Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Evento marca abertura das atividades do Outubro Rosa no TJAM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Evento marca abertura das atividades do Outubro Rosa no TJAM
Judiciário

Evento marca abertura das atividades do Outubro Rosa no TJAM

3 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos
Prevencao Outubro

+ image +

Os mastologistas Agnaldo Barroso e Tatiana Valois Barroso realizaram as palestras de abertura da ação, cuja finalidade é informar e promover a conscientização sobre o câncer de mama.


O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Comissão de Participação Feminina e do Subcomitê de Saúde, deu início nesta segunda-feira (3/10) às atividades da “Campanha Outubro Rosa”, mês de prevenção ao câncer de mama. Com palestras sobre o tema, a abertura da campanha aconteceu no auditório do Fórum Euza Maria Naice de Vasconcellos, no bairro São Francisco, e reuniu magistrados, servidores e colaboradores.

A coordenadora da Comissão de Participação Feminina, desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha, ressaltou a importância do “Outubro Rosa” como ação voltada para a saúde da mulher e que busca, principalmente, incentivar o acompanhamento que garante o diagnóstico precoce do câncer de mama, o que amplia grandemente as chances de cura da doença. “O Tribunal de Justiça tem, todos os anos, se integrado a essa grande ação nacional, organizando atividades que buscam ampliar a orientação às nossas servidoras e ao público em geral, lembrando que o câncer de mama tem um índice muito alto”, afirmou a desembargadora.

O coordenador do Subcomitê de Saúde do Tribunal, desembargador Elci Simões, também destacou a finalidade da ação e sua importância. “É uma ação que demonstra a preocupação do Tribunal com a saúde dos magistrados e servidores e tais esclarecimentos incentivam que as pessoas se previnam. Sabemos que a prevenção ajuda o sucesso no tratamento”, disse Simões.

A mesa de abertura da programação foi composta também pela ouvidora-geral do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM), procuradora Jussara Maria Pordeus e Silva; pela defensora pública e coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa da Mulher da DPE/AM, Stefanie Barbosa Sobral; e pela presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/AM, Marlene Parizotto.

Palestras

A abertura do “Outubro Rosa” foi marcada por quatro palestras acerca da prevenção ao câncer de mama, da importância do diagnóstico precoce da doença e de aspectos envolvidos ao tratamento.

“Em relação ao câncer de mama, para este ano, são esperados 66.280 casos novos de câncer de mama no Brasil, sendo 450 no Amazonas, sendo ainda uma doença muito prevalente. Notamos um aumento de casos em relaçao ao câncer de mama, mas talvez por conta de uma maior detecção se torna uma vantagem que acaba se convertendo em melhora do tratamento”, disse o médico mastologista Agnaldo Barroso, o primeiro a palestrar.

Tatiana Valois Barroso, por sua vez, ressaltou a importância do dignóstico precoce da doença. “Detectar o câncer antes de ele apresentar sinais de sintomas é o que aumenta as chances de cura. Há menos tratamentos invasivos, chance de preservar a mama, o que permite à paciente se sentir emocionalmente muito melhor, refletindo no tratamento”, explica a mastologista.

A psicóloga social Rebeca Cardoso de Oliveira afirmou que a qualidade da saúde mental é importante para quem recebe um diagnóstico. “Algumas mulheres já vêm de adoecimento mental, trazem algumas dores, já estão muito sensíveis e, se um diagnóstico de câncer para uma pessoa saudável mentalmente, dentro dos padrões de uma vida saudável, pode vir a ter aumento de ansiedade, depressão ou desenvolver outros transtornos, imagine associar um disgnóstico devastador de tanto medo e tantas incertezas a uma saúde mental que já estava com baixa qualidade. Isso pode, sim, atrapalhar muito o tratamento”, explicou.

O evento encerrou com o depoimento da assistente social Larissa Feitoza Said, que se curou de um câncer de mama detectado por um autoexame durante o banho. Diagnosticada em 2020, a assistente social estava passando por luto familiar pela perda da avó e contou que foi pega de surpresa por duas noticias: o dignóstico positivo de câncer e uma gravidez. “Receber o diagnóstico nunca é fácil, a gente fica sem chão e perde a perspectiva de futuro, ao mesmo tempo a alegria de uma gravidez que vinha sendo muito desejada. O médico foi bem taxativo e disse que teria de escolher entre o tratamento e a gestação. Não foi fácil passar por tudo isso”, contou.

Segundo ela, a fé em Deus se multiplicou e o casal embarcou para São Paulo em busca de outros especialistas, opiniõers e novos exames. No ano de 2020, ela fez mastectomia bilateral, oitos sessões de quimioterapia e a criança nasceu perfeita e, atualmente, conta com dois anos de idade. “Continuo fazendo acompanhamento oncológico com exames de seis em seis meses e, graças a Deus, está tudo normal”, finalizou.

Ao longo de todo o mês de outubro, o TJAM também realizará ações de conscientização sobre o tema com compartilhamento de informações que poderão ser acompanhadas por meio das redes sociais do TJAM.

Sandra Bezerra

Fotos: Marcus Phillipe

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Estado do Amazonasmanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Justica 2 300x200 2 150x150 1 Vereadores aprovam prioridade no atendimento a diabéticos durante realização de exames médicos em jejum total – Câmara Municipal de Manaus
Próximo artigo image00004 scaled 1 Orientação a mulheres a buscarem serviços de prevenção ao câncer nas UBSs

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 lrmbWq

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás
54135341679 ce8ece9ba8 c htUMIC

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 ODkPAF

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 ePJnba

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

8 meses atrás
Deusa da JustiC3A7a.2 J2LoHy

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 Ja73k7

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

8 meses atrás
Prazos supensC3A3o VOrc7S

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

8 meses atrás
usucapiC3A3o2 H7rDRp

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

8 meses atrás
54141948519 51f2085710 c 979H2E

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

8 meses atrás
01 Fachada TJAM euIhgd

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 6ZkANT

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

8 meses atrás
54139956828 eb59eaace5 c ZIVvt5

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

8 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?