Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Governo do Amazonas e Prefeitura de Parintins assinam termo de cooperação para repasse das obras de saneamento do Prosai
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas e Prefeitura de Parintins assinam termo de cooperação para repasse das obras de saneamento do Prosai
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas e Prefeitura de Parintins assinam termo de cooperação para repasse das obras de saneamento do Prosai

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
Última atualização: 29 de maio de 2025
4 Min Lidos
Compartilhar

O acordo é referente ao novo sistema de água e rede de esgoto que está sendo construído e que será administrado pelo município

Foto: Mikaella Moraes/ UGPE

O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Parintins assinaram, nesta quinta-feira (29/05), Termo de Acordo de Cooperação Técnica (TACT) que formaliza o repasse, para a gestão municipal, do novo sistema de água e rede de esgoto que está sendo construído por meio do Programa de Saneamento Integrado (Prosai).

O acordo, firmado entre a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) responsável pelas obras, e a Prefeitura, estabelece que o sistema em construção passará a ser administrado pelo município, após a conclusão das obras.

A assinatura ocorreu durante reunião na sede da UGPE, em Manaus, com a presença do secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, prefeito de Parintins, Mateus Assayag, e do diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Marcos Anwdrey Marinho. Além da formalização do termo, também foi discutido o andamento das próximas fases do Prosai no município.

Foto: Tiago Corrêa / UGPE

Na ocasião, Campêlo destacou a importância do acordo para garantir a continuidade e a eficiência na gestão do sistema de saneamento em Parintins. “Esse convênio com a Prefeitura é muito importante. Isso permite que o município receba e opere os sistemas, com apoio técnico do Governo do Estado. Vamos fortalecer o SAAE local. Esse convênio é fundamental para o avanço do Prosai”, disse o secretário.

O prefeito Mateus Assayag ressaltou a relevância da colaboração com o Estado para o avanço do saneamento no município. “É uma parceria com o Governo do Amazonas que vai fortalecer ainda mais os serviços de água e esgoto em Parintins e isso refletirá na qualidade de vida da nossa população”, observou.

O Prosai prevê 44 quilômetros de rede de distribuição do sistema de abastecimento de água, perfuração de dez novos poços e recuperação de sete poços existentes, além da construção de quatro Centros de Reservação e Distribuição (CRDs). O novo sistema vai atender toda a cidade de Parintins.

Foto: Tiago Corrêa / UGPE

Na parte de esgotamento sanitário, os trabalhos estão sendo realizados no bairro Palmares, com 200 metros de tubulação já instalados. O projeto prevê 34 quilômetros de rede de coleta, quatro estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O novo sistema vai beneficiar cerca de 12 mil pessoas.

Sobre o Prosai

O Prosai Parintins vai promover a requalificação urbanística de uma área de mais de 208 mil metros quadrados, no entorno da Lagoa da Francesa, beneficiando seis bairros. As obras abrangem saneamento básico, habitação, requalificação urbanística e reflorestamento.

Foto: Mikaella Moraes/ UGPE

Serão construídos um novo mercado, conjuntos habitacionais, parques urbanos, praças, ciclovias, playground’s, quadras poliesportivas, quiosques para pequenos comerciantes, um Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) e o Centro de Qualificação da Mulher Parintinense. O programa irá reassentar 832 famílias de áreas de risco de alagação em 504 unidades habitacionais e outras soluções de moradia.

O Prosai Parintins é considerado o maior investimento já realizado no interior do estado. São U$ 87,5 milhões, sendo US$ 70 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a contrapartida direta do Estado de U$ 17,5 milhões. O financiamento é fruto de operação de crédito a ser paga pelo Governo do Estado.

O post Governo do Amazonas e Prefeitura de Parintins assinam termo de cooperação para repasse das obras de saneamento do Prosai apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Polícia Civil divulga imagens de duas pessoas desaparecidas

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
30 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Eco Amazônia: Governo do Amazonas prepara feira integrada para celebrar Semana do Meio Ambiente

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
30 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Seas tem programação diversificada nos centros de convivência no mês de junho

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
30 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta sexta-feira (30/05)

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
30 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Sedecti promove workshop ‘Investe Mais Estados’ com apoio da Apex Brasil e BID

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
30 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Sedecti realiza etapas dos Diálogos da Bioeconomia em Nova Olinda do Norte e Autazes

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
30 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?