Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Esmam outorga “Comenda do Mérito Acadêmico” durante seminário sobre reconhecimento de pessoas em procedimentos e processos criminais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Esmam outorga “Comenda do Mérito Acadêmico” durante seminário sobre reconhecimento de pessoas em procedimentos e processos criminais
Judiciário

Esmam outorga “Comenda do Mérito Acadêmico” durante seminário sobre reconhecimento de pessoas em procedimentos e processos criminais

2 anos atrás
Compartilhar
8 Min Lidos

Outorgas foram concedidas ao Ministro do STJ, Rogério Schietti e ao presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Alberto Simonetti em solenidade que contou com a presença do Ministro do STJ, Mauro Campbell Marques.


A escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) realizou na tarde da última sexta-feira (14/04), no auditório do prédio Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, anexo ao Edifício-Sede do Tribunal de justiça do Estado do Amazonas (TJAM), a outorga da “Comenda do Mérito Acadêmico da escola Superior da Magistratura do Amazonas”.

Foram agraciados com a homenagem o ministro do Superior Tribunal de justiça (STJ), Rogério Schietti Machado Cruz e o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Alberto Simonetti em solenidade que teve a presença do Ministro do Superior Tribunal de justiça (STJ) e diretor geral da escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Mauro Campbell Marques.

A solenidade integrou a programação do seminário “Reconhecimento de pessoas em procedimentos e processos criminais – Resolução 484/22 CNJ”, voltado a magistrados, servidores, alunos e operadores do Direito, ambas com transmissão pelo Youtube.

A homenagem contou com a presença da presidente do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM), Nélia Caminha Jorge; do ministro do Superior Tribunal de justiça (STJ) e diretor geral da escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) , Mauro Campbell Marques; do diretor da Esmam, desembargador Flávio Pascarelli; do desembargador Délcio Luis Santos; da desembargadora Vânia Marinho; do desembargador Abraham Peixoto; da desembargadora Mirza Telma; da desembargadora Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques; do secretário-geral e executivo da Esmam, João Paulo Jacob; do defensor público-geral Ricardo Paiva; do chefe da Casa Civil do Estado, Flávio Cordeiro Antony Filho (representando o Governo do Estado); do subprocurador adjunto do Município, Marco Aurélio de Lima Choy (representando a Prefeitura de Manaus); da conselheira e presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM), Yara Lins; da procuradora do trabalho, Luiza Barreto Fidalgo (representando o Ministério Público do trabalho da 11a. Região); da procuradora de justiça e ouvidora geral do Ministério Público do Estado (MPE/AM), Jussara Pordeus; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM), Jean Cleuter Simões Mendonça; da diretora de Registro de Imóveis, Lilian Gonçalves César Botelho (representando a Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg); do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM), deputado estadual Roberto Cidade; da vice-presidente da Câmara de Manaus (CMM), vereadora Yomara Lins; do professor-doutor e reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), André Zogahib; , além de magistrados, servidores do Judiciário e estudantes de Direito.

A presidente Nélia Caminha Jorge saudou os agraciados e disse que os homenageados “são profissionais do Direito que muito engrandecem nosso Judiciário e que são comprometidos com os anseios da sociedade brasileira trabalhando sempre em benefício da administração da justiça, da Cidadania e da defesa do Estado democrático de Direito”. Segundo a desembargadora, “sempre é motivo de satisfação quando temos a especial ocasião de homenagear nossos benfeitores das ciências Jurídicas, reconhecendo seus feitos, suas lutas e suas nobres ações no desempenho de suas atividades profissionais”.

De acordo com o diretor da Esmam, desembargador Flávio Pascarelli, “a entrega da comenda da Esmam é sempre um momento importante pois é o reconhecimento para aqueles que tanto contribuíram para o Poder Judiciário do Amazonas, que é o caso do presidente Alberto Simonetti, o ministro Rogério Schietti e o conselheiro Mauro Pereira Martins”. O magistrado leu uma mensagem de pesar pelo falecimento, ocorrido no dia 8 de abril, do ministro do STJ, Paulo de Tarso Vieira Sanseverino.

O ministro do STJ, Rogério Schietti Machado Cruz, um dos palestrantes do seminário, falou sobre a satisfação e o quanto é grato por receber a homenagem da Esmam. “Sou apaixonado pelo Estado do Amazonas e estou aqui depois de 20 anos por meio do desembargador Flávio Pascarelli, que me deu essa oportunidade. Estou muito contente, e essa gratidão eu expresso muito particularmente na pessoa do meu amigo e colega de STJ, ministro Mauro Campbell, essa pessoa iluminada, e um homem tão culto e humano. Estendo essa homenagem a todos os presentes”, disse ele.

“Para mim é um grande prazer e um regozijo poder voltar ao Amazonas e ao Tribunal de justiça do Estado, congraçar com a magistratura do meu Estado, com os colegas advogados e receber essa condecoração da escola Superior da Magistratura também reforça os laços necessários que existem entre a advocacia e a magistratura. Quero agradecer à presidente Nélia Caminha, ao presidente da escola, desembargador Flávio Pascarelli, e também ao presidente da OAB/AM, Jean Cleuter”, comentou Alberto Simonetti.

 

Efetividade 

O Conselho Nacional de justiça (CNJ) aprovou a Resolução n.º 484/22, que trata sobre a utilização de técnicas de reconhecimento de pessoas em procedimentos e processos criminais. Essa medida foi adotada com o objetivo de garantir maior efetividade na identificação de autores de crimes, evitando erros judiciais que possam ocorrer em decorrência de identificações equivocadas.

A resolução estabelece algumas diretrizes importantes a serem seguidas na realização de reconhecimentos de pessoas em processos criminais. Uma dessas diretrizes é a adoção de técnicas de reconhecimento de pessoas que estejam em conformidade com os padrões científicos e éticos estabelecidos.

Além disso, a resolução proíbe a utilização de procedimentos que possam induzir ou sugerir a identificação de suspeitos, como apresentação de fotos em sequência ou exibição de fotos repetidas. A garantia do direito à defesa e à assistência jurídica ao investigado ou acusado durante a realização do reconhecimento também é uma das diretrizes estabelecidas.

Outra medida importante estabelecida pela resolução é a preservação do sigilo sobre a identidade do suspeito ou investigado durante a realização do reconhecimento. Além disso, a autoridade policial ou judiciária responsável pelo procedimento deve elaborar um laudo técnico descrevendo as técnicas utilizadas, o procedimento adotado e o resultado obtido.

A resolução do CNJ representa um avanço importante na busca por uma justiça mais equalitária e precisa, estabelecendo diretrizes claras para a realização de reconhecimentos de pessoas em processos criminais. Com a adoção dessas medidas, espera-se que sejam evitados erros judiciais que possam levar à condenação de pessoas inocentes e que a justiça possa ser feita de forma mais eficiente.


Para acessar o álbum de fotos do evento clique neste link



Texto: Paulo André Nunes

Fotos:: Chico Batata


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Estado do AmazonasManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Brasil e China terão ampla cooperação em proteção de florestas, transição energética e rastreabilidade, diz Marina Silva
Próximo artigo Comissão Especial discute regularização fundiária no DAS

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

9 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

9 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

9 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

9 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

9 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

9 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

9 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

9 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

9 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

9 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

9 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

9 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?