Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Gestão fundiária é pauta de reunião entre a Corregedoria e Associação Amazonense de Municípios
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Gestão fundiária é pauta de reunião entre a Corregedoria e Associação Amazonense de Municípios
Judiciário

Gestão fundiária é pauta de reunião entre a Corregedoria e Associação Amazonense de Municípios

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 22 de junho de 2023
6 Min Lidos
Compartilhar

 A regularização fundiária na Amazônia Legal é uma das diretrizes da Corregedoria Nacional de Justiça.


O corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, reuniu-se nesta semana com presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa (União Brasil), para discutir a gestão fundiária no âmbito dos municípios e a viabilização de medidas administrativas para o avanço da regularização de terras (rurais e urbanas) no Estado.

O encontro aconteceu na sede do Poder Judiciário, em Manaus. Estiveram presentes o juiz-corregedor auxiliar Áldrin Henrique Rodrigues, subcoordenador do Núcleo de Regularização Fundiária da Corregedoria; o chefe de Gabinete da CGJ, Sérgio Amorim; e o advogado da AAM, José Fernandes Júnior.

Durante a reunião, o desembargador-corregedor explicou que essa temática é uma das diretrizes da Corregedoria Nacional de Justiça, por meio do Provimento n.º 144/2023, o qual estabelece, no âmbito do Poder Judiciário, o Programa Permanente de Regularização Fundiária na Amazônia Legal, além de instituir a Semana Nacional de Regularização Fundiária, que ocorrerá em agosto.

“O objetivo da iniciativa da Corregedoria Nacional é o estabelecimento e a manutenção de um diálogo permanente entre a administração pública e a sociedade para fortalecer a governança fundiária, a promoção da Justiça, o acesso regular à terra, a segurança jurídica, a proteção ambiental e o combate à grilagem de terras”, explicou o desembargador Jomar Fernandes. “E o Poder Judiciário estará como um mediador, incentivando os atores diretos desse processo a identificar os problemas, buscar soluções e oferecer cidadania às pessoas que estão aguardando pelo título da sua propriedade”, acrescentou.

O juiz-corregedor auxiliar Áldrin Rodrigues enfatizou a importância de um diagnóstico atual sobre essa questão. “A ideia é que tenhamos um diagnóstico da gestão fundiária do Amazonas com informações precisas e uníssonas para facilitar a emissão de títulos registráveis”, observou.

Complexidade

O prefeito Anderson Sousa comentou sobre as peculiaridades de cada município do Amazonas em relação à propriedade de terra. No caso de Rio Preto da Eva, por exemplo, existem áreas pertencentes ao Incra, à Suframa, ao Exército e ao Estado, segundo Anderson, além de regiões destinadas a unidades de conservação, demonstrando a complexidade da gestão fundiária no município.

“A intenção é não apenas emitir os títulos, mas fazer o registro correto e poder entregar esse documento definitivo ao produtor rural ou às famílias que vivem naquela terra. Sem o registro da terra, o cidadão não é dono, não tem acesso ao crédito ou a benefícios governamentais”, enfatizou o prefeito. “Estamos muito felizes em poder conversar com o corregedor de Justiça e sua equipe para tratar desse assunto”, acrescentou.

“Agradecemos ao desembargador Jomar por nos chamar ao diálogo e colocar a associação dentro desse contexto para que todos os municípios possam aderir a um projeto tão importante para o desenvolvimento do setor primário no Amazonas”, agradeceu Anderson Sousa.

Termo de Cooperação firmado com o Estado

Na última segunda-feira (19/6), o Amazonas registrou dois importantes passos em direção à regularização fundiária no Estado: a assinatura do decreto instituindo o Comitê de Trabalho Interinstitucional para fomentar o Programa Permanente de Gestão Fundiária e Sustentabilidade da Amazônia; e o Termo de Cooperação Técnica, firmado entre o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ/AM) e o Governo do Estado, que será executado de acordo com o plano de trabalho traçado por esse programa permanente.


Acesse aqui para saber mais sobre este assunto!

https://www.tjam.jus.br/index.php/cgj-sala-de-imprensa/cgj-noticias/8797-tjam-corregedoria-e-governo-do-estado-assinam-termo-de-cooperacao-para-avancar-na-regularizacao-fundiaria-no-amazonas


#PraTodosVerem: A foto que ilustra a matéria mostra o corregedor reunido com os dois representantes da AAM e também com o juiz auxiliar da CGJ Áldrin Rodrigues e o chefe de Gabinete da Corregedoria, Sérgio Amorim. Os cinco, todos formalmente vestidos – com terno e gravata -, estão sentados em cadeiras de escritório pretas, envolta de uma mesa retangular com tampo também preto, contendo livros e revistas empilhados no centro, além de um globo terrestre pequeno como enfeite e xícaras de café. Eles estão com semblantes sérios, observando o corregedor. Ao fundo, as paredes brancas são adornadas por vários quadros retangulares e quadrados, com imagens diversas – desde a imagem de uma máquina de escrever antiga até expressionismo abstrato.


Texto e fotos: Acyane do Valle | CGJ/AM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:ManausRio Preto da Eva
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação dá início à aplicação das provas do Sadeam 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus promove prévia da ‘Jornada Pedagógica 2025’

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?