Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: GMF/TJAM inicia inspeção no sistema prisional do interior do Amazonas com ações em Itapiranga, Silves e Itacoatiara
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > GMF/TJAM inicia inspeção no sistema prisional do interior do Amazonas com ações em Itapiranga, Silves e Itacoatiara
Judiciário

GMF/TJAM inicia inspeção no sistema prisional do interior do Amazonas com ações em Itapiranga, Silves e Itacoatiara

1 ano atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

A programação de inspeções já vinha sendo executada desde fevereiro nas unidades do sistema prisional da capital.


 

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de justiça do Amazonas (GMF/TJAM) inciou na quarta-feira (21/02) o calendário 2024 de inspeções no sistema carcerário das comarcas do interior do estado do Amazonas. Itapiranga, Silves e Itacoatiara foram as primeiras cidades visitadas, na quarta e quinta-feira.

O GMF/TJAM, que tem como supervisora a desembargadora Luiza Cristina Marques, esteve representado nas três comarcas pela juíza coordenadora do Monitoramento Carcerário, Ana Paula de Medeiros Braga Bussulo e equipe de assessores. Em Itapiranga (distante 227 quilômetros de Manaus), foi feita uma visita ao Fórum da comarca e também à 38.ª delegacia Interativa de polícia (DIP), local onde as celas são usadas como presídio. Da mesma forma, em Silves (distante 204 quilômetros da capital), a equipe do GMF esteve no Fórum da comarca e na 40.ª delegacia Interativa de polícia.

Em Itacoatiara (distante 274 quilômetros de Manaus) foi feita reunião na Procuradoria-Geral do Município para articular a atuação na política de atenção às pessoas egressas do sistema prisional. Após a visita ao Fórum da cidade, os trabalhos foram concluídos com a inspeção da unidade prisional de Itacoatiara.

Nas três comarcas, os integrantes do GMF/TJAM inspecionaram os sistemas que abastecem com dados o Banco Nacional de Mandados de prisão (BNMP), o Sistema Eletrônico de execução Unificado (SEEU) e o Sistema de Audiência de Custódia (Sistac).

A juíza Ana Paula Braga Bussulo explicou que, agora, o GMF está com uma nova atribuição que é a de acompanhar, também, o BNMP e o SEEU. A providência visa a contribuir com os indicadores do Tribunal levados em consideração pelo Prêmio CNJ de Qualidade. Ao acompanhamento do BNMP e do SEEU, o GMF/TJAM inclui, ainda, o Sistema de Audiência de Custódia (Sistac), pois essas audiências fazem parte das áreas e dos procedimentos fiscalizados pelo GMF.

“A delegacia de Itapiranga continua interditada. Há um cronograma de reforma para a carceragem, mas que ainda não foi cumprido pela delegacia-Geral. Então, os presos estão sendo transferidos para a Comarca de Itacoatiara, com autorização da Juíza titular da 1.ª Vara de Itacoatiara, Juline Rossendy Rosa Neres, de modo que a situação do DIP não tem causado maiores transtornos para o andamento dos processos. Depois de Itapiranga fomos para Silves. Em relação à delegacia local, a equipe que foi agora fazer a inspeção, que não é a mesma enviada em 2023, encontrou uma realidade diferente. No ano passado havia aproximadamente 30 presos na delegacia do município, esse número caiu para três”, detalhou a juíza Ana Paula. O novo quadro demonstra, disse a magistrada, que a delegacia está com a população carcerária controlada, pois o delegado providenciou pequenas reformas, com recursos próprios, que possibilitaram ampliar um pouco mais o trabalho em relação à investigação e à atuação da polícia Civil como um todo.

Sobre as atividades de inspeção em Itacoatiara, a coordenadora do GMF/TJAM destaca ter sido realizada uma reunião com o procurador-geral do Município em exercício para tratar da implementação do Escritório Social na Comarca, projeto que estava parado, embora Itacoatiara tenha sido um dos primeiros municípios a firmar o termo de compromisso, ainda na gestão do desembargador Elci Simões na Supervisão do GMF/TJAM.

“Voltamos com essa atuação junto ao Município para que eles possam tirar do papel, levar adiante esse projeto do Escritório Social. Saímos de lá com o compromisso do procurador, que estava na reunião, em levar o assunto ao prefeito, a fim de que possamos estabelecer um cronograma para a futura inauguração do serviço”, disse Ana Paula.

Ao mencionar a visita à Unidade Prisional de Itacoatiara, a coordenadora do GMF disse que considerou o quadro da unidade satisfatório. “É uma unidade que tem capacidade de atendimento de 144 pessoas privadas de liberdade e está com 80 presos atualmente”, destacou a magistrada.

Todas as inspeções geram relatórios sobre as condições identificadas e as recomendações preliminares realizadas in loco. O relatório é entregue à desembargadora-supervisora do GMF para análise e para os encaminhamentos necessários.

Fique por dentro

O Escritório Social do Conselho Nacional de justiça (CNJ) é uma iniciativa que busca promover a inclusão social e a reinserção de pessoas que cumpriram pena no sistema prisional. Por meio do projeto, são oferecidos serviços de apoio e orientação para ajudar essas pessoas a se reintegrarem à sociedade, como assistência jurídica, psicossocial e encaminhamento para oportunidades de trabalho. O objetivo é contribuir para a redução da reincidência criminal e para a construção de um sistema mais justo e inclusivo.

No Amazonas, o GMF atua para garantir o cumprimento da Lei de execução Penal, promover a ressocialização dos presos e assegurar o respeito aos direitos humanos no sistema prisional. O grupo realiza visitas periódicas às unidades prisionais, analisa relatórios e dados sobre a população carcerária, além de propor medidas para melhorar as condições do sistema penitenciário.

 

 

“PraTodosVerem – a fotografia principal que ilustra a matéria mostra a juíza Ana Paula Braga durante o trabalho de inspeção no interior do Estado. Ela aparece de perfil, usa máscara de proteção respiratória e está em pé diante de uma das celas, no corredor de unidade prisional visitada, fazendo o trabalho de escuta dos presos, uma das atividades da inspeção.

 

 

Carlos de Souza

Fotos: Acervo do GMF/TJAM

Revisão gramatical: Joyce Tino

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6666 / 993160660

Tags:Estado do AmazonasFiscalizaçãoItacoatiaraItapirangaManausPolíciaPolícia CivilPrisãoSilves
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ​Conselheiros do TCE-AM são homenageados pelo TRT-11
Próximo artigo Em comitiva, Sassá da Construção e secretários realizam fiscalização em obras na zona norte

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

9 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

9 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

9 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

9 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

9 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

9 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

9 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

9 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

9 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

9 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

9 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

9 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?