Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Esmam e Polícia Federal celebram Acordo de Cooperação Técnica para formação, aperfeiçoamento e capacitação
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Esmam e Polícia Federal celebram Acordo de Cooperação Técnica para formação, aperfeiçoamento e capacitação
Judiciário

Esmam e Polícia Federal celebram Acordo de Cooperação Técnica para formação, aperfeiçoamento e capacitação

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Formalização da parceria foi assinada pelo diretor da Esmam, desembargador Flávio Pascarelli, e pelo superintendente da PF no Amazonas, delegado federal Umberto Ramos.


 

A escola Superior de Magistratura do Amazonas (Esmam) e a Superintendência Regional da polícia Federal no Amazonas (SRPF/AM) celebraram, na última quarta-feira (27/09), o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) n.º 2023/000035515-00, visando à formação, ao aperfeiçoamento e à capacitação de membros, integrantes e servidores das duas instituições.

O Acordo possibilita a realização de cursos e ações em relatórios de inteligência integrada em regiões de fronteira; cursos sobre crimes eleitorais, armamento, tiro, defesa pessoal e outros envolvendo questões ambientais, de tráfico de drogas, minérios, que possam vir a ser de competência da justiça estadual.

O ACT foi assinado pelo diretor da Esmam, desembargador Flávio Pascarelli, e pelo superintendente da PF, delegado federal Umberto Ramos Rodrigues.

A parceria visa a estabelecer condições de cooperação técnica, jurídica, científica e pedagógica entre os partícipes no planejamento de estudos e projetos de desenvolvimento regional na pesquisa científica, teórica e aplicada, na implantação de programas destinados à atualização das ciências jurídicas e do direito, as quais serão aplicadas na capacitação de recursos humanos, como para oferecimento de cursos, presenciais, semipresenciais e a distância, de aperfeiçoamento e atualização para membros, integrantes e servidores.

O desenvolvimento das atividades de cooperação será objeto de programa anual específico, elaborado em comum acordo, no qual serão estabelecidos projetos, prazos de execução e recursos humanos, físicos, materiais, orçamentários e financeiros, pertinentes a cada um deles.

Caberá à Esmam e à polícia Federal estimularem e programarem ações conjuntas somando e convergindo esforços, mobilizando suas unidades, seus agentes e serviços.

A cláusula quarta do TAC (que trata das Obrigações) prevê a cooperação de docentes e técnicos das instituições em quaisquer eventos científicos, de atualização, de aperfeiçoamento e de empreendedorismo, organizados por uma ou outra partícipe ou que dela faça em parceria; constituição de equipes de pesquisa, de estudo e extensão nas áreas científicas de interesses comum, definidos em atividades concretas e; disponibilidade de estrutura física das partícipes e apoio técnico para programas específicos e de extensão universitária, bem como compartilhamento das estruturas físicas de ambas convenentes, nelas incluídas salas de aula, laboratórios, biblioteca, salas multimídia, aparelhamento material e humano relacionado ao EAD, auditórios, entre outros.

Importância

Para o desembargador Flávio Pascarelli, o Acordo vai além da melhoria das relações entre o Poder Judiciário e a polícia Federal. “Assinamos este Termo de Cooperação exatamente para melhorar não somente as relações entre as duas instituições, mas, sobretudo, para preparar, conjuntamente, os nossos servidores e juízes e, também, o pessoal da PF no que pudermos contribuir”, afirmou o diretor da Esmam.

O superintendente da PF comentou que a iniciativa do Tribunal de justiça do Amazonas é extremamente positiva e que, além da oportunidade de contribuir, os servidores da PF também terão a oportunidade de aprender.

“Temos a oportunidade de contribuir com o Tribunal de justiça do Amazonas, com os magistrados e desembargadores, com as equipes de assessoramento, e ao mesmo tempo de aprender, naturalmente, com ações e iniciativas que são muito bem tabuladas pela escola da Magistratura. Para além do ganho acadêmico, operacional e de troca de experiências, existe, inevitavelmente, uma perspectiva de integração entre os órgãos, o que eu acho que é extremamente válido, pois fazemos parte do sistema de persecução penal, somos parceiros dentro do programa de repressão ao crime, repressão a crimes ambientais, ao tráfico de drogas. Portanto, é uma integração e uma aproximação muito positiva”, disse Umberto Ramos.

Ele ressaltou a parceria existente com a Corregedoria-Geral de justiça nas ações de fronteira e que fazem parte de um amplo projeto de integração. “Recentemente assinamos, com o corregedor-geral Jomar Fernandes ações para serem tabuladas entre a polícia Federal e a Corregedoria. Tivemos uma grande entrega nessa perspectiva que foi uma operação de destaque nacional e internacional envolvendo o Município de São Gabriel da Cachoeira em que a Corregedoria teve um papel fundamental. É importante pontuar que as investigações iniciaram a partir de uma correição realizada pela Corregedoria do Tribunal de justiça e nós tivemos, também, um apoio inestimável do Cartório de São Gabriel. Creio que são iniciativas que vêm a fortalecer as ações transversais aqui no nosso Estado, e penso que a polícia Federal ganha bastante com isso e estamos muito felizes, motivados e abertos para outras iniciativas e outras parcerias com o Tribunal”, disse o superintendente da PF.

 

#PraTodosVerem – a fotografia principal que ilustra a matéria mostra o diretor da Esmam, des. Flávio Pascarelli, o superintendente da PF no Amazonas, delegado Umberto Gomes (à direita da imagem) e o secretário-geral da escola, João Paulo Jacob (à esquerda), durante a assinatura do ACT. Eles estão sentados em volta de uma ampla mesa, no gabinete do magistrado. 

 

 

Paulo André Nunes

Fotos: Marcus Phillipe

Revisão gramatical: Joyce Tino

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:EmpreendedorismoPolíciaPolicia FederalSão Gabriel da Cachoeira
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Justiça determina que Apple forneça gratuitamente carregador compatível com aparelho de celular adquirido por consumidor
Próximo artigo Cabo Maciel protocola requerimento solicitando escola e melhorias de infraestrutura na região do Rio Arari, em Itacoatiara

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

9 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

9 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

9 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

9 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

9 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

9 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

9 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

9 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

9 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

9 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

9 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

9 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?