Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: GMF/TJAM visita mais duas comarcas e inspeciona unidades prisionais no interior do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > GMF/TJAM visita mais duas comarcas e inspeciona unidades prisionais no interior do Amazonas
Judiciário

GMF/TJAM visita mais duas comarcas e inspeciona unidades prisionais no interior do Amazonas

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Nos dois municípios também foram firmados compromissos para a criação do fundo municipal para Políticas Penais e a instalação do Conselho da Comunidade.


gmfcoari1

O Grupo Permanente de Monitoramento e de Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de justiça do Amazonas (GMF/TJAM) visitou, no final do mês passado, mais dois municípios do interior do Estado: Tefé e Coari, com a principal finalidade de inspecionar as unidades prisionais nessas localidades, além de outras ações. As vistorias foram realizadas pelo presidente do GMF/TJAM, desembargador Elci Simões de Oliveira, e pelo coordenador do grupo, juiz de Direito Fábio Lopes Alfaia.

Em Tefé (distante 525 quilômetros de Manaus) a inspeção ocorreu nos dias 24 e 25 de outubro naquela que é a mais nova unidade prisional do Amazonas, inaugurada em março deste ano. A Unidade Prisional de Tefé (UPT), conforme o site do governo do Estado, recebeu recursos de R$ 11,2 milhões, fruto de parceria com o Ministério da justiça e Segurança Pública (MJSP). O local tem capacidade para 125 apenados do regime fechado.

Além da inspeção da UPT, foi reinstalado o Conselho da Comunidade em Tefé, assinado um Termo de Compromisso com a Prefeitura para instalação do Escritório Social no município nos moldes do de Manaus e criado o fundo municipal para Políticas Penais em Tefé”, informou o juiz Fábio Alfaia.

O Conselho da Comunidade é um órgão criado para efetivar a participação da sociedade, por meio de representantes de diversos segmentos, na verificação da execução das penas criminais, principalmente as penas privativas de liberdade (detenção) e no retorno ao convívio familiar e social do egresso (ex-presidiário), com supervisão direta do Juiz da Comarca.

Já os Escritórios Sociais são setores impulsionados pelo CNJ desde 2016 para articulação entre Judiciário e Executivo com a finalidade de oferecer serviços especializados a partir do acolhimento de pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares, permitindo-lhes encontrar apoio para uma retomada do convívio em liberdade civil. A proposta é que isso seja feito, por exemplo, por meio da oferta de cursos profissionalizantes, capacitação e encaminhamentos para vagas de empregos e atendimento psicossocial.

“A visita às Comarcas foi muito exitosa. Este GMF tem procurado seguir as diretrizes do Conselho Nacional de justiça, sobretudo às recomendações e determinações advindas da inspeção realizada no Tribunal de justiça do Amazonas por integrantes do CNJ, em maio deste ano”, resumiu o desembargador Elci Simões, em relação às últimas atividades realizadas pelo GMF no Estado.

Coari

Na Comarca de Coari, a 370 quilômetros de Manaus, a vistoria à unidade prisional foi realizada no período de 26 a 27 de outubro e, em atenção ao acórdão do Conselho Nacional de justiça (CNJ) que determinou a tomada de providências urgentes para a melhoria da unidade ou até mesmo a interdição dela, se necessário. Todas as informações registradas serão encaminhadas ao CNJ.

Junto à Prefeitura de Coari foi assinado um Termo de Compromisso para a criação do fundo municipal para Políticas Penais e a reinstalação do Conselho da Comunidade de Coari. “Consideramos positivas as visitas feitas às duas comarcas. O Estado do Amazonas, até o ano passado, só tinha Escritório Social em Manaus. Agora o interior também vem sendo contemplado com esse setor. No final do ano, esperamos estar já com projetos voltados à qualificação, propostos pela escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) e escola de Aperfeiçoamento do Servidor (Eastjam) para esse público”, explicou o coordenador juiz Fábio Alfaia.

O magistrado informou que ainda estão previstas visitas a Maués (356 quilômetros) e Parintins (a 369 quilômetros da capital) pela equipe do GMF do TJAM. “Será a primeira vez que vamos ter inspecionado todas as unidades prisionais localizadas no interior em um mesmo ano”, ressaltou Alfaia.

#PraTodosVerem:  À esquerda, imagem da visita do Grupo Permanente de Monitoramento e de Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de justiça do Amazonas (GMF/TJAM) à unidade prisional de Tefé; a foto traz traz, em 1º à esquerda, o presidente do GMF/TJAM, desembargador Elci Simões de Oliveira, e ao seu lado o coordenador do grupo, juiz de Direito Fábio Lopes Alfaia e demais representantes do Município e da unidade prisional.   

Paulo André Nunes

Fotos: Acervo GMF/TJAM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:CoariEstado do AmazonasFiscalizaçãoManausmancheteMauésParintinsSegurança PúblicaTefé
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Líderes apostam em diálogo entre Congresso e governo eleito
Próximo artigo Prefeitura de Manaus entra na fase final das obras de contenção de erosão no bairro Cidade de Deus

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

9 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

9 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

9 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

9 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

9 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

9 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

9 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

9 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

9 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

9 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

9 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

9 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?