Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Grupo Permanente de Monitoramento Carcerário
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Grupo Permanente de Monitoramento Carcerário
Judiciário

Grupo Permanente de Monitoramento Carcerário

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Ação junto à tríplice fronteira foi no sentido de expandir a política penal preconizada pelo Conselho Nacional de justiça (CNJ), e a identificação dos problemas locais no sistema prisional.


gmf2

gmf3

gmf4

gmf5

O Grupo Permanente de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Tribunal de justiça do Amazonas – GMF/TJAM, presidido pelo desembargador Elci Simões de Oliveira, com a participação do coordenador, juiz de direito Fábio Lopes Alfaia; do coordenador adjunto, juiz de direito Gonçalo Brandão, realizaram de 19 e 20 de setembro, em Atalaia do Norte e Benjamin Constant, uma inspeção nas delegacias locais.

Nas duas cidades, o GMF trabalhou para a instalação dos Conselhos da Comunidade. O Grupo também teve reunião com os poderes públicos locais, Prefeitura e Câmara Municipal, no sentido de instalar escritórios sociais e instituir um fundo municipal para políticas penais, seguindo diretrizes do Conselho Nacional de justiça (CNJ).

Em Atalaia do Norte o Grupo se reuniu com a UNIÃO dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), e em Benjamin Constant, teve reunião com lideranças indígenas, onde, com apoio da coordenadora de audiência de custódia do TJAM, juíza de direito Andréa Jane de Medeiros Silva; e a Consultora em Audiência de Custódia do Programa Fazendo justiça, do CNJ, Jamille Rocha, que trabalha junto ao Grupo de Monitoramento. Ela orientou os indígenas locais sobre a tradução de cartazes em língua indígena, explicando a existência e a utilidade da audiência de custódia.

Nos dias 21 e 22 de setembro as ações aconteceram no município de Tabatinga, onde houve uma inspeção na unidade prisional local, bem como foi firmado com a prefeitura municipal, acordos para instalação de escritório social e de fundo de políticas penais. Ainda em Tabatinga foi realizada uma reunião com o Conselho da Comunidade. O Conselho foi recentemente instalado pelo juiz titular da 1ª. Vara da Comarca, Edson Rosas Neto.

“O trabalho foi muito proveitoso junto à tríplice fronteira no sentido de expandir a política penal preconizada pelo Conselho Nacional de justiça (CNJ), além, é claro, da identificação dos problemas locais no sistema prisional”, disse o juiz de direito coordenador do GMF, Fábio Lopes Alfaia.

Para o presidente do GMF, desembargador Elci Simoes de Oliveira, a inspeção na Unidade Prisional de Tabatinga e nas Delegacias de Atalaia do Norte e de Benjamin Constant, foi muito importante e proveitosa, pois iniciou-se o trabalho de efetivação das políticas do CNJ e do Tribunal de justiça do Amazonas, em uma região distante e carente de políticas públicas como o Alto Solimões, além de permitir estabelecer pontos de contato com as lideranças dos povos indígenas e dos poderes públicos municipais para a melhoria dos serviços do Poder Judiciário na região.

“Tivemos a assinatura de compromissos dos poderes Municipais de instalação de Escritórios Sociais naquelas localidades, que, dentre outras finalidades irão preparar os egressos do sistema penitenciário a serem reinseridos na sociedade, bem como qualificar seus familiares a criarem alternativas econômicas sobrevivência digna”, disse o desembargador.

A coordenadoria de custódia, com a consultoria do CNJ, também realizaram reuniões com as lideranças indígenas locais sobre a aplicação deste meio de controle judicial na efetivação dos direitos dos povos indígenas.

O GMF também se reuniu com a equipe do sistema socioeducativo municipal, que atende o regime em meio aberto (liberdade assistida e prestação de serviços) para obter um diagnóstico dos problemas locais e tomada de medidas em conjunto com a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de justiça.

#PraTodosVerem: Imagem principal da matéria traz os membros do Grupo Permanente de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Tribunal de justiça do Amazonas (GMF/TJAM); na foto, aparece o desembargador Elci Simões de Oliveira (o 4º da esquerda para a direita); à direita dele o coordenador e juiz de Direito Fábio Lopes Alfaia e o coordenador adjunto, juiz de Direito Gonçalo Brandão (3º da direita para a esquerda).

Carlos de Souza
Foto: Acervo GMF/TJAM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 | 99316-0660

Tags:Atalaia do NorteBenjamin ConstantFiscalizaçãomancheteTabatinga
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Trecho interditado na avenida 7 de Setembro
Próximo artigo Jutaí e Benjamin Constant celebram casamentos coletivos com união de 19 casais  

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

9 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

9 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

9 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

9 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

9 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

9 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

9 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

9 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

9 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

9 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

9 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

9 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?