Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: IA, transparência e garantias foram alguns dos assuntos abordados no encerramento do 1.º Congresso Internacional do Direito Processual Civil  
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > IA, transparência e garantias foram alguns dos assuntos abordados no encerramento do 1.º Congresso Internacional do Direito Processual Civil  
Judiciário

IA, transparência e garantias foram alguns dos assuntos abordados no encerramento do 1.º Congresso Internacional do Direito Processual Civil  

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 21 de setembro de 2022
7 Min Lidos
Compartilhar

Evento promovido pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (Eastjam), foi marcado por explanações de assuntos que fazem cada mais parte do cotidiano jurídico mundial.


cong2

cong3

cong4

cong5

cong6

cong7

O último dia do 1.º Congresso Internacional Novas Tendências do Direito Processual Civil, promovido pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor (Eastjam), foi marcado por explanações de assuntos que fazem cada mais parte do cotidiano jurídico mundial. Um dos palestrantes internacionais, o professor da Universidade de Paris (Panthéon-Sorbonne), Emanuel Jeuland, falou, dentro do tema “Justiça Aberta: transparência, prestação de contas e controle na Justiça Civil Contemporânea”, que tecnologias como a inteligência artificial não vão ficar no lugar dos magistrados.

“A inteligência artificial será ajuda para a Justiça, mas ela não substituirá, de modo algum, o juiz”, declarou o professor, na terça (20/9), em palestra virtual, para o público presente no auditório do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes – prédio anexo à sede do TJAM, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul. O palestrante também frisou que a “transparência faz parte do discurso jurídico”.

China

Também foram realizados mais três painéis à tarde. O primeiro, “Case Management e Flexibilização do Procedimento pelo Juiz”, trouxe como palestrantes a professora da Universidade de Pequim (China), Yulin Fu, e a professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Paula Sarno Braga. Em sua palestra, Yulin Fu destacou que a China, “gigantesca e com culturas diferentes, tem uma economia que se desenvolve muito rápido e isso significa que disputas e casos nos tribunais aumentaram muito”.

Segundo a professora, nesse cenário, “a eficiência jurídica é sempre importante no nosso Judiciário que possui um sistema onde requer que o juiz termine um caso no período de seis meses e procedimentos sumários em até três meses, com raríssimas exceções e gerando, ao mesmo tempo, uma pressão muito grande para o magistrado”. Segundo ela, cerca de 60% dos casos no país são resolvidos por meio da mediação.

Acesso à Justiça

Em seguida, o professor na Universidade de Buenos Aires (Argentina), José Maria Salgado; o promotor de Justiça do Estado do Amazonas, Vitor Fonsêca; e a professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Silvia Maria da Silveira Loureiro, participaram do painel “Corte Interamericana de Direitos Humanos e Garantias Fundamentais do Processo”. Em sua participação, no subtema “Garantia Processuais para Grupos Vulneráveis”, o promotor Vitor Fonsêca comentou ser necessário aplicar direitos humanos entre os grupos mais vulneráveis formados por migrantes, crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência (PCDs) e povos indígenas.

O terceiro e último painel abordou os “Filtros recursais e acesso aos tribunais superiores” e teve como palestrantes o professor da Universidade de Maastricht (Holanda), Remco van Rhee; o defensor público do Estado do Amazonas Rafael Barbosa; e o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Alexandre Freire.

Em sua participação, o professor Remco van Rhee alertou que a sobrecarga de processos jurídicos prejudica as cortes. “O acesso à Justiça só pode ser garantido se limitarmos o número de casos que são encaminhados aos tribunais. A dimensão de sobrecarga de casos tem que ser levada de forma séria em detrimento à qualidade dos julgamentos. Ou seja, um tribunal sobrecarregado não pode dar a consistência necessária”, afirmou o palestrante.

Agradecimento

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli, fez um balanço do congresso internacional e disse ter sido “extremamente positivo”, pois reuniu alguns dos melhores processualistas do mundo que contribuíram com sua experiência para o enriquecimento dos debates e o aperfeiçoamento do profissional do Direito no Amazonas. Segundo o magistrado, “todos que participaram aprenderam muito e saíram satisfeitos com a atualidade dos temas debatidos”. Toda a programação do congresso contou com tradução simultânea e transmissão pelo YouTube.

Ao final, foi exibido aos presentes o vídeo “Análise das Perspectivas de Acesso à Justiça sob a Ótica do Direito de Cidadania Físico e Legal em 45 Comarcas de Regiões Remotas do Estado do Amazonas”, que integra a Tese de Doutorado do desembargador Cezar Bandiera, diretora da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do TJAM.

No discurso de encerramento, Bandiera agradeceu aos participantes e palestrantes e que o “nosso País é grande na dimensão do seu sistema de Justiça. Há órgãos fundamentais como a Defensoria Pública que dá acesso a todos os cidadãos carentes e isso é algo decisivo para um pleno acesso à jurisdição. Espero que as lições ministradas por ocasião do evento tenham sido de grande utilidade para o crescimento pessoal e intelectual de todos os participantes e que sejam refletidas na percepção da nossa missão institucional enquanto partes atuantes do Poder Judiciário e integrantes do sistema de Justiça”, finalizou o desembargador Cezar Bandiera.

Links das matérias relacionadas:

TJAM e Eastjam promovem 1.º Congresso Internacional Novas Tendências do Direito Processual Civil – https://www.tjam.jus.br/index.php/menu/sala-de-imprensa/7146-tjam-promove-1-congresso-internacional-novas-tendencias-do-direito-processual-civil

Estudiosos, pesquisadores e operadores do Direito discutem em Manaus as tendências do Direito Processual Civil – https://www.tjam.jus.br/index.php/menu/sala-de-imprensa/7154-1-congresso-internacional-novas-tendencias-do-direito-processual-civil-comeca-e-reune-nata-dos-estudiosos-pesquisadores-e-operadores-do-direito-em-manaus

Lançamento de obras sobre Direito Processual integra programação do Congresso Internacional realizado pelo TJAM – https://www.tjam.jus.br/index.php/menu/sala-de-imprensa/7159-lancamento-de-obras-sobre-direito-processual-integra-programacao-do-congresso-internacional-realizado-pelo-tjam

Veja mais fotos do 2º dia do Congresso no link https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720302266373/page1

#PraTodosVerem: Foto principal da matéria mostra a mesa do Painel “Corte Interamericana de Direitos Humanos e Garantias Fundamentais do Processo”, com a participação, da esquerda para a direita, da professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Silvia Maria da Silveira Loureiro; do professor na Universidade de Buenos Aires (Argentina), José Maria Salgado e; do promotor de Justiça do Estado do Amazonas, Vitor Fonsêca.

Paulo André Nunes
Fotos: Marcus Phillipe

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tags:Estado do Amazonasinteligência artificialManausmanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Política

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Por biblia
27 de dezembro de 2024

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Por biblia
27 de dezembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?