Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Defesa Civil do Amazonas capacita agentes e instala purificadores de água em comunidades de Boa Vista do Ramos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Defesa Civil do Amazonas capacita agentes e instala purificadores de água em comunidades de Boa Vista do Ramos
Governo do Amazonas

Defesa Civil do Amazonas capacita agentes e instala purificadores de água em comunidades de Boa Vista do Ramos

1 hora atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A ação incluiu treinamento técnico para comunitários e agentes locais, garantindo autonomia nas comunidades

Fotos: Divulgação / Defesa Civil Amazonas

A Defesa Civil do Amazonas avançou com mais uma etapa do projeto Água Boa no município de Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros de Manaus). Além da instalação de dois novos kits purificadores, a missão teve como foco a capacitação técnica de agentes municipais e moradores, assegurando a continuidade do tratamento de água nas comunidades de Santo Antônio da Barreira e Povoado Santa Graça.

A operação foi realizada ao longo de três dias, de segunda-feira até esta quarta-feira (13 a 15/04), e enfrentou desafios climáticos típicos da região. Segundo o agente da Defesa Civil do Estado, sargento Vicenor Silva, a logística exigiu planejamento e precisão nos deslocamentos.

“Tivemos que realizar três viagens de ida e volta ao longo da missão: dois dias dedicados à instrução e à montagem, e um dia para a entrega final com a presença da prefeitura. O principal obstáculo foi a chuva, mas a proximidade das comunidades, a cerca de 30 minutos de lancha da sede do município, favoreceu a execução”, explicou.

Um dos diferenciais desta etapa do projeto foi a adaptação dos sistemas às diferentes fontes de captação de água encontradas nas localidades, que ficam a apenas cinco minutos de distância uma da outra.

Na comunidade Santo Antônio da Barreira, o sistema foi montado para tratar água proveniente de poço artesiano, atendendo 17 famílias.

“Antes, a gente não tinha esse cuidado com a água como tem agora. Hoje sabemos como tratar e garantir que ela chegue limpa para nossas famílias”, destacou o comunitário Mesaque Sérgio Gomes Brasil.

Foto: Divulgação / Defesa Civil Amazonas

E no Povoado Santa Graça, o kit foi instalado para operar com água coletada diretamente do rio, beneficiando 9 famílias.

“A capacitação foi muito importante, porque agora a gente consegue fazer a manutenção e o tratamento da água sozinho, sem depender de ninguém”, afirmou o comunitário Eraldo Viana.

capacitação e autonomia

Mais do que entregar os equipamentos, a Defesa Civil do Amazonas priorizou a transferência de conhecimento por meio de treinamentos específicos sobre a dosagem de insumos, como cloro e sulfato de alumínio. A instrução foi direcionada tanto aos responsáveis comunitários quanto aos agentes da Defesa Civil Municipal.

Ao todo, o município recebeu cinco kits purificadores. Desses, dois já foram instalados juntamente com a capacitação técnica necessária. Com o treinamento, os agentes de Boa Vista do Ramos estão aptos a realizar, de forma autônoma, a instalação dos três kits restantes, garantindo a continuidade das ações, bem como a manutenção e o tratamento adequado da água nas comunidades atendidas.

Segurança hídrica no Amazonas

A ação em Boa Vista do Ramos integra o esforço do Governo do Amazonas para ampliar o acesso à água tratada no interior do estado. Até o momento, a Defesa Civil do Amazonas já instalou aproximadamente 777 purificadores em 60 municípios, ampliando de forma significativa o atendimento às comunidades mais vulneráveis.

Para fortalecer esse avanço, o órgão já iniciou o processo de aquisição de mais 100 novas unidades. A meta do Governo do Amazonas é alcançar os 62 municípios e atingir a marca de 1.000 purificadores instalados até o fim de 2026, consolidando o projeto Água Boa como uma política pública essencial para garantir segurança hídrica e qualidade de vida à população amazonense.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura conclui transbordo de resíduos sólidos do mês de março
Próximo artigo Sefaz divulga lista de ganhadores de mais um sorteio mensal e regional da Nota Fiscal Amazonense

Mais notícias desta categoria

Sine Amazonas divulga 343 vagas de emprego para esta quinta-feira

51 minutos atrás

Em Caapiranga, Idam viabiliza R$ 427 mil em crédito rural para pescadores artesanais

1 hora atrás

Sefaz divulga lista de ganhadores de mais um sorteio mensal e regional da Nota Fiscal Amazonense

1 hora atrás

Defesa Civil do Amazonas e Corpo de Bombeiros capacitam novos agentes para resposta a ocorrências com produtos perigosos

2 horas atrás

Seas recebe representantes do MDS para diálogo sobre Política Nacional de Cuidados

2 horas atrás

‘Uma Noite na Biblioteca’ convida crianças para imersão literária no sábado

2 horas atrás

Polícia Civil intercepta carga de maconha e cocaína que seria transportada de Manaus com destino ao Pará

2 horas atrás

Programa estratégico de desenvolvimento de pesquisas no setor primário do Amazonas recebe propostas até sexta-feira

2 horas atrás

Jornada Literária: Leitura e cultura ampliam acesso e estimulam memória de idosos

3 horas atrás

Teatro Amazonas abre as cortinas para o 27º Festival Amazonas de Ópera neste domingo

3 horas atrás

População comemora novo PAC Sumaúma após revitalização e modernização da unidade

4 horas atrás

Educadores da rede estadual de ensino participam de lançamento da Campanha de Combate ao Bullying 2026

5 horas atrás
Novo PAC Sumaúma: Governador interino Roberto Cidade inaugura unidade revitalizada na zona norte de Manaus
Sedecti tem dez trabalhos selecionados e apresenta experiências de gestão pública no II Congresso Conseplan
Beneficiárias do Prosamin+ participam de curso de capacitação promovido pela UGPE
Polícia Militar do Amazonas realizará exposição com unidades operacionais e projetos sociais de prevenção a crimes
SES-AM fortalece assistência materno-infantil, com capacitação em acolhimento e classificação de risco
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?