Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Esmam está com inscrições abertas para o webinário “Liberdade Religiosa – Combate à intolerância à luz da Resolução 440/2022 do CNJ”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Esmam está com inscrições abertas para o webinário “Liberdade Religiosa – Combate à intolerância à luz da Resolução 440/2022 do CNJ”
Judiciário

Esmam está com inscrições abertas para o webinário “Liberdade Religiosa – Combate à intolerância à luz da Resolução 440/2022 do CNJ”

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos
Justica 2 300x200 2 150x150 1

+ image +

Evento, na modalidade online/síncrono, será realizado no próximo dia 11 de maio.


A Escola Superior da Magistratura Amazonas (Esmam) promoverá no dia 11 de maio (às 15h – horário Manaus) o webinário “Liberdade Religiosa – Combate à intolerância à luz da Resolução 442/2022 do CNJ”. O evento será na modalidade online (síncrono), terá carga horária de 3 horas/aula e é voltado para magistrados, servidores, operadores do direito e estudantes universitários.

As inscrições devem ser efetuadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, pelo site: https://esmam.tjam.jus.br/moodle_esmam/. Magistrados e servidores de outros Tribunais também podem se inscrever, mediante solicitação pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A capacitação cumpre ação prevista na “Política Nacional de Promoção à Liberdade Religiosa e Combate à Intolerância no âmbito do Poder Judiciário Brasileiro”, instituída pela Resolução 440/2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), diante da necessidade de se enfrentar o fenômeno da intolerância religiosa.

Segundo o magistrado do TJAM Fábio César Olintho de Souza, que atuará como mediador do Webinário, “numa atualidade como a nossa, em que há muita radicalização e todos buscam por ter a razão absoluta, sem espaços para diálogos e pontes entre diferentes, o tema em estudo é fundamental para nos lembrar que, numa sociedade secular, o amor, o respeito e a tolerância são instrumentos capazes de promover a pacificação social. Por isso estaremos aprendendo juntos os caminhos e possibilidades práticas de paz ao abraçarmos as diferenças culturais e religiosas de nosso país das diversidades”.

A juíza do TJAM, Maria das Graças Giulietta Cardoso de Carvalho Starling, que também mediará o evento, declarou que “a tutela da liberdade de crença e de religião, ao passo que configura uma das mais íntimas garantias da individualidade, salvaguarda este importante valor imaterial da cultura social. Tema, portanto, extremamente rico e consonante com a busca hodierna pela construção de uma sociedade plúrima e democrática”.

A resolução do CNJ

A Resolução n.º 440/2022, do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a Política Nacional de Promoção à Liberdade Religiosa e Combate à Intolerância no âmbito do Poder Judiciário, estabelece algumas diretrizes, como a adoção de medidas administrativas que garantam a liberdade religiosa no ambiente institucional, bem como ações de incentivo à tolerância e ao pluralismo religioso entre servidores, colaboradores e público externo do Poder Judiciário; reconhecimento e promoção da diversidade e da liberdade religiosa; e estabelecimento de estratégias de respeito à diversidade e à liberdade religiosa, da mesma forma que do direito de não ter religião.

Palestrantes

Fanuel Santos de Souza, doutor em Sociedade e Cultura pela Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unidade de Vitória. Possui graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Licenciado em Pedagogia, Bacharel em Direto. Pós-Graduado em Metodologia do Ensino Superior. Atualmente é professor nos cursos de Administração, Pedagogia, Jornalismo, Ciências Teológicas. Atua também como professor de Ensino Religioso e Filosofia no ensino médio.

Ilzver de Matos Oliveira – Pós-doutor (PPGD/UFBA). Doutor em Direito (PUC-Rio). Mestre em Direito (UFBA). Advogado. Yawô de Ogum do Abassá Axé Ilê Pilão de Oxaguian, em Aracaju/SE. Bolsista de Pós-doutorado Sênior do CNPq. Ex-Presidente da Comissão de Igualdade Racial e da Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE). Diretor de Direitos Humanos da Prefeitura de Aracaju. Recebeu o Prêmio Direitos Humanos 2018 – Categoria Liberdade Religiosa, do Ministério dos Direitos Humanos e o Prêmio do Programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2022, da Fundação Tide Setúbal e Itaú Cultural. 

Arnoldo Huff – Bacharel em Teologia pelo Seminário Concórdia (1993), mestre pela Escola Superior de Teologia (1996), licenciado em História pela Unijuí (2001), doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006), com período sanduíche no Departamento de Antropologia da Universidade Livre de Amsterdam, e doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Atua na área de Ciência da Religião, com foco nos seguintes temas: religião e música, protestantismo e teoria da religião. É professor no Departamento de Ciência da Religião (graduação e pós-graduação) e no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordena o NEPROTES, Núcleo de Estudos em Protestantismos e Teologias, e o RELIGARTE, Núcleo de Estudos em Religião e Arte. Membro do Conselho da Sociedade Internacional Rubem Alves (SIRA).



Ramiro Neto – Esmam

Arte: Claudio Gaia – Esmam

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Ensino SuperiorManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior AcadC3AAmico Esmam finaliza programação da “Oficina de Texto Acadêmico e Pesquisa Jurídica”
Próximo artigo WhatsApp Image 2023 04 27 at 15.07.43 Vereador Peixoto participa de seminário que debate a importância da inspeção predial

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 lrmbWq

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás
54135341679 ce8ece9ba8 c htUMIC

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 ODkPAF

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 ePJnba

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

8 meses atrás
Deusa da JustiC3A7a.2 J2LoHy

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 Ja73k7

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

8 meses atrás
Prazos supensC3A3o VOrc7S

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

8 meses atrás
usucapiC3A3o2 H7rDRp

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

8 meses atrás
54141948519 51f2085710 c 979H2E

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

8 meses atrás
01 Fachada TJAM euIhgd

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 6ZkANT

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

8 meses atrás
54139956828 eb59eaace5 c ZIVvt5

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

8 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?