Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Estudo que analisa qualidade do óleo de andiroba para melhor valorização no mercado recebe apoio do Governo do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Estudo que analisa qualidade do óleo de andiroba para melhor valorização no mercado recebe apoio do Governo do Amazonas
Governo do Amazonas

Estudo que analisa qualidade do óleo de andiroba para melhor valorização no mercado recebe apoio do Governo do Amazonas

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A pesquisa foi amparada pelo Programa Universal, coordenado pela Fapeam

FOTO: Nathalie Brasil/Fapeam

Avaliar formas que resultem na qualidade e, consequentemente, na valorização do óleo de andiroba (Carapa guianensis) no mercado, produzidos por cooperativas em grande parte da Amazônia brasileira, foram os objetivos principais de uma pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) – via Programa de Apoio à Pesquisa (Universal Amazonas), Edital Nº 002/2018, desenvolvida por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

O estudo “Controle de qualidade do óleo de andiroba: autenticidade e avaliação de estabilidade”, coordenado pelo doutor em Química Orgânica Sergio Massayoshi Nunomura, pesquisador do INPA, analisou quimicamente diferentes lotes de sementes e óleos de andiroba, coletados em diversas localidades do estado, a fim de investigar nos produtos as propriedades físico-químicas, a composição química e suas principais propriedades biológicas.

Segundo o pesquisador, a autenticidade e a estabilidade do óleo de andiroba estão associadas à composição saponificável composta de lipídeos (moléculas orgânicas insolúveis em água e que podem ser convertidas em sabão), e a fração insaponificável (moléculas orgânicas não lipídicas). Essas duas frações constituem quimicamente o óleo.

Durante a pesquisa amostras autênticas foram usadas como referência para avaliar a estabilidade oxidativa do óleo, que corresponde a um importante parâmetro utilizado para avaliação da qualidade de um óleo; e observou-se, claramente, que além dos parâmetros clássicos de análise de óleos vegetais como índice de acidez e peróxidos, e, principalmente, o perfil químico da fração saponificável alterou-se pelos efeitos da oxidação, que ocorre quando o óleo reage quimicamente com o oxigênio.

Por outro lado, não foi possível observar uma variação na fração insaponificável com a degradação por oxidação no modelo utilizado. Sergio Nunomura disse que foi interessante notar, também, que a degradação oxidativa PODE ser drasticamente reduzida, quando se armazenou a andiroba não como óleo extraído, mas como farinha de sementes, que é uma etapa anterior a obtenção do óleo.

“Concluímos no laboratório quais são as características que estabelecem um óleo de qualidade e, também, aprendemos a produzir em laboratório um óleo de qualidade”, afirma o pesquisador, acrescentando que foi possível manter a qualidade do óleo de andiroba por vários meses, após a coleta das sementes.

Do ponto de vista científico e tecnológico, o principal resultado observado foi de que é possível armazenar o óleo de andiroba de uma forma relativamente simples, que resultou num produto com boa qualidade, isto é, sem alteração nos perfis químicos das frações saponificáveis e insaponificáveis, mesmo após meses de armazenamento. Experimentos em campo em maior escala, em cooperativas, por exemplo, devem ser conduzidos para confirmar esses resultados e adaptar para escalas maiores.

“Ainda existe uma etapa de aprendizado a ser vencida. A pesquisa foi realizada em laboratório e falta agora avaliar se a perda de qualidade do óleo produzido nas cooperativas tem a mesma natureza. Caso sim, é possível sugerir alterações no processo produtivo de forma a melhorar a qualidade do óleo produzido nas cooperativas. Seria importante contar com projetos em conjunto com as cooperativas, por tempos mais longos”, recomenda o pesquisador, ao destacar o importante apoio da Fapeam à pesquisa.

Ele ressalta que, ao longo dos anos, o apoio da Fapeam tem sido importante apoio para a pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação do Estado do Amazonas.

“Os desafios da pesquisa sobre a região Amazônica são grandes e somente com apoio financeiro continuado é que a prospecção e valoração das potencialidades amazônicas podem se tornar uma realidade, com benefícios para a região, para o país e o planeta”, destaca o coordenador, acrescentando que o projeto tem grande interesse para a região, pois a andiroba é um dos principais produtos extrativistas da Amazônia.

Universal Amazonas

O Programa Universal Amazonas da Fapeam financia atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, em todas as áreas de conhecimento, que representem contribuição significativa para o desenvolvimento do estado do Amazonas.

O post Estudo que analisa qualidade do óleo de andiroba para melhor valorização no mercado recebe apoio do Governo do Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasEstado do AmazonasGoverno do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas monta força-tarefa para ajudar vítimas de incêndio em Nhamundá
Próximo artigo Governo do Estado realiza obras de reforma e ampliação no Centro de Saúde Mental do Amazonas

Mais notícias desta categoria

Comitiva do Idam apresenta experiências de assistência técnica e extensão rural durante a COP30 em Belém-PA

1 hora atrás

Amazonas mobiliza municípios contra avanço das arboviroses

1 hora atrás

FVS-RCP orienta 62 municípios do Amazonas sobre vigilância e controle das arboviroses no período sazonal

1 hora atrás

Corpo de Bombeiros vai formar brigadistas em parceria com a Associação Comercial do Amazonas

20 horas atrás

CBMAM e Associação Comercial do Amazonas firmam parceria para formação de brigadistas e ampliar segurança em estabelecimentos comerciais

20 horas atrás

Acadêmicos da UEA visitam obras do Prosai Parintins e conhecem avanços do programa no município

23 horas atrás

Prosai Parintins recebe visita técnica de estudantes da UEA para acompanhar obras e ações socioambientais

23 horas atrás

Dia da Consciência Negra: Escolas Estaduais combatem o racismo estrutural por meio de palestras e atividades culturais

23 horas atrás

Dia da Consciência Negra: Morador de quilombo, em Manaus, tem assistência do Melhor em Casa

23 horas atrás

Escolas estaduais de Manaus promovem atividades pedagógicas no Dia da Consciência Negra durante a semana

23 horas atrás

Festival Batalha da Hora movimenta Manaus com hip hop, breaking e arte urbana no fim de semana

1 dia atrás

Festival Batalha da Hora reúne programação gratuita de hip hop em Manaus nos dias 22 e 23 de novembro

1 dia atrás
Feirão do Pescado em Manaus terá venda de tambaqui, matrinxã e pirarucu nos dias 28 e 29 de novembro com valores definidos
Incineração de drogas no Amazonas destrói quatro toneladas apreendidas em 2025 e reforça operações estaduais
Projeto Mulheres Rurais inicia produção de mudas de cacau e açaí em Boa Vista do Ramos e beneficia 30 agricultoras
Amazonas Band faz concerto gratuito dedicado à música afro-brasileira no Teatro da Instalação em Manaus
Polícia Civil do Amazonas apreende mais de uma tonelada de maconha skunk e calcula prejuízo de R$ 44,4 milhões ao narcotráfico
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?