Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Fepiam e Ufam iniciam cursos de qualificação para indígenas no Programa Onda Verde
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Fepiam e Ufam iniciam cursos de qualificação para indígenas no Programa Onda Verde
Governo do Amazonas

Fepiam e Ufam iniciam cursos de qualificação para indígenas no Programa Onda Verde

1 ano atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

Evento marca início de capacitações voltadas para o protagonismo da mulher amazônida

FOTOS: Divulgação/FepiamScreenshot

A Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) deram início, neste sábado (1º/03), aos cursos de qualificação voltados para a população indígena da Região Metropolitana de Manaus.

Os cursos tiveram abertura oficial durante o Ato Solene do Programa Onda Verde: formação continuada, Interculturalidade e Protagonismo da Mulher Amazônida – COP 30/2025, realizado no Centro de ensino de Tempo Integral (CETI) Garcitylzo Lago e Silva, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.

O evento reuniu lideranças indígenas, acadêmicos e representantes de entidades públicas, reforçando a importância da Qualificação Profissional para a autonomia e fortalecimento cultural dos povos indígenas.

Screenshot
Screenshot
FOTOS: Divulgação/Fepiam

O diretor-presidente, Nilton Makaxi, destacou o impacto da iniciativa para o desenvolvimento sustentável das comunidades. “Este programa representa um avanço significativo para os povos indígenas do Amazonas. Além de garantir acesso à educação qualificada, fortalece a identidade cultural e fomenta o empreendedorismo dentro das próprias comunidades”, afirmou.

A coordenadora institucional da UFAM, Cláudia Guerra Monteiro, ressaltou a relevância da parceria entre a universidade e a Fepiam para a construção de um ensino mais inclusivo e adaptado às realidades indígenas. “Nosso objetivo é oferecer formação continuada que respeite e valorize os saberes tradicionais, ao mesmo tempo em que capacita essas populações para atuar em áreas estratégicas, como sustentabilidade e conservação ambiental”, explicou.

Screenshot
Screenshot
FOTOS: Divulgação/Fepiam

Os cursos oferecidos no programa foram estruturados para atender às demandas das comunidades indígenas, abrangendo práticas sustentáveis e ampliando o conhecimento adquirido para impulsionar iniciativas próprias e contribuir para o fortalecimento de suas culturas.

O post Fepiam e Ufam iniciam cursos de qualificação para indígenas no Programa Onda Verde apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Atrativos e produtos turísticos do Amazonas são vitrine de destaque na maior feira turística da Colômbia
Próximo artigo Carnaval na Floresta 2025: Desfiles do Grupo de Acesso A encantam o sambódromo com enredos emocionantes e cheios de cultura

Mais notícias desta categoria

Sedurb e TCE acompanham avanço das obras do Prosai em Parintins

11 horas atrás

Na reta final das obras, governador interino Roberto Cidade vistoria Policlínica e Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul

11 horas atrás

Novo PAC Sumaúma: Governador interino Roberto Cidade inaugura unidade revitalizada na zona norte de Manaus

12 horas atrás

Sedecti tem dez trabalhos selecionados e apresenta experiências de gestão pública no II Congresso Conseplan

12 horas atrás

Beneficiárias do Prosamin+ participam de curso de capacitação promovido pela UGPE

12 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas realizará exposição com unidades operacionais e projetos sociais de prevenção a crimes

12 horas atrás

SES-AM fortalece assistência materno-infantil, com capacitação em acolhimento e classificação de risco

12 horas atrás

Abril Azul: exposição de arte reúne obras produzidas por crianças autistas atendidas nos Caics TEA

12 horas atrás

Amazonas avança na regularização do transporte hidroviário com edital inédito de chamamento público

12 horas atrás

Governo do Amazonas alinha estratégias com o setor produtivo para reduzir impactos da cheia e vazante de 2026

14 horas atrás

Roda de leitura destaca literatura indígena em ação formativa a zona centro-sul de Manaus

15 horas atrás

Corpo de Bombeiros é acionado após vazamento de gás causar explosão em residência e deixar uma pessoa ferida

15 horas atrás
RecuperaFone bloqueia 62 mil celulares com restrição de roubo ou furto no Amazonas
Com apoio do Governo do Amazonas, alunos do Programa Ciência na Escola da Fapeam criam sabonete com borra de café, em Barreirinha
Com apoio do Governo do Amazonas, alunos do Programa Ciência na Escola da Fapeam criam sabonete com borra de café, em Barreirinha
Polícia Civil divulga imagem de idoso que desapareceu no bairro Centro
Técnicos da Sect realizam trabalhos de regularização fundiária em Parintins
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?