Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governador Wilson Lima sanciona lei que institui novo modelo de regionalização do saneamento básico para o interior
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governador Wilson Lima sanciona lei que institui novo modelo de regionalização do saneamento básico para o interior
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima sanciona lei que institui novo modelo de regionalização do saneamento básico para o interior

10 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Com a nova normativa, municípios poderão receber recursos federais para gestão dos serviços de água e esgoto

FOTOS: Diego Peres/SECOM

O governador Wilson Lima sancionou, nesta quinta-feira (09/01), a Lei Complementar nº 11/2024, que institui um NOVO modelo para regionalização do saneamento básico em municípios do interior, a Microrregião de saneamento básico (MRSB). Com a mudança, as cidades poderão receber recursos federais para a gestão dos serviços de água e esgoto, fortalecendo os investimentos já feitos pelo Governo do Amazonas na área.

“Essa nova lei vai permitir que os municípios melhorem a capacidade de gestão do saneamento básico para buscar alcançar as metas de universalização dos serviços. É um modelo que se mostrou eficaz nos estados em que foi adotado. Um saneamento básico de boa qualidade reflete em várias áreas como a saúde, educação e meio ambiente. O objetivo é, justamente, levar melhor qualidade de vida para a população”, afirmou o governador Wilson Lima.

FOTO: Diego Peres/SECOM

O projeto foi aprovado no dia 13 de dezembro de 2024, pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), após passar por ampla discussão ao longo de 2024, com as prefeituras e setores da sociedade ligados ao tema. A medida revoga a Lei Complementar nº 214, de 4 de agosto de 2021, tendo em vista a necessidade de reformulação para adequação às mudanças mais recentes na legislação nacional.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, o projeto foi adequado às melhores práticas de regionalização dos serviços públicos de saneamento básico no Brasil, para a implementação de acordo com a realidade amazonense.

“A prestação regionalizada dos serviços é necessária para que os municípios façam a regulação e uma gestão compartilhada com o Estado, além de conseguir receber recursos públicos e financiamentos geridos pela UNIÃO. A medida é crucial para que as cidades possam avançar na universalização do saneamento básico, melhorando a qualidade de vida da população”, ressaltou o secretário da Sedurb.

A assinatura da lei contou com a presença do diretor-presidente da Companhia de saneamento do Amazonas (Cosama), Denison Gama, e do deputado estadual e presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e saneamento da Aleam, Sinésio Campos.

FOTOS: Diego Peres/SECOM

Marco Legal

Conforme previsto no Marco Legal do saneamento, Lei Federal nº 14.026/2020, a meta é chegar até 2033 com 99% da população atendida com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto. O NOVO modelo de regionalização fortalece as ações de saneamento básico e vai ao encontro dos objetivos da Lei Federal.

Seguindo as diretrizes para a Regionalização do saneamento básico, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão ligado à Sedurb, realizou discussões com os diversos setores que se relacionam com o tema, durante o 1º Workshop sobre Regionalização dos Serviços de saneamento básico no Amazonas. Também foram realizadas consultas e audiência públicas virtuais para debater o assunto com a sociedade e colher contribuições.

Microrregião de saneamento básico

De acordo com a lei sancionada pelo governador Wilson Lima, a Microrregião de saneamento básico é uma autarquia intergovernamental composta pelo Estado e os 61 municípios do interior do Amazonas. A MRSB não possui estrutura administrativa ou orçamentária própria e exercerá sua atividade por meio derivado, mediante o auxílio da estrutura administrativa e orçamentária dos entes da federação que a integram ou com ela conveniados.

FOTOS: Diego Peres/SECOM

São funções da MRSB o planejamento, a regulação, a fiscalização e a prestação, direta ou contratada, dos serviços públicos de saneamento básico. Além disso, o modelo deve assegurar a manutenção e a instituição de mecanismos que garantam o atendimento da população, cumprindo metas de universalização previstas no Plano Nacional de saneamento básico.

A Microrregião é um modelo de sucesso adotado por 15 dos 26 estados brasileiros. São eles: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe.

Investimentos

Desde 2019, o Governo do Amazonas tem ampliado ações para garantir saneamento básico de qualidade para municípios do interior. As medidas passam por obras que envolvem esgotamento sanitário e distribuição de água potável para a população.

FOTO: Diego Peres/SECOM

Para o interior, o Programa de saneamento Integrado de Maués (Prosai Maués) foi inaugurado em 2019, garantindo captação, reserva e distribuição de água potável para 90% da população. Em Parintins, as obras iniciaram em setembro de 2024 e preveem a construção de centros de reservação, recuperação de poços e REDE de coleta de esgoto pelo Prosai Parintins.

A Companhia de saneamento do Amazonas (Cosama) também expandiu os trabalhos assumindo o abastecimento de água em três municípios desde 2019, totalizando 15 cidades geridas pela companhia. A companhia investiu, ainda, em reformas e ampliações de agências, inauguração da Estação de Tratamento de Água (ETA) em Benjamin Constant e a criação do projeto Água Boa, garantindo água potável para comunidades isoladas.

O post Governador Wilson Lima sanciona lei que institui novo modelo de regionalização do saneamento básico para o interior apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Manaus oferta 371 vagas de emprego nesta sexta-feira, 10/1
Próximo artigo PC-AM atualiza informações sobre investigação relacionada à morte de cavalos

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz integra rede nacional de hospitais inteligentes do SUS com projeto de UTIs digitais

9 horas atrás

Detran-AM entrega kits de segurança a 250 mototaxistas em Nova Olinda do Norte na manhã de 18/11

10 horas atrás

Governo destina investimentos em Nova Olinda do Norte e implanta Ilumina+ Amazonas com entregas ao setor primário e social

11 horas atrás

SES-AM mantém plantão 24 horas em prontos-socorros, maternidades, SPAs e UPAs durante o feriado

11 horas atrás

Governo do Amazonas avança na regularização fundiária de quilombos em articulação com Incra

11 horas atrás

Workshop de pesquisa e inovação na vigilância em saúde reúne profissionais e estudantes no Amazonas

12 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de seis desaparecidos em Manaus e solicita apoio da população

12 horas atrás

Secretaria de Educação encerra Trilha Formativa de educação integral e reúne 61 escolas de Manaus

12 horas atrás

Governo inaugura sala de Telessaúde em Nova Olinda do Norte e amplia atendimento no Amazonas para 104 salas em 41 municípios

12 horas atrás

Governo do Amazonas disponibiliza 115 vagas de emprego com atendimento e distribuição de senhas nesta quarta-feira

13 horas atrás

Governo do Amazonas entrega 700 cartões do Auxílio Estadual Permanente e amplia cobertura a 2,8 mil famílias em Nova Olinda do Norte

13 horas atrás

Programação cultural do Amazonas terá horários alterados no feriado da Consciência Negra

13 horas atrás
Festival Amazonas de Dança movimenta espaços culturais de Manaus
No Dia Mundial da Prematuridade, SES-AM destaca redução histórica de 16% na mortalidade infantil
Idam promove semana de palestras sobre associativismo e cooperativismo em Lábrea
Cazaquistão quer ampliar cooperação com o Amazonas nas áreas de comércio, turismo e relações internacionais
Evento apoiado pelo Governo do Amazonas aborda toxinas produzidas por fungos em alimentos
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?