Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Fórum de Justiça da Comarca de Rio Preto da Eva passa a contar com sala para tomada de depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > TJAM > Fórum de Justiça da Comarca de Rio Preto da Eva passa a contar com sala para tomada de depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência
TJAM

Fórum de Justiça da Comarca de Rio Preto da Eva passa a contar com sala para tomada de depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Espaço reforçará e aperfeiçoará o trabalho do sistema judiciário local, oferecendo garantias de direitos ao público infanto-juvenil.


 

O Fórum de justiça Senador Jefferson Péres, na Comarca de Rio Preto da Eva (município distante 80 quilômetros de Manaus), passa a contar com uma sala de tomada de depoimento especial para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

Inaugurado na última quinta-feira (26), o espaço reforçará e aperfeiçoará o trabalho do sistema judiciário local, oferecendo garantias de direitos ao público infantojuvenil, conforme as orientações da Recomendação n.º 33/2010, do Conselho Nacional de justiça (CNJ) e da Lei n.º 13.431/2017.

A instalação da sala foi uma providência de iniciativa da Vara Única da Comarca, com a colaboração da Prefeitura Municipal e sua inauguração ocorreu no contexto da campanha “Maio Laranja”, por meio do qual, no Brasil, instituições públicas e particulares mobilizam-se para a realização de medidas concretas em combate ao abuso e à exploração sexual de criança e adolescentes.

O ato que marcou a inauguração do espaço foi realizado com a participação do titular da Vara Única da Comarca de Rio Preto da Eva, juiz Carlos Henrique Jardim da Silva; do prefeito municipal, Anderson Sousa; da primeira-dama do Município e secretária de assistência social, Soraya Almeida; do titular da Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania, Emerson José Rodrigues de Lima e da representante da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coij/TJAM), Valda Calderaro.

Também estiveram presentes no ato de inauguração a representante da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB/AM), Luíza Simonetti; o Comandante da 3.ª Companhia de polícia Militar de Rio Preto da Eva, major Jaison Souza; a secretária municipal de educação de Rio Preto da Eva, Eliete Cunha; o conselheiro tutelar Daniel Deron; o delegado da polícia Civil, Henrique Brasil, além de representantes da REDE de Apoio à Criança e Adolescente.

Com o intuito de servir como um ambiente acolhedor para crianças e adolescentes, a sala de tomada de depoimento especial é ambientada com pintura lúdica, brinquedos e para contribuir com o trabalho dos profissionais do sistema de justiça, o espaço também conta com aparelhos eletrônicos que estarão disponíveis para gravar os depoimentos das vítimas perante a autoridade judicial e os órgãos da REDE de proteção, caso necessário. As gravações, conforme orientação especializada, evitará que a criança ou o(a) adolescente venha a repetir o mesmo relato para diferentes autoridades, minimizando desta forma possíveis efeitos psicológicos nos que depõem.

Para o juiz Carlos Henrique Jardim da Silva, “a inauguração da sala para tomada de depoimento especial contribuirá de maneira significativa com o trabalho do sistema de justiça e no mesmo sentido pretende assegurar o bem-estar e a proteção das crianças e dos adolescentes”, afirmou.

Representando a Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coij/TJAM), na solenidade de inauguração, a servidora Valda Calderaro enfatizou que o espaço inaugurado representa um marco para o Judiciário. “A inauguração da sala de depoimento especial no fórum de Rio Preto da Eva é um marco para a concretização da proteção integral, nos termos da Lei n.º 13.431/17 que normatiza e organiza o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de todo o tipo de violência. Assim sendo, a Coij, na pessoa de sua coordenadora – desembargadora Joana Meirelles – parabeniza o juiz Carlos Henrique Jardim e sua equipe; e deixa seu apoio para outras boas práticas no municipio, nos prontificando a reforçar o diálogo com a REDE de proteção em um momento posterior”, destacou Valda Calderaro.

 

#PraTodosVerem – a foto principal que ilustra a matéria mostra o instante em que o Juiz Carlos Jardim, acompanhado de outras autoridades, corta a fita colocada na porta de entrada da Sala de Depoimento Especial, em um gesto simbólico de inauguração do espaço.

 

 

Afonso Júnior
Fotos: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Rio Preto da Eva e Acervo da Comarca

Tags:ManausPolíciaPolícia CivilPolícia MilitarRio Preto da EvaViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Iper promove curso preparatório para certificação profissional no RPPS
Próximo artigo
APOIO AOS MEI’S | Liberação de crédito beneficia mais de 50 empresas roraimenses

Mais notícias desta categoria

Portal do Tribunal de Justiça do Amazonas ganha novo layout

3 anos atrás

NOTA OFICIAL DO TJAM – GOLPE DO ALVARÁ OU DE PRECATÓRIOS

3 anos atrás

Sala de Togas Desembargador Raimundo Vidal Pessôa é reinaugurada na Sede do Tribunal de Justiça do Amazonas

3 anos atrás

Mais de 250 servidores são imunizados em nova ação de vacinação no TJAM

3 anos atrás

Prêmio Nayde Vasconcelos entra em fase de avaliação dos 60 artigos submetidos

3 anos atrás

TJAM integrará Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário

3 anos atrás

Núcleo de Advocacia Voluntária do TJAM contabiliza mais de 480 pessoas assistidas no primeiro semestre de 2022

3 anos atrás

Representante do TJAM participa nesta sexta-feira (22) do 2.º Encontro Natjus

3 anos atrás

Comarca de Santa Isabel do Rio Negro divulga portaria sobre acesso de crianças e adolescentes a estabelecimentos como casas de diversão noturnas

3 anos atrás

Mais de 800 alunos de escolas municipais receberam orientações sobre o ECA em ação promovida pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJAM e instituições parceiras

3 anos atrás

TJAM estrutura do programa Justiça Restaurativa no âmbito do Judiciário Estadual

3 anos atrás

Eastjam promove curso para tirar dúvidas sobre as Metas Nacionais do Poder Judiciário para este ano

3 anos atrás
Escola do Servidor do TJAM promove primeiro curso com tradução para Libras
Desembargadores rejeitam queixa-crime contra ex-secretário de Administração Penitenciária
Pleno do TJAM aprova prorrogação de validade do concurso público de servidores realizado em 2019
Manaus sediará pela primeira vez o encontro nacional do Copeje, no mês de novembro
TJAM recebe comitiva da Caixa de Assistência dos Advogados em visita institucional
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?