Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Esmam cria Grupo de Trabalho para discutir a Teoria da Decisão e a Teoria dos Precedentes Judiciais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Esmam cria Grupo de Trabalho para discutir a Teoria da Decisão e a Teoria dos Precedentes Judiciais
Judiciário

Esmam cria Grupo de Trabalho para discutir a Teoria da Decisão e a Teoria dos Precedentes Judiciais

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

portaria assinada pelo diretor da escola, des. Flávio Pascarelli, informa que o resultado das atividades do GT deverá culminar na apresentação de artigos e publicação de um livro, ao final dos trabalhos.


A escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) criou o “Grupo de trabalho – Estudos de Teoria da Decisão”, que tem por objetivo abordar as correntes clássicas de teoria da decisão e da teoria dos precedentes judiciais na dogmática brasileira e comparada. O GT (Grupo de trabalho) foi instituído por meio da portaria Esmam n.º 008, assinada pelo diretor da escola, desembargador Flávio Pascarelli em 17 de janeiro deste ano e publicada na edição 3492 do Diário de justiça Eletrônico (DJe), do último dia 1.º de fevereiro.

De acordo com a portaria, a iniciativa considerou, entre outros aspectos, a necessidade de “dotar a Esmam de ferramentas de construção coletiva para os projetos acadêmicos e pedagógicos, favorecendo fluidez das atividades de formação e aperfeiçoamento”, bem como “o compromisso acadêmico e pedagógico diante do aprofundamento técnico e crítico sobre diversos temas do Direito”.

O resultado das atividades do Grupo de trabalho deverá culminar na apresentação de artigos e publicação de um livro, ao final dos trabalhos.

O GT buscará apontar tendências, dialogando com a rotina de trabalho dos magistrados da justiça comum. Para efeito da metodologia dos trabalhos, o Grupo de trabalho adotará reuniões periódicas e palestras com notórias autoridades, detentoras de profundo conhecimento acerca dos temas a serem orientados.

Para coordenação das responsabilidades do Grupo de trabalho foram indicados os juízes de Direito do TJAM Fábio Lopes Alfaia e Marcelo Cruz de Oliveira. O secretariado das atividades do Grupo será de responsabilidade das servidoras Miriam Falcão Rolim, chefe de Gabinete do desembargador Flávio Pascarelli; e Tharys da Silva Barreto, auxiliar judiciário.

Na quarta-feira (1.º/02), aconteceu a primeira reunião técnica para planejamento das ações do GT. O juiz Fábio Alfaia frisou que a intenção é formar um grupo de pesquisa do ponto de vista acadêmico “não apenas com a robustez habitual com que a escola promove seus eventos, mas também no sentido de desenvolver e sofisticar um dos aspectos que a escola PODE ter, que é o de fazer pesquisa e extensão”.

Alfaia explicou, ainda, que a escola já tem iniciativas de especialização que são muito relevantes, porém mais voltadas ao âmbito da magistratura. “Aqui se propõe um trabalho que vai além – tal como o trabalho que já é desenvolvido em parceria com a escola Nacional de Formação de Magistrados, a Enfam, e a escola Nacional de Magistrados -, e dialogar com os programas de pós-graduação em todo o País”.

Conforme Alfaia, o GT vai ser registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pretende ser avaliado pelo Ministério da educação, podendo assim constar em currículos acadêmicos Brasil afora. “Será aberto edital para convidar magistrados de outros tribunais atuantes no Amazonas: justiça Federal; justiça do trabalho; justiça Militar e justiça Eleitoral para compor este GT, que terá um prazo de 18 meses para concluir suas atribuições”, explicou o magistrado.

A servidora Miriam Falcão Rolim, que irá secretariar o Grupo de trabalho, frisou que trata-se de uma iniciativa pioneira que permitirá aos magistrados dialogar com a Academia. “Além de possibilitar a inserção no currículo Lattes, pois o GT será vinculado ao CNPq, o que denota o caráter sério que vamos desenvolver”.

Ramiro Fernandes

Foto: Ramiro Fernandes

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:manchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Deputado Cabo Maciel assume Comissão de Educação da Aleam
Próximo artigo Portal TRT11 – Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho migrará para a nuvem

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

9 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

9 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

9 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

9 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

9 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

9 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

9 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

9 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

9 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

9 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

9 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

9 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?