Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Justiça Estadual defere pedido de transporte aéreo para paciente em TFD
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Justiça Estadual defere pedido de transporte aéreo para paciente em TFD
Judiciário

Justiça Estadual defere pedido de transporte aéreo para paciente em TFD

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Na decisão, desembargadora plantonista considerou o “Princípio da Fraternidade”, por tratar-se de paciente com condições agravadas de saúde, que já deixou de comparecer a consulta anterior em Manaus por falta de pagamento do transporte.


Decisão do Tribunal de justiça do Amazonas determinou que o Município de Manicoré e/ou o Estado do Amazonas viabilizem o transporte de paciente que reside naquela cidade do interior do Estado até Manaus, por via aérea, para consulta nesta segunda-feira (29/05).

A decisão foi proferida pela desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura, no Agravo de Instrumento n.º 4005703-50.2023.8.04.0000, no plantão da última sexta-feira (26/05), sob pena de multa, considerando, especialmente, o princípio da fraternidade.

De acordo com o processo, trata-se de situação envolvendo paciente com mais de 60 anos, diagnosticado com paraplegia progressiva e outros problemas de saúde, que necessita de tratamento fora de domicílio (TFD), pois não há na cidade de origem condições de atendimento adequado.

O requerente destacou que possuía requerimento anterior de consulta no mês de fevereiro, mas que, pela falta de depósito do TFD, não pôde realizar a viagem.

Agora, com consulta agendada na Policlínica Gilberto Mestrinho para esta data, solicitou ajuda de custo e passagens junto ao Município, sendo informado que deveria custear a viagem e depois pedir o ressarcimento. Como a família não tem condições de arcar com as despesas, iniciou ação judicial para tentar garantir o transporte aéreo, em decorrência do quadro de saúde agravado.

Em 1.º Grau, o Juízo da Comarca de Manicoré indeferiu o pedido de urgência, por considerar não haver laudo médico que apontasse ser indispensável o transporte aéreo, sendo o fluvial mais econômico.

Em recomendação médica para a consulta que seria em fevereiro, a médica responsável havia indicado o transporte fluvial. Mas a situação do paciente mudou, não havendo mais condições de fazer o translado pelo rio Madeira, que levaria três dias.

Ao analisar o recurso, a desembargadora destacou estarem presentes os requisitos para deferir o pedido, como as informações da inicial, laudos médicos e mídia indicando a impossibilidade do transporte fluvial (fumus boni iuris) e as dificuldades notórias de uma viagem de barco entre Manicoré e Manaus, principalmente considerando a proximidade da consulta médica (periculum in mora).

A magistrada observou que o autor está qualificado como pescador e indígena, pertencente à etnia Mura, e considerou ser demasiadamente importante a aplicação do chamado “princípio esquecido” da fraternidade, que permeia todo o texto da Constituição da República Federativa do Brasil, destacando o preâmbulo e especialmente o Capítulo II, que trata dos direitos sociais.

“Nesse passo, à luz do Princípio da Fraternidade, resta incontroverso que o benefício perseguido pelo requerente, qual seja, a ajuda de custo referente ao Tratamento Fora do Domicílio (TFD) é um dos instrumentos de viabilização do direito à saúde, garantindo condições àqueles que possuem a necessidade de se deslocarem para outra cidade para se tratarem”, registra trecho da decisão.


#PraTodosVerem – a fotografia de arquivo que ilustra a matéria mostra a desembargadora Socorro Guedes. Ela aparece de perfil, usa óculos de armação prateada e retangular e veste toga preta com um cordão vermelho pendendo da gola. Do lado direito da imagem é possível ver alguns microfones de haste flexível, que compõem a bancada do Plenário do TJAM.


Patrícia Ruon Stachon

Foto: Raphael Alves – 05/04/2023

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Estado do AmazonasManausManicoré
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior TJAM prestigia solenidade de posse de Alberto Bezerra de Melo como novo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 1.ª Região (AM/RR)
Próximo artigo Justiça determina expedição de Mandado de Reintegração de Posse de imóvel em área do Distrito Industrial

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

9 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

9 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

9 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

9 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

9 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

9 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

9 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

9 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

9 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

9 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

9 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

9 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?