Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Estudo que analisa qualidade do óleo de andiroba para melhor valorização no mercado recebe apoio do Governo do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Estudo que analisa qualidade do óleo de andiroba para melhor valorização no mercado recebe apoio do Governo do Amazonas
Governo do Amazonas

Estudo que analisa qualidade do óleo de andiroba para melhor valorização no mercado recebe apoio do Governo do Amazonas

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A pesquisa foi amparada pelo Programa Universal, coordenado pela Fapeam

FOTO: Nathalie Brasil/Fapeam

Avaliar formas que resultem na qualidade e, consequentemente, na valorização do óleo de andiroba (Carapa guianensis) no mercado, produzidos por cooperativas em grande parte da Amazônia brasileira, foram os objetivos principais de uma pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) – via Programa de Apoio à Pesquisa (Universal Amazonas), Edital Nº 002/2018, desenvolvida por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

O estudo “Controle de qualidade do óleo de andiroba: autenticidade e avaliação de estabilidade”, coordenado pelo doutor em Química Orgânica Sergio Massayoshi Nunomura, pesquisador do INPA, analisou quimicamente diferentes lotes de sementes e óleos de andiroba, coletados em diversas localidades do estado, a fim de investigar nos produtos as propriedades físico-químicas, a composição química e suas principais propriedades biológicas.

Segundo o pesquisador, a autenticidade e a estabilidade do óleo de andiroba estão associadas à composição saponificável composta de lipídeos (moléculas orgânicas insolúveis em água e que podem ser convertidas em sabão), e a fração insaponificável (moléculas orgânicas não lipídicas). Essas duas frações constituem quimicamente o óleo.

Durante a pesquisa amostras autênticas foram usadas como referência para avaliar a estabilidade oxidativa do óleo, que corresponde a um importante parâmetro utilizado para avaliação da qualidade de um óleo; e observou-se, claramente, que além dos parâmetros clássicos de análise de óleos vegetais como índice de acidez e peróxidos, e, principalmente, o perfil químico da fração saponificável alterou-se pelos efeitos da oxidação, que ocorre quando o óleo reage quimicamente com o oxigênio.

Por outro lado, não foi possível observar uma variação na fração insaponificável com a degradação por oxidação no modelo utilizado. Sergio Nunomura disse que foi interessante notar, também, que a degradação oxidativa PODE ser drasticamente reduzida, quando se armazenou a andiroba não como óleo extraído, mas como farinha de sementes, que é uma etapa anterior a obtenção do óleo.

“Concluímos no laboratório quais são as características que estabelecem um óleo de qualidade e, também, aprendemos a produzir em laboratório um óleo de qualidade”, afirma o pesquisador, acrescentando que foi possível manter a qualidade do óleo de andiroba por vários meses, após a coleta das sementes.

Do ponto de vista científico e tecnológico, o principal resultado observado foi de que é possível armazenar o óleo de andiroba de uma forma relativamente simples, que resultou num produto com boa qualidade, isto é, sem alteração nos perfis químicos das frações saponificáveis e insaponificáveis, mesmo após meses de armazenamento. Experimentos em campo em maior escala, em cooperativas, por exemplo, devem ser conduzidos para confirmar esses resultados e adaptar para escalas maiores.

“Ainda existe uma etapa de aprendizado a ser vencida. A pesquisa foi realizada em laboratório e falta agora avaliar se a perda de qualidade do óleo produzido nas cooperativas tem a mesma natureza. Caso sim, é possível sugerir alterações no processo produtivo de forma a melhorar a qualidade do óleo produzido nas cooperativas. Seria importante contar com projetos em conjunto com as cooperativas, por tempos mais longos”, recomenda o pesquisador, ao destacar o importante apoio da Fapeam à pesquisa.

Ele ressalta que, ao longo dos anos, o apoio da Fapeam tem sido importante apoio para a pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação do Estado do Amazonas.

“Os desafios da pesquisa sobre a região Amazônica são grandes e somente com apoio financeiro continuado é que a prospecção e valoração das potencialidades amazônicas podem se tornar uma realidade, com benefícios para a região, para o país e o planeta”, destaca o coordenador, acrescentando que o projeto tem grande interesse para a região, pois a andiroba é um dos principais produtos extrativistas da Amazônia.

Universal Amazonas

O Programa Universal Amazonas da Fapeam financia atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, em todas as áreas de conhecimento, que representem contribuição significativa para o desenvolvimento do estado do Amazonas.

O post Estudo que analisa qualidade do óleo de andiroba para melhor valorização no mercado recebe apoio do Governo do Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasEstado do AmazonasGoverno do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas monta força-tarefa para ajudar vítimas de incêndio em Nhamundá
Próximo artigo Governo do Estado realiza obras de reforma e ampliação no Centro de Saúde Mental do Amazonas

Mais notícias desta categoria

RecuperaFone: Mais de 800 celulares aguardam pelos donos em mutirão da SSP-AM

12 horas atrás

Agosto Lilás: FVS-RCP destaca aumento nas notificações e fortalecimento da rede de proteção às mulheres no Amazonas

12 horas atrás

Prosamin+: Governo do Amazonas reassenta mais 26 famílias da comunidade da Sharp, na zona leste de Manaus

12 horas atrás

Festival de Cirandas 2025: Rodovia AM-070 oferece trajeto curto e eficiente para turistas e a população durante o evento

12 horas atrás

Cigás avança com obras do Gasoduto UTE Manaus 1 e adota medidas para minimizar impactos

12 horas atrás

Festival de Ciranda de Manacapuru: Pela primeira vez, evento terá atração nacional e shows regionais

13 horas atrás

Sine Amazonas divulga 126 vagas de emprego para esta sexta-feira

14 horas atrás

Festival de Cirandas de Manacapuru fortalece cadeia produtiva e impulsiona economia do município

14 horas atrás

O 27º Festival de Cirandas de Manacapuru: Arsepam intensifica a fiscalização do transporte rodoviário com destino ao município

14 horas atrás

Amazonas fortalece combate à HIV/Aids durante encontros da Comissão Intergestores Regional

14 horas atrás

Residentes do interior do Amazonas poderão agendar a emissão da CIN nesta quinta (28/8)

14 horas atrás

Dia da Avicultura: Idam presta assistência a mais de 25 mil produtores em todo o estado

14 horas atrás
Em Humaitá, Idam realiza capacitações em avicultura, piscicultura e meliponicultura para produtores rurais
Ipaam orienta avicultores sobre licenciamento ambiental no Dia do Avicultor
IML procura familiares de homem vítima de lesão corporal que morreu em Manaus
Festival de Cirandas 2025: SSP-AM vai reforçar policiamento para evento, que inicia nesta sexta-feira
Com entrada gratuita, Amazonas Filarmônica apresenta noite de obras orquestrais do romantismo
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?