Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Exposição instalada no hall do Fórum Henoch Reis na “Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação” ressalta o respeito à diversidade
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Exposição instalada no hall do Fórum Henoch Reis na “Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação” ressalta o respeito à diversidade
Judiciário

Exposição instalada no hall do Fórum Henoch Reis na “Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação” ressalta o respeito à diversidade

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 17 de maio de 2023
6 Min Lidos
Compartilhar

Na abertura da mostra, a des.ª Onilza Gerth, vice-presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação do TJAM, disse que a Semana chama atenção para os riscos e potenciais prejuizos das práticas abusivas e discriminatorias na perspectiva daqueles que são afetados.


Expo Assedio Abre2.jpeg

Expo Assedio Abre3.jpeg

Expo Assedio Abre4.jpeg

Expo Assedio Abre5.jpeg

Expo Assedio Abre6.jpegFoi aberta na manhã desta quarta-feira (17/05), no hall do Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, no São Francisco, zona Sul de Manaus, a “Exposição Artística sobre o Combate e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação”, organizada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação, em parceria com o Coletivo Arte Ocupa e o apoio da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes). A exposição permanecerá no espaço até 24/05.

A exposição integra a “Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação”, evento que passou a fazer parte da agenda permanente dos Tribunais do País, conforme a Resolução n.° 450/2022, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Durante a abertura da mostra, a desembargadora Onilza Abreu Gerth, vice-presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação do TJAM, agradeceu a colaboração de todos os envolvidos e explicou que as comissões têm por finalidade promover o trabalho digno, saudável, seguro e sustentável no âmbito do Judiciário do Amazonas, atuando fortemente em caráter preventivo, promovendo ações de capacitação e de sensibilização.

“É nesse contexto que apresentamos esta exposição, orientando-se pelos princípios do respeito à dignidade da pessoas humana, da não discriminação e respeito a diversidade, da construção de uma cultura de respeito mútuo e igualdade no tratamento. A exposição foi pensada com objetivo de sensibilizar acerca do assédio e da discriminação e de provocar reflexões em magistrados, servidores, estagiários e prestadores de serviço do Tribunal, bem como de todos aqueles que transitam neste Fórum, chamando atenção para os riscos e potenciais prejuizos das práticas abusivas e discriminatorias na perspectiva daqueles que são afetados”, disse a desembargadora Onilza.

Diretor da Faculdade de Artes da Ufam, João Gustavo Kienen destacou a importância da temática da exposição como parte das ações para enfrentar o que ele classifica de “um processo de apagamento histórico muito potente”. “Vivemos um momento que emerge a potência das pessoas, que são pessoas que vivem nas minorias, que vivem no apagamento e vivem a violência do silenciamento. Se cada pessoa que é discriminada, que sofre assédio, souber o seu lugar no mundo, procurar os meios para que isso não ocorra mais, as coisas certamente mudarão e esta Casa é uma casa que resolve isso, que vai acolher as denúncias de assédio, que vai promover um trabalho de equidade social”, afirmou Kienen.

O artista trans Theodor Leite dos Santos Ferreira, falou em nome dos expositores que participam da mostra. Ao afirmar que o fazer artístico é um lugar seguro, Theodor expressou a dificuldade de ser uma pessoa trans e de enxergar um futuro sem ser “atravessado” por algum tipo de preconceito ou onde possam existir oportunidades para ele como pessoa trans. “Queria ressaltar a importância de ocuparmos esses espaços, não somente como artistas, mas como minorias também que, diariamente, são atravessadas por violências diversas. Além de ser um espaço seguro, o fazer artístico também é um lugar de transformação, que precisa ecoar e que precisa alcançar outras pessoas e, por isso, a gente precisa de oportunidade, uma chance e uma brecha”, disse o artista.

Marcelo Rufi, fundador do Coletivo Arte Ocupa, explicou que a escolha foi trazer uma diversidade de artistas autorais e sem medo de expor os sentimentos, evitando tornar a exposição algo romantizado ou enfeitado. “Esses artistas toparam e alguns deles integram esse tema porque temos aqui artistas pretos, indígenas, trans, bissexuais, da periferia. Muitos deles já passaram, inclusive, por questões de assédio moral e assédio sexual também, mas colocaram isso na tela de forma bem artística para que qualquer pessoa possa ver e entender o que está sendo apresentado”, explicou o curador.

A Comissão de Assédio do TJAM

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu, por meio da Resolução n.º 351/2020, a Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e à Discriminação no Poder Judiciário. No âmbito do TJAM, a Resolução n.º 08/2023 instituiu a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e de Todas as Formas de Discriminação e as ações relacionadas ao tema são coordenadas pela Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação do Judiciário Estadual, que tem à frente a desembargadora Carla Reis.


 Confira mais fotos da abertura da exposição no link abaixo:

https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720308346682/with/52905556883/


#PraTodosVerem – a foto principal que ilustra a matéria mostra algumas das obras que integram a exposição inaugurada na manhã desta quarta-feira no hall do Fórum Henoch Reis, ao lado das bandeiras do Judiciário Amazonense e do Brasil. 


Sandra Bezerra

Fotos: Marcus Phillipe

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:DenúnciasManausViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação dá início à aplicação das provas do Sadeam 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus promove prévia da ‘Jornada Pedagógica 2025’

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?