Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Especialistas defendem calendário vacinal para pessoas com obesidade e campanhas informativas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Política > Especialistas defendem calendário vacinal para pessoas com obesidade e campanhas informativas
Política

Especialistas defendem calendário vacinal para pessoas com obesidade e campanhas informativas

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

23/05/2023 – 14:59  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Dr. Zacharias Calil pediu a realização do debate

Especialistas defenderam nesta terça-feira (23), em audiência pública na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, a criação de um calendário nacional de vacinação específico para pessoas com obesidade e o investimento em campanhas informativas sobre a vacinação de grupos de maior risco – incluindo pessoas com obesidade e/ou com diabetes.

O assunto foi debatido a pedido do deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO). Ele defendeu a ampliação dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Cries), postos integrantes da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) que oferecem vacinas para os grupos de risco. Atualmente, existem apenas 55 dessas unidades no País, segundo o Ministério da Saúde.

“Os Cries têm que estar em várias cidades, em todos os estados, principalmente nas cidades com mais densidade populacional”, disse Calil. Atualmente, os Cries possuem um calendário vacinal para pessoas com diabetes, mas não têm uma política para obesos.

Durante o debate, o epidemiologista Ernesto Montenegro, representante do Ministério da Saúde, informou que a pasta deve atualizar este ano a portaria que, em 2004, instituiu os Cries. Entre as mudanças está a recomendação aos estados de implantação de, pelo menos, uma unidade do Crie nos municípios com mais de 300 mil habitantes – nos estados que não possuem cidades com esse tamanho, a recomendação é de uma unidade por macrorregião.

Adesão
A representante do Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade, coalizão de 24 associações de diabetes, Vanessa Pirolo, afirmou que o apoio da população à vacinação caiu nos últimos anos e cobrou do Ministério da Saúde campanhas informativas periódicas, sobretudo na internet, e a capacitação dos profissionais da rede de atenção básica.

“Nós percebemos que, ao longo dos anos, a adesão tem caído. E a gente tem que sensibilizar a população”, disse Pirolo, que foi acompanhada por outros especialistas presentes ao debate, como o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Levimar Araújo. “O diabético, por ser imunodeprimido, tem a necessidade de ser vacinado prioritariamente. Por isso, é importante fazer a campanha”, disse.

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Vanessa Pirolo: apoio da população à vacina caiu

O deputado Rafael Simões (União-MG), que é diabético, lamentou a queda da cobertura vacinal entre os pacientes da doença. “A vacinação é a grande conquista da saúde pública. Nós temos que fazer campanhas assertivas e precisamos saber como fazer isso”, afirmou.

Excesso de peso
A médica Cintia Cercato, representante da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), afirmou que 6 em cada 10 brasileiros têm excesso de peso. Para ela, a vacinação desse grupo ajudaria a reduzir os índices de mortalidade e de hospitalização. “A baixa cobertura vacinal ameaça a saúde coletiva de pessoas que têm condições crônicas”, disse Cercato.

A necessidade de ações de prevenção a doenças crônicas foi defendida pela deputada Fernanda Pessoa (União-CE). Ela propôs a realização de campanhas dirigidas às escolas sobre boa alimentação como forma de combater a obesidade e o diabetes. “Hoje em dia, pela praticidade que os pais têm, muitos procuram alimentos industrializados, alimentando mal os seus filhos”, disse.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Rachel Librelon

Tags:Camara Federal dos Deputadosmanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Portal TRT11 – CNJ promove edição 2023 da campanha “Adotar é amor”
Próximo artigo Lira: Câmara e Senado estão em sintonia para a aprovação do novo arcabouço fiscal e da reforma tributária

Mais notícias desta categoria

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

7 meses atrás

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

7 meses atrás

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

7 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

7 meses atrás

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

7 meses atrás

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

7 meses atrás

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

7 meses atrás

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

7 meses atrás

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

7 meses atrás

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

7 meses atrás

Iluminação vermelha no Congresso celebra o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea

10 meses atrás

Projeto cria política de incentivo ao uso de etanol nos carros

10 meses atrás

Projeto obriga médicos a se identificarem em voos, para serem acionados em caso de emergência

Projeto garante à gestante vítima de violência sexual agendamento prioritário em exames relacionados à gestação

Congresso recebe iluminação especial pelo Dia Nacional do Cerrado

Comissão de Direitos Humanos da Câmara divulga nota sobre denúncias contra ministro Sílvio Almeida

Câmara pode retormar análise da reforma tributária e discutir transição sobre desoneração da folha

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?