Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: GMF/TJAM apresenta balanço de 2023 e projeta ações para este ano
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > GMF/TJAM apresenta balanço de 2023 e projeta ações para este ano
Judiciário

GMF/TJAM apresenta balanço de 2023 e projeta ações para este ano

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos
Justica 2 300x200 2 150x150 1

 O Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Carcerário e Socioeducativo do TJAM atua na capital e no interior do Estado. 


Em 2023, o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Tribunal de justiça do Amazonas (GMF/TJAM) realizou um total de 35 inspeções em unidades prisionais do Amazonas. Foram 12 em unidades prisionais; 12 em delegacias do interior do Estado; três em serviços penais (CIAPA, Escritório Social e COC); cinco em centros socioeducativos e três inspeções temáticas (que analisam questões específicas como direitos LGBTQIAPN+, trabalho e Saúde Mental).

O balanço foi apresentado durante reunião realizada no último dia 18/01 entre a supervisora do GMF/TJAM, desembargadora Luiza Cristina Marques, e a equipe de servidores que atuam no Grupo, para apresentar o planejamento das ações para este ano de 2024. Também participou da reunião a representante do Conselho Nacional de justiça (CNJ) e assistente técnica do programa “Fazendo justiça”, Luanna Marley.

A desembargadora Luíza explicou que a atuação dos servidores é importante para as atividades de monitoramento realizadas pelo GMF e, como eles são lotados em outros setores do Tribunal, a reunião buscou promover a aproximação da equipe, apresentar o plano de ação para este ano e manter o engajamento e comprometimento de todos, conforme ocorreu no ano passado, o que foi primordial para os importantes resultados alcançados pelo GMF”, afirmou a desembargadora.

Os servidores que integram o GMF irão passar por uma triagem, em relação às áreas de atuação do Grupo e às habilidades de cada um. “Assim, a partir do interesse e da aptidão de cada um, serão direcionados para as atividades desenvolvidas pelo GMF, conforme as suas disponibilidades em relação ao trabalho realizado nos seus setores de origem. Os servidores também passarão por uma capacitação inicial, composta por uma formação online sobre “Regras de Nelson Mandela” e um aprofundamento prático sobre a atuação nas atividades de fiscalização do Grupo”, explicou a secretária do GMF, Fernanda Calegare..

Balanço

As ações desenvolvidas pelo GMF/TJAM estão sob a coordenação da juíza de Direito Ana Paula de Medeiros Braga Bussulo. O Grupo também conta com uma equipe de juízes colaboradores, formada pelos magistrados Andrea Jane Silva de Medeiros; Edson Rosas Neto; Glen Hudson Paulain Machado; James Oliveira dos Santos; Larissa Padilha Roriz Penna; Luís Cláudio Cabral Chaves; Rômulo Garcia Barros Silva e; Saulo Góes Pinto.

Entre as ações destacadas no balanço apresentado na reunião do último dia 18, encontram-se iniciativas como a elaboração de um formulário específico para denúncias de tortura no sistema prisional e socioeducativo.

Na questão da saúde mental da população encarcerada, foi realizado um mutirão para revisão dos processos que envolvem Medida de Segurança, in loco, na Enfermaria Psiquiátrica masculina e feminina.

Em atenção à população indígena, foi providenciada a inclusão, nos sistemas SAJ e Projudi, da tarja/ícone “População Indígena”. Além do lançamento de cartazes sobre “Direitos nas Audiências de Custódia”, cujo conteúdo foi escrito em quatro línguas indígenas: Tikuna, Matis, Marubo e Kanamari.

A atenção às vítimas contou com a estruturação do Serviço de Atenção e Apoio às Vítimas e de um plantão de atendimento.

Entre as medidas para a população LGBTQIAPN+, o GMF viabilizou ações de profilaxia para casal sorodiscordante privado de liberdade, hormonioterapia para pessoas trans privadas de liberdade e o aprimoramento de fluxos para o atendimento desse público nas unidades prisionais.

O balanço registra, ainda, que em 2023 foram inaugurados Escritórios Sociais em Parintins, Maués e São Gabriel da Cachoeira. E está prevista para este a inauguração de mais um, no município de Tabatinga. Monitorado pelo GMF, o Escritório Social do Conselho Nacional de justiça (CNJ) é uma iniciativa que busca promover a inclusão social e a reinserção de pessoas que cumpriram pena no sistema prisional. Através desse projeto, são oferecidos serviços de apoio e orientação para ajudar essas pessoas a se reintegrarem à sociedade, como assistência jurídica, psicossocial e encaminhamento para oportunidades de trabalho. O objetivo é contribuir para a redução da reincidência criminal e para a construção de um sistema mais justo e inclusivo.

Atribuições

Criado em 2009, o Grupo Permanente de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema Socioeducativo – GMF/TJAM, foi instituído pela Resolução nº 005/2009- TJAM, tendo suas atribuições aprimoradas através da Resolução n.º 20 de 28 de janeiro de 2010. No Amazonas, o GMF atua para garantir o cumprimento da Lei de execução Penal, promover a ressocialização dos presos e assegurar o respeito aos direitos humanos no sistema prisional.

O grupo realiza visitas periódicas às unidades prisionais, analisa relatórios e dados sobre a população carcerária, além de propor medidas para melhorar as condições do sistema penitenciário.

 

 

Paulo André Nunes e Carlos Souza
Foto: Raphael Alves – Arq. 18/01/2024

Tags:DenúnciasFiscalizaçãoMauésParintinsSão Gabriel da CachoeiraTabatinga
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior img20230829195516860 768x473 1 Projeto cria Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica
Próximo artigo Justica 2 300x200 2 150x150 1 Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil divulgam “Carta de Foz do Iguaçu”

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 lrmbWq

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás
54135341679 ce8ece9ba8 c htUMIC

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 ODkPAF

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 ePJnba

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

8 meses atrás
Deusa da JustiC3A7a.2 J2LoHy

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 Ja73k7

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

8 meses atrás
Prazos supensC3A3o VOrc7S

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

8 meses atrás
usucapiC3A3o2 H7rDRp

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

8 meses atrás
54141948519 51f2085710 c 979H2E

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

8 meses atrás
01 Fachada TJAM euIhgd

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

9 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 6ZkANT

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

9 meses atrás
54139956828 eb59eaace5 c ZIVvt5

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

9 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?