Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Lançadas frentes parlamentares católica, de combate ao câncer e às doenças cardiovasculares, e em prol da saúde
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Política > Lançadas frentes parlamentares católica, de combate ao câncer e às doenças cardiovasculares, e em prol da saúde
Política

Lançadas frentes parlamentares católica, de combate ao câncer e às doenças cardiovasculares, e em prol da saúde

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Foram lançadas nesta quarta-feira (22), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Católica Apostólica Romana e as Frentes Parlamentares Mistas em Prol da Luta Contra o Câncer; em Prol do Combate às Doenças Cardiovasculares; e em Prol da saúde 4.0 e do Acesso e Uso Racional de Equipamentos e Dispositivos Médicos (MedTec).

Coordenador da Frente Parlamentar Católica, que conta com 200 deputados, Eros Biondini (PL-MG) explicou o papel do grupo: “O trabalho da frente é desde reunir os parlamentares, os servidores, em momentos de reflexão e de oração, que é o nosso papel principal, obviamente acompanhando as pautas das defesas que temos na Câmara e no Senado – a defesa da vida, da luta contra o aborto.”

Ainda segundo ele, a frente apresenta e defende propostas em defesa das instituições filantrópicas, das instituições de caridade e das instituições que acolhem dependentes químicos.

“Unidos pela vida”
Já as frentes parlamentares mistas em Prol do Combate às Doenças Cardiovasculares; em Prol da Luta Contra o Câncer; e a chamada MedTec vão trabalhar de forma conjunta em um movimento único intitulado “Unidos pela Vida”.

Segundos dados apresentados durante o lançamento das frentes, 600 mil brasileiros morrem a cada ano em virtude dessas duas doenças – 400 mil por doenças cardiovasculares e 200 mil de câncer.

Coordenadora das frentes em Prol da Luta Contra o Câncer, que conta com a adesão de 209 parlamentares, e da MedTec, que tem a adesão de 205 parlamentares, a deputada Silvia Cristina (PL-RO) disse que os dois grupos vão trabalhar juntos para ter um resultado mais rápido na luta contra o câncer.

Ela defendeu, por exemplo, a aprovação do projeto de lei que institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no âmbito do Sistema Único de saúde (PL 2952/22) formulado pela Comissão Especial sobre Combate ao Câncer no Brasil. A comissão analisou, entre 2021 e 2022, ações para enfrentar a doença no País.

Silvia Cristina espera que “no próximo mês esse projeto esteja pronto para votação, para que toda a regulamentação do câncer ocorra, e a prevenção, o tratamento e a reabilitação, que é o final da jornada, sejam regulamentadas”.

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Weliton Prado que fazer uma mapeamento das doenças cardíacas no País

Política para o coração
Coordenador da Frente em Prol do Combate às Doenças Cardiovasculares, o deputado Weliton Prado (Pros-MG) destacou que o objetivo principal do colegiado é elaborar uma nova política pública para as doenças cardiovasculares, que são as que mais matam no Brasil, mas são silenciosas e negligenciadas. Segundo ele, morrem quase 2 mil pessoas por dia de câncer ou do coração, mas parte dessas mortes poderiam ser evitadas por meio da prevenção.

“Da mesma maneira que fizemos na Comissão Especial de Combate ao Câncer, onde elaboramos uma nova política para o Brasil e nossa luta agora é aprovar essa lei, queremos fazer a mesma coisa em relação ao coração”, apontou Prado, que presidiu a comissão especial na legislatura passada.

“Queremos fazer audiências públicas, ter um mapeamento da situação real do Brasil, fazer discussões com todos os setores da sociedade e elaborar a nova política nacional do coração, das doenças cardiovasculares”, completou.

Missa
O lançamento da Frente Parlamentar Católica foi celebrado por missa no Salão Negro da Câmara, conduzida pelo cardeal Dom Paulo Cezar Costa, atual arcebispo de Brasília, que abençoou todas as frentes lançadas nesta quarta-feira (22), além de outras frentes ainda não lançadas oficialmente: em defesa das comunidades terapêuticas; em apoio às santas casas, hospitais e entidades filantrópicas; de doenças raras; em defesa da vida e da família; e contra o aborto e em defesa da vida.

Esposa do vice-presidente da República, Geraldo Alckimin, Lu Alckmin compareceu ao evento e pediu benção para a frente parlamentar em defesa das comunidades terapêuticas, “para que com seu trabalho leve as autoridades a discutirem de forma mais ampla sobre a restauração da vidas acometidas pelas drogas e sua recuperação”.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Natalia Doederlein

Tags:Camara Federal dos Deputadosmanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto classifica sexo com animais como crime hediondo, com pena de até 5 anos
Próximo artigo Flávio Dino irá à CCJ esclarecer ações pós-8 de janeiro e ida ao Complexo da Maré

Mais notícias desta categoria

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

8 meses atrás

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

8 meses atrás

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

8 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

8 meses atrás

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

8 meses atrás

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

8 meses atrás

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

8 meses atrás

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

8 meses atrás

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

8 meses atrás

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

8 meses atrás

Iluminação vermelha no Congresso celebra o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea

11 meses atrás

Projeto cria política de incentivo ao uso de etanol nos carros

11 meses atrás
Projeto obriga médicos a se identificarem em voos, para serem acionados em caso de emergência
Projeto garante à gestante vítima de violência sexual agendamento prioritário em exames relacionados à gestação
Congresso recebe iluminação especial pelo Dia Nacional do Cerrado
Comissão de Direitos Humanos da Câmara divulga nota sobre denúncias contra ministro Sílvio Almeida
Câmara pode retormar análise da reforma tributária e discutir transição sobre desoneração da folha
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?