Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: ESMAM inicia o projeto “Portas Abertas” e aproxima estudantes de Direito do funcionamento prático do Poder Judiciário
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > ESMAM inicia o projeto “Portas Abertas” e aproxima estudantes de Direito do funcionamento prático do Poder Judiciário
Judiciário

ESMAM inicia o projeto “Portas Abertas” e aproxima estudantes de Direito do funcionamento prático do Poder Judiciário

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 6 de abril de 2023
6 Min Lidos
Compartilhar

Projeto será realizado em dias alternados nos meses de abril e maio de 2023


Para apresentar a estudantes universitários, os ambientes e serviços do Poder Judiciário, a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM) deu início, na última quarta-feira (05/04), ao projeto “Portas Abertas – Conhecendo o Poder Judiciário Amazonense”, que será realizado em dias alternados nos meses de abril e maio de 2023, de forma presencial. 

A primeira instituição de ensino cadastrada e cujos estudantes participaram do projeto foi o Centro Universitário do Norte (Uninorte).

O projeto é voltado para acadêmicos de Direito das instituições de ensino superior do Amazonas que estejam cursando os três primeiros períodos da graduação.

A iniciativa oferece aos estudantes a oportunidade de conhecer o funcionamento da Justiça de forma prática apresentado a estes, alguns dos espaços que farão parte da caminhada acadêmica e profissional.

Na abertura do projeto, ocorrida na última quarta-feira (05/04) os estudantes receberam as boas vindas do juiz auxiliar da presidência do TJAM,  Igor Campagnoli, em nome da Presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge. Logo após, assistiram a uma palestra ministrada pelo juiz Edson Rosas Neto, que explanou brevemente sobre sua trajetória como magistrado.

Na oportunidade, os graduandos também tiveram a oportunidade de dialogar, em Fóruns de Justiça da capital, com os magistrados Gildo Alves, Andrea Jane de Medeiros e Cid da Veiga Soares.

Visita guiada 

No lançamento do projeto, os alunos participaram de uma visita à galeria de presidentes do TJAM e, em seguida, foram ao Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, onde visitaram todas as dependências e receberam orientações sobre seu funcionamento. 

Eles também conheceram o Plenário do Tribunal do Júri e o Fórum Cível Desembargadora Euza Maria Naice de Vasconcelos, encerrando a programação da visita no Centro Cultural Palácio da Justiça, localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, centro de Manaus, onde funciona o Museu do Judiciário do Amazonas (MUJAM).

Para as próximas visitações já programadas, os graduandos terão acesso a palestras ministradas pelos magistrados: Saulo Góes Pinto; Maria das Graças Giulietta Cardoso de Carvalho Starling; Scarlet Braga Barbosa Viana e  Clarissa Ribeiro Lino.

Experiência prática 

Sobre  o início  do projeto, o Secretário-Geral e Executivo da ESMAM, João Paulo Ramos Jacob, enfatizou que “a visitação proporciona aos alunos do curso de Direito uma experiência prática para conhecer o Tribunal de Justiça e entender a importância do Poder Judiciário na efetivação dos direitos na sociedade”.

A coordenadora do curso de Direito da Uninorte,  Polyana Navegantes, destaca a importância  do projeto para a carreira profissional dos graduados. “O projeto tem como foco, permitir que os estudantes possam compreender o funcionamento do Judiciário, incluindo os processos e as sentenças, para que possam se inspirar em carreiras relacionadas e se sintam integrantes do mundo jurídico”.

Oportunidade 

“Essas foram as melhores  horas complementares que já tive até agora no curso de Direito. É gratificante ter contato direto com o ambiente de trabalho que eu quero seguir”, ressaltou o estudante de Direito, Gabriel dos Santos Lima.

Para o também estudante de Direito, Vinicius Fróes Silva, o projeto serve como uma inspiração na carreira que pretende seguir: o Direito. “O projeto em questão pode servir como uma inspiração para os estudantes de Direito, assim como eu. Estamos vendo na prática como o Direito pode ser utilizado como ferramenta para promover a justiça social e igualdade. Eu quero ser delegado, ver como funciona, me motiva muito”, destaca Vinicius.

O projeto

As atividades do projeto constituem-se de: palestra; acompanhamento de sessão das Câmaras Reunidas; visita técnica aos Fóruns Henoch Reis e Euza de Vasconcellos e visita guiada ao Museu do Judiciário.

No projeto, as palestras serão proferidas por um magistrado do TJAM e nas visitas aos fóruns e ao Museu do Judiciário serão acompanhados por servidores da Escola da Magistratura. Ao final ocorrerá uma avaliação de reação e certificação de 4h de atividade complementar.

Informações

As inscrições para participação no projeto poderão ser realizadas pela própria faculdade, utilizando seus próprios critérios e métodos. O número de vagas é limitado a 100 (cem) inscrições, divididas em cinco grupos de 20 (vinte) pessoas para visitação.


PROGRAMAÇÃO –  dias 05, 12, 19, 26 de abril e 03 de maio de 2023, às quartas-feiras.

8h15 às 8h50 – Palestra Magistrado: carreira jurídica,  o caminho dos processos e as possibilidades de atuação no TJAM.

8h50 – Deslocamento ao auditório do Pleno.

9h às 9h30 – Acompanhar a Sessão das Câmaras Reunidas.

9h40 – Deslocamento para Fórum Henoch e Euza.

9h50 às 10h20 – Visita ao Fórum Henoch Reis (Tribunal do Júri) e Fórum Cível.

10h20 às 10h50- Deslocamento para o Museu TJAM.

10h50 às 11h30 – Visita ao MUSEU DA Justiça do Amazonas – MUJAM.

11h30 às 11h50 – Retorno ao TJAM.

Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Para acessar o álbum de fotos da atividade realizada CLIQUE AQUI



Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Ensino SuperiorManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação dá início à aplicação das provas do Sadeam 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus promove prévia da ‘Jornada Pedagógica 2025’

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?