o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF/TJAM) e o juiz Glen Hudson Paulain, representando a Coordenação do Grupo de trabalho de saneamento do BNMP no âmbito da justiça Estadual.

#PraTodosVerem: Na foto que ilustra a matéria, o registro fotográfico dos três magistrados que participaram do encontro, em Brasília-DF: os juízes: Jean Pimentel, Glen Hudson Paulain e Antônio Itamar Gonzaga. Na imagem, os três magistrados aparecem lado a lado, em frente à um painel de cor azul tendo este, diversas logomarcas do Conselho Nacional de justiça.

Afonso Júnior (CGJ/AM)
Foto: Acervo CGJ/AM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:FiscalizaçãomanchetePrisão
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Fórum de Novo Airão inaugura novo padrão arquitetônico para as Comarcas do interior do Amazonas
Próximo artigo Atualização para magistrados: Esmam oferta curso sobre Demandas Repetitivas e Grandes Litigantes

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

9 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

9 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

9 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

9 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

9 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

9 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

9 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

9 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

9 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

9 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

9 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

9 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?