Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: FVS-RCP capacita agentes de endemias de Iranduba para aprimorar identificação de criadouros de dengue
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > FVS-RCP capacita agentes de endemias de Iranduba para aprimorar identificação de criadouros de dengue
Governo do Estado

FVS-RCP capacita agentes de endemias de Iranduba para aprimorar identificação de criadouros de dengue

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 3 de junho de 2022
3 Min Lidos
Compartilhar


Há 16 minutos
Por Agência Amazonas

Capacitação é realizada até esta sexta-feira (03/06)

Agentes de endemias de Iranduba recebem capacitação sobre reconhecimento geográfico – FOTO: Divulgação/FVS-RCPPara mapear e identificar pontos de criadouros de dengue com maior precisão, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza um curso, até esta sexta-feira (03/06), para capacitar agentes de endemias e supervisores de Vigilância em Saúde de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).

A capacitação visa a realização do reconhecimento geográfico do município, atividade primordial para ações do programa das arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e da realização do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológicos e que permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti.

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a capacitação em Iranduba ajuda no fortalecimento do programa de combate às arboviroses, como prevenção e controle de doenças como a dengue. ”Com os agentes de endemias capacitados para identificar os locais de maior foco do mosquito Aedes aegypti, fortalecemos o controle e prevenção de doenças, como a dengue, além da zika e chikungunya”, destaca Tatyana.

De acordo com a gerente de Doenças de Transmissão Vetorial (GDTV-Dengue), do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-RCP, Luzia Mustafa, o reconhecimento geográfico é primordial para realização das ações de controle das arboviroses, principalmente a realização do LIRAa, onde é identificada a quantidade de imóveis do município atualizada.

“A capacitação inclui prática de campo e mapeamento das localidades do município. Com o número de imóveis atualizado, a gente consegue realizar o levantamento de índice rápido com dados de maior precisão. Com esse levantamento, conseguimos saber quantos agentes precisamos para trabalhar no programa da dengue no município”, ressalta Luzia.

Mapeamento

O Reconhecimento Geográfico (RG) é a descrição de uma localidade através de traços geométricos, gráficos e dados estatísticos e é uma ferramenta que facilita as ações de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, como o combate à dengue.

O objetivo do Reconhecimento Geográfico é identificar a localidade, registrar informações sobre o número de quarteirões e imóveis existentes, classificação e situação de cada localidade em relação à vizinhança, localização dos acidentes geográficos naturais e artificiais, vias de acesso.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui a coordenação das ações estratégicas para controle das doenças transmitidas por vetores, como malária, dengue, chikungunya, zika, febre amarela, doença de Chagas e leishmaniose, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

Tags:AcidentesGovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoIrandubaManausWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Nacional

Paula Litaiff: Da Imprensa à Pesquisa, Fortalecendo o Diálogo sobre Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

O Legado de Paula Litaiff e a Contribuição para a Pesquisa em Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: O Olhar da Comunicação para a Pesquisa da UFAM sobre Gênero e Poder

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff e a UFAM: Liderança Feminina e Resiliência na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff Fortalece o Gepos da UFAM: Um Novo Capítulo para a Pesquisa em Gênero na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: Reforço Estratégico para o Gepos da UFAM e a Pesquisa em Gênero e Poder na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?