Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Esmam lança o “Projeto Gerações” em parceria com a Funati
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Esmam lança o “Projeto Gerações” em parceria com a Funati
Judiciário

Esmam lança o “Projeto Gerações” em parceria com a Funati

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Objetivo do projeto é promover a interação dos idosos com o Poder Judiciário Estadual, contribuindo para formação cognitiva de direitos desse público.



A escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), em parceria com a Fundação Universidade Aberta da terceira idade (Funati/UEA), promoverá, a partir deste mês de junho, o “Projeto Gerações”, que tem como objetivo desenvolver a interação dos idosos com o Tribunal de justiça do Amazonas, baseada na concretização das ações do Poder Judiciário e no acesso humanizado ao conhecimento das suas funções, atividades, órgãos e missão institucional. O projeto contará ainda com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AM).

Conforme explicou o diretor da Esmam, desembargador Flávio Humberto Pascarelli, o projeto foi pensado para dar oportunidade às pessoas acima de 60 anos de obterem uma visão humanizada do Judiciário, e que possam ter a experiência de acompanhar empiricamente o funcionamento da justiça.

“Ao transmitirmos o conhecimento sobre o Poder Judiciário e a história do Tribunal de justiça do Amazonas, a ambientação em espaços, como o museu do Judiciário do Amazonas, a atuação de magistrados e magistradas nesses ambientes, pretendemos contribuir para a formação cognitiva de direitos dos senhores e senhoras acima de 60 anos, pois na caminhada de vida serão de grande valia tais conhecimentos, para os seus respectivos saber-fazer ocupacionais e as experiências vividas por esses cidadãos, melhorando sobremaneira a qualidade de vida, amadurecimento pessoal e profissional”, afirmou Pascarelli.

O diretor da Funati, médico Euler Ribeiro, declarou considerar de extrema relevância a parceria com a Esmam, além do apoio do Senac nesse projeto inédito no Amazonas.

“A Esmam está desenvolvendo com a Funati um projeto que visa a fornecer às pessoas que envelheceram o conhecimento do que elas podem dispor da justiça, dando a elas a oportunidade de assegurar direitos que, às vezes, nem sabem que têm, além de proteção e conquista de benefícios que lhes são devidos”.

Segundo o secretário-geral da Esmam, João Paulo Jacob, o “Projeto Gerações” foi pensado após o excelente resultado do projeto “Portas Abertas”, que já está na sétima edição e se destina aos estudantes de Direito das instituições de ensino superior de Manaus.

“O projeto é destinado aos acadêmicos de Direito que estejam cursando os três primeiros períodos e tem a finalidade de apresentar os ambientes e papéis do Poder Judiciário, oportunizando aos estudantes a experiência de acompanhar empiricamente o funcionamento da justiça, habituando, assim, nos espaços que farão parte da sua caminhada acadêmica e profissional. A resposta foi tão positiva que estamos com todas as vagas preenchidas até o final do ano. Agora, será a vez de trazermos as pessoas que já trilharam grande parte do caminho profissional e pessoal, mas que fazem parte do público de interesse da justiça. Estamos trabalhando para estreitar laços com todas as gerações”, finalizou Jacob.

Os participantes do Projeto serão apresentados à trajetória e aos desafios de magistrados e magistradas já aposentados durante o seu período de atuação ativa no Judiciário amazonense, desde o ingresso na carreira da magistratura, ambientes e papéis do Poder Judiciário, para que os idosos tenham uma visão humanizada do Judiciário e possam ter a experiência de acompanhar empiricamente o funcionamento da justiça. O instrutor responsável por esta etapa do projeto será o juiz Edson Rosas.

O “Projeto Gerações” possibilitará, ainda, que os participantes adquiram noções e conhecimentos básicos de computação, sistemas operacionais de informática (Windows/Microsoft) e comunicação, por meio da parceria com o Senac/AM, objetivando habituarem-se minimamente no exercício reivindicatório de seus direitos através da inclusão social e digital.

As inscrições serão realizadas pela própria Funati, com a utilização de critérios e métodos próprios, e os participantes formarão grupos de no máximo 20 pessoas para a visitação, que será realizada às quintas-feiras, com o acompanhamento de servidores da Esmam.



Ramiro Neto – Núcleo de Divulgação da Esmam
Arte: Cláudio Gaia

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Ensino SuperiorManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Suframa visita fábricas de televisores e condicionadores de ar da Semp TCL no Polo Industrial de Manaus
Próximo artigo Regularização Fundiária: Comitiva da Corregedoria visita município de Apuí e verifica preparação de títulos de terras

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

10 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

10 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

10 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

10 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

10 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

10 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

10 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

10 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

10 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

10 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

10 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

10 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?